• 12/06/2016 às 23:58

Olá pessoal!

Fiz um projeto de uma área de lazer residencial e estou com dificuldades para renderizar este arquivo. Já utilizei o comando purge, coloquei as configurações do vray no default, deletei todos blocos de outros ambientes que não apareceriam em uma determinada cena, copiei pra outro arquivo, utilizei 3 máquinas diferentes, entre outros. Ao clicar no final render, ele “não responde” por alguns minutos e depois leva horas para finalizar o render.

Alguma sugestão?

Meu PC:

Processador AMD fx 6300

8gb memória RAM

Placa de vídeo Nvidia 1gb gddr5.

• 13/06/2016 às 17:20

Cara, estou na mesma situação que vc. Tenho um arquivo com incríveis 195 Mb, não sei de onde veio tanto peso, nunca tive um arquivo assim. Eliminei o máximo de coisas que pude mas não consegui de forma nenhuma renderizar, incrivel que já tive esse problema antes e nesta modelagem eu fiz de tudo não pesar o arquivo e nem errar em nada, mas não deu jeito, fiquei chateado por não conseguir renderizar. Espero que a galera possa ajudar. O máximo que consegui foi este teste de iluminação

Teste 2

• 13/06/2016 às 21:17

@junior-reis

Somente pelo peso, o arquivo está relativamente leve. Dificilmente trabalho com arquivos mais leves do que 250 mb, numa máquina inferior à sua e não tenho problemas.

Renders são processos demorados, então não se assuste se um render levar 5, 10, 20 horas para ficar pronto (depende muito das configurações)

Pode ser que tenha algum bloco que você baixou da warehouse que esteja dando algum problema. Salve o arquivo e teste ir apagando objeto por objeto.

Displacement: evite ao máximo utilizar essa função em seus materiais. Isso pesa muito! Mesmo! Caso esteja utilizando, sugiro desmarcar essas opções e fazer um teste.

Abs!

• 15/06/2016 às 08:34

Agradeço a todos pelas sugestões! Infelizmente não deu para renderizar com o .visopt que havia baixado (talvez o problema fosse ele?). Acabei colocando tudo no default só mudando a resolução para 1600×1200 e consegui obter alguns renders razoáveis.

• 16/06/2016 às 23:09

@junior-reis, eu te aconselho a não baixar mesmo esses visopt,  pois, além de poderem ser de versões mais antigas do V-Ray, nenhuma cena é igual a outra!

A melhor forma de trabalhar é colocando no Defaults mesmo e fazendo um render de teste pra depois corrigir oq precisar, modificando alguma configuração. Se quiser algumas configurações +/- prontas para internas ou externas, escolha um dos Presets na própria janela do Options, mas mesmo assim vc tem que ter um certo conhecimento para corrigir possíveis configurações que não ficarem legais para sua cena!