V-Ray

[Ajuda] Estudo de Renderização Básica

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Daniel Riglione Reple Daniel Riglione Reple 6 meses, 2 semanas atrás.

• Autor
     |  302 Views Posts
    Foto de perfil de Italo Vinicius

Boa tarde!
    Sou estudante de Arquitetura e gosto muito dos processos de 3D e renderização. Estou desde o ano passado estudando o Vray com a ajuda de tutoriais e o Youtube (não sou um bom autodidata, mas não possuo grana para um curso) e agora gostaria de mostrar a vocês o andamento de um render teste que estou fazendo, pois acho que seria bom compartilhar meus problemas com quem usa o programa ha tempos.

Esse teste é bem simples mesmo, para tirar algumas dúvidas básicas…
    Eu baixei esse cenário aqui para usar como teste, e anotei as observações que eu tenho mais problemas! E, claro, gostaria da observação de quem estiver participando, isso é tudo para estudo (:

Bom, vou mostrar a vocês o andamento… Não editei alguns materiais, porque fazem parte das minhas dúvidas :S E deixei em baixa qualidade, acho que não tem necessidade de melhorar isso agora (mas sei que fará diferença no final).

Cena com luz natural

Cena com Spot Light

E um detalhe para uma lâmpada de lava que existe no cenário

Enfim, eu fiz essa imagem para destacar os maiores problemas que tenho com renderização, e apesar de pesquisar vários tópicos aqui no fórum e ter encontrado resposta em alguns… Ainda não consigo acertar!

• Nos círculos: Esses detalhes, quando em muitos volumes (como os livros, que é praticamente uma repetição de objetos) existe uma forma mais prática de editar os materiais, ou devemos fazer um de cada vez?
    • No retângulo: Eu coloquei textura e editei os materiais da parede, mas ela fica muito “dura”, com uma aparência bem artificial… Existe algum parâmetro a mais para esses detalhes? Por exemplo, no Photoshop existe o “Bevel and Emboss”, acho que seria algo próximo a isso…
    • O material cinza do mobiliário: Eu também adicionei ruído nesse material… Acho que ficou imperceptível, mas a essa distância deve ser natural…
    • O reflexo no vidro da janela: Esse aqui pode gerar um assunto diferente, mas seria o seguinte: Eu realmente não sei qual o efeito que o vidro proporciona.. Em dia ensolarado ele reflete mais o ambiente interno? Ou ficaria mais transparente? Então… Esses problemas existem fórmula no Vray ou é apenas observação na vida real?
    • O HDRI: Definitivamente eu não consigo deixá-lo na escala que procuro. Sempre fica distorcido. Já mudei nas opções a repetição, o ângulo… Mas meu objeto sempre flutua dentro do HDRI, hahaha…

Enfim, são tantos detalhes que eu fico apanhando aqui, melhor deixar assim por enquanto para não estender o post ainda mais!

Obrigado desde já!

Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

@italonge, vendemos alguns cursos oficiais ministrados pela empresa distribuidora dos programas aqui no Brasil, os preços são bem acessíveis:

http://sketchupbrasil.com/categoria-produto/cursos/

Bom, vamos às suas dúvidas:

1. Não tem como editar vários materiais de uma vez. Oq da pra fazer é editar um material e fazer cópias dele ou salva-lo e importa-lo em outros, o único problema disso é quando o material “cópia” tem alguma textura e está aplicado em algum objeto, aí vc perde o mapeamento (posicionamento no objeto) dele;
    2. Não da pra ver a textura da parede devido ao tamanho da imagem renderizada. Quais foram as edições que vc fez no material?
    3. Mais uma vez o tamanho da imagem renderizada impossibilita vermos os detalhes. Que tipo de material vc quer recriar?
    4. O V-Ray simula luzes, materiais e as interações entre eles, assim, o vidro, se editado corretamente, simulará exatamente oq ocorre no mundo real! (em um dia ensolarado, se vc está no ambiente interno, os reflexos do vidro ficam muito pouco perceptíveis pra vc!);
    5. Evite alterar as medidas dos HDRIs, se não está na proporção correta e vc quer mante-lo na imagem final, procure outro! (Geralmente altera-se o BG na pós).

Pode ficar tranquilo pq realmente não é fácil! hehehe….

Foto de perfil de Italo Vinicius

@danielreple muuito obrigado pela resposta e paciência para ler esse post enorme que eu fiz, rs

Sobre os materiais em geral… Perguntei deles porque eu pensei “se eu tiver um balcão de um bar com várias garrafas, terei que editar cada objeto??” Parece um bocado de trabalho, embora a cópia de um material para o outro ajude um pouco…
    Sobre as paredes… Eu adicionei um baixo nível de reflexão e um baixo valor no Glossiness também, apenas para mostrar que o material recebe a luz, mas ainda sendo um material opaco. A diferença é que adicionei um ruído na parede (na foto da lâmpada, à direita existe a parede mais próxima, então fica fácil ver esse detalhe do ruído). Será que existe mais alguma coisa que eu possa fazer por essa simples parede, para parecer mais real?

Sobre a textura cinza dos móveis… Eu pensei em fazer uma textura como a desse móvel:

Observando melhor… Acho que um ruído bem leve, e um reflexo parecido com o que eu usei na parede (suave) já resolveria meu problema… Mas fico pensando: existe uma fórmula para isso? Olha que já testei muita coisa, e não fico satisfeito… O problema deve ser eu, ahhaha

Sobre o vidro… Então na foto iluminada pelo sol, eu estou no caminho certo?

E esses HDRIs… Vou cuidar deles mais tarde. Mas editar o BG na pós, puxa, será bem melhor! Lido bem com o Photoshop, ajuda bastante.

E o curso… Preço tentador… Vou conferir!
    Mais uma vez, obrigado! Após as próximas respostas eu já irei colocar um render com uma qualidade melhor aqui.

(Lembrando que talvez, uma melhor edição na câmera possa me ajudar com a iluminação… Não posso esquecer e.e)

Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

Sobre os materiais em geral… se os materiais não forem idênticos (toda edição e texturas) realmente não tem oq fazer, vai ter que editar um por um! Se forem idênticos, logicamente basta um material.

Sobre as paredes… Eu adicionei um baixo nível de reflexão e um baixo valor no Glossiness também” quanto? Se for baixo de mais, não vai ser diferente de um material sem reflexão, pois o vray da por padrão um pouquinho de reflexão em todos os materiais (indirect illumination).

Sobre a textura cinza dos móveis… Laca, acho que TexFresnel com IOR 1,45, Glossiness Hilight 0,75 e Reflect 0,9. Não existe fórmula não… hehehe… tem que conhecer as configurações mesmo! hehehe….

Sobre o vidro… tá certinho sim! Só deixaria o BG mais estourado.

E esses HDRIs… é isso aí, da pra fazer verdadeiros milagres no PS!!!  Salva a imagem com PNG e corre pro abraço! hehehe…

E as edições de Câmera são essenciais!

Você deve fazer login para responder a este tópico.