• 27/01/2016 às 13:35

Olá Galera ! Por gentileza …

Gostaria de saber como que eu faço para renderizar este ambiente que tem espelho e é pequeno…. A porta do banheiro fica na frente do espelho e eu quero q apareça o reflexo no espelho …. como o ambiente é pequeno eu não sei o que fazer ….

lavabo teste 1

Vi esse tutorial na net : https://www.youtube.com/watch?v=NUagcEK1nds , porém aparece uma camera que eu não sei o que é e também o cara do video não ensina como que faz com ambientes q tem porta …

Enfim não sei explicar muito bem a minha duvida , mas eu quero q apareça a parede que esta faltando ( que eu tirei) com a porta e afins …

Gostaria da opinião de vcs tbm ( aproveitando ) sobre a qualidade do meu render, textura de materiais ( que eu ainda estou aprendendo ) e sobre a iluminação geral ( se ta claro , escuro )

Agradeço desde ja

Simone

• 27/01/2016 às 15:53

@danielreple me ajuda 🙁

• 27/01/2016 às 16:21

blz @danielreple vou dar uma olhada aqui e depois eu subo outra imagem p vc avaliar ! de qualquer forma obrigada

• 27/01/2016 às 17:38

@simonem Eu uso um truque muito simples :

1 : deixo a parede do lado de fora 100% transparente

2 : posiciono a câmera ou posição que preferir do lado de fora ; pronto só renderizar ; um zoom de 45 ° ajuda também .

Espero ter ajudado.2

• 27/01/2016 às 20:03

Galera é o seguinte ! Fiz do jeito que vcs me falaram , deixei a parede esterna transparente igual o @clede falou e tbm segui o tutorial do @danielreple .  deu mais ou menos certo .

A minha parede “transparente ” tem uma porta , aí eu fiz o mesmo procedimento da parede , deixei a parte de dentro da cor q eu quis e a parte de fora transparente . Imagem abaixo ( parte de fora e parte de dentro )

lavabo p forumlavabo p forum2

quando eu fui renderizar ficou assim :

lavabo teste 2

Não aparece a porta e de brinde a maçaneta aparece da imagem e não no reflexo … (perto da cuba , não sei se da p vcs verem )

Enfim estou irritada pq eu não sei mais 🙁

E agora ? pq o de vcs da certo e meu da errado ? rs

O meu espelho ta certo pq ta refletindo os pendente tão vendo ?

• 27/01/2016 às 21:33

olha … tentei de novo …. fiz de varias formas e não ta rolando não…

lavabo p forum 3

• 28/01/2016 às 23:06

@simonem, a galera deu o nome para essa técnica de “Parede transparente”, mas no meu caso eu apliquei apenas na porta e posicionei a câmera bem próxima da porta, para não pegar nem a parede nem os batentes.

Para funcionar corretamente tem que estar da seguinte forma:

• Antes de mais nada, vc deve abrir o buraco (espaço) da porta na parede;
    • A porta deve ter apenas a face do lado de dentro do ambiente. Apague a outra face (lado de fora);
    • A ‘front face’ (lado branco da face) deve estar para dentro e, logicamente, a ‘back face’ (lado escuro) para fora;
    • Se a maçaneta não for aparecer no reflexo do espelho, pode excluir-la da modelagem. Mas se for aparecer, vc terá que posicionar a câmera de forma que ela não fique na frente.
    • Pinte o lado de dentro com a cor da porta e o lado de fora com um material totalmente transparente.

Acho que é “só” isso!

• 28/01/2016 às 23:22

Bom, falando agora sobre o restante da imagem:

• A caixa acoplada desse vaso não tem tampa? Acho que esse bloco não está muito bem modelado, qual o modelo dele?
    • Acho que o vaso não está com o mesmo material da cuba, pois está sem reflexo;
    • Os materiais dos metais não estão configurados no vray;
    • A material da pedra/madeira (não sei oq é) da pia não está configurado;
    • Qual o material do piso?
    • A luz acima do espelho está muito estourada;
    • Curti a textura da parede.

O bom de pequenos ambientes é que vc consegue aprender e corrigir muitas coisas rapidamente!

• 02/02/2016 às 19:59

Oi @danielreple ! Nossa muito obrigada mesmo , vc apontou alguns detalhes que eu nem percebi…. muito muito obrigada !

Bom vamos lá :

LAVABO TESTE 2

*Consegui fazer a tal parede transparente ! agora deu certo 🙂

*Troquei a bacia sanitária ( nem tinha reparado que o modelo era uma furada ) essa ta melhor ? eu peguei no warehouse mesmo …. digitei Deca e apareceu varios modelos

*Os metais eu configurei já …. aprendi aqui no forum hoje rs

*O material da bancada da pia é em madeira (formica) então … isso eu ainda não aprendi …. baixei uns aquivos de materiais , contem varios tipos de materiais ( vismat . mas eu não sei usar) Se vc souber algum tutorial p indicar eu agradeço , queria saber tbm sobre BUmp , um monte de gente fala disso aqui mais eu tbm não entendi ainda … (muita informação) Mapeamento entao …. vishi , nem tenho noção do que é …

*O material do piso é marmore carrara kkk, mas eu peguei uma imagem em jpeg (pq não sei usar o vismat) Não curti os materiais do warehouse.

*Sabe essa fita de LED que ta no espelho e bancada ? queria que ficasse numa temperatura de cor entre 2700 e 3000k . Isso é possivel ?

*como o ambiente é fechado e não entra luz , eu fui aumentando o ISO da camera ate ficar do jeito q eu quero, nessa imagem esta com 1.000 de Iso

A textura da parede que vc gostou eu peguei no 3d warehouse mesmo , é da POrtinari

Bom acho q vou ter q abrir outros topicos ….

Um dia eu chego lá 🙂

• 03/02/2016 às 10:41

@simonen, usa nossa ferramenta de pesquisa no canto superior direito. Várias das dúvidas que você tem (e que terá mais pra frente, acredite) já foram discutidas e solucionadas, por tanto fica até mais fácil e rápido para você encontrar a solução para suas dúvidas. De forma resumida, segue abaixo algumas dicas.

• Arquivos .vismat ou .vrmat: aplique uma cor (ou qualquer material nativo do sketchup), renomeie ele se preferir (eu recomendo que faça isso). Vá no menu de materiais do v-ray, botão direito do mouse – import material. Ai você seleciona o arquivo que você quer.
    • Mapeamento é aplicação das imagens (texturas) nos objetos criados e tudo que isso envolve: Escala da textura, posição, etc.
    • Bump map: Ele simula um relevo no material (ex.: imagine um piso ou azulejo. Existe um diferença de altura entro o piso e o rejunte, e as bordas do piso são arredondas, correto? O bump simula esse relevo, tornando a imagem mais real. Fora os tópicos do fórum, existem diversos vídeos no youtube explicando como isso funciona
    • Temperatura de cor do LED. Você criou o LED com uma rec ligth do vary? Se sim, seleciona a rec ligth, botão direito, editar. Na parte superior do menu que abrirá, você tem a opção de alterar a cor da luz, ou ainda definir uma temperatura de cor.

Qualquer dúvida, estamos ai!

Abs!

• 03/02/2016 às 20:42

Melhorou bastante, já está em um bom nível!

É isso aí, tem milhões de objetos na Warehouse, coisas boas e muita coisa ruim, vc tem que dar uma selecionada!

O jp já explicou como utilizar os materiais (.vismat ou .vrmat), mas eu raramente uso esses materiais baixados da internet, pois tem realmente muita coisa ruim! Vc vai sofrer um pouco no começo, mas é muito mais rápido e prático vc editar na hora seus materiais ou criar sua própria coleção!

Quanto aos materiais com textura, vc tem que procurar texturas boas mesmo. Existem diversos sites que disponibilizam boas texturas, como o Sketchup Texture, mas antes de procurar nesses sites costumo pesquisar no google mesmo! É mais fácil encontrar em inglês, pesquiso da seguinte forma nome do material em inglês seamless texture

Olha o resultado para carrara marble seamless texture

Além disso, parece que faltou reflexo no seu piso.

Quanto ao bump, pra complementar oq o jp falou, veja a explicação do victor3d no seguinte tópico:

http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/cena-para-analize/#post-118835

• 04/02/2016 às 14:19

Gente Obrigada mesmo ! @jpprezotti e @danielreple