V-Ray

Cena está inteira texturizada e mapeada mas não passa realismo

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 1 mês, 4 semanas atrás.

• Autor
     |  601 Views Posts

Bom , venho me aperfeiçoando em V – Ray 2.0, e venho fazendo várias modelos entre eles esse banheiro da foto (Acredite é a minha melhor cena ).Eu coloco mapas,texturizo e faço os ajustes de acordo com a minha referência ( uso uma imagem e crio os materias no v – ray) porém a imagem não passa nem um pouco de realismo e o resultado não é satisfatório, não gosto da minhas renderizações.Preciso de uma luz e de sugestões no que pode ser melhorado nessa cena e o que deve ser incluido.

• Este tópico foi modificado 2 meses atrás por  SamuelFreire.

Olá, boa tarde!

Também sou iniciante mas espero poder ajudar em algo. Sua cena, no geral, não está ruim. Ela precisa apenas ser aperfeiçoada para, de fato, garantir maior realismo e qualidade de cena.

No meu leigo conhecimento, o que você pode tentar:

1. Nas dicroicas/spots: além do feixe de luz apontado para baixo, crie um feixe de luz bem pequeno apontado para cima para garantir a luz saindo do spot. Isso já dará maior realismo à cena.
    2. Cuidado com o ângulo de abertura da câmera. Caso esteja elevado, a cena fica distorcida e gera uma interpretação confusa da mesma. Gosto de trabalhar com 45-50º de abertura. Em alguns casos, admito, temos que aumentar isso devido ao ambiente ser curto/pequeno.
    3. Ative a opção “Ambient Occlusion” em “Global Illumination”. Essa opção gerará sombras nos vértices dos panos de parede/teto/piso.
    4. Acrescente uma camada de reflexão nas pastilhas e em alguns revestimentos, a não ser que de fato eles sejam acetinados, mas o brilho dará maior realismo à cena.

Minha contribuição simples é essa. Tem gente muito fera aqui no fórum que pode contribuir com mais. Espero que ajude! Abraço!

Obrigado Vinicius vou aplicar e tentar de novo hoje.Só desse negócio dos spots já me ajudou muito,procurava por tutorial para acender os spots mas aparecia técnicas de iluminação (do mundo mesmo kk)

Vlw

@samuelfreire, vc falou sobre uma referência, é uma fotografia que vc está tentando reproduzir? Se for, posta ela aí pra vermos.

Como o vinicius-rodrigues falou, seu trabalho não está ruim não, só uns ajustes e vai dar outra cara!

Vamos lá!

• Em primeiro lugar, tenta humanizar mais a cena colocando tapete, toalha de rosto, sabonete e outros objetos q poderiam estar em um banheiro. Cuidado pra não exagerar tb…
    • Posiciona melhor a textura de pastilhas pra não ficar essas sobrinhas aí;
    • Oq q tem nesse material dos metais? Tá meio q parecendo q tem um efeito de gotinhas, mas não achei q ficou legal pra essa cena;
    • Esse conjunto inteiro do vidro do box tem que ser modelado melhor, com mais atenção aos pequenos detalhes. Além disso, eu colocaria um metal com uma cor mais parecida com os outros metais do banheiro;
    • Não tem chuveiro?
    • Como o mármore ocupou uma área mais ampla no box, essa textura não ficou legal, pq o desenho se repete muito;
    • Luzes em banheiros costumam ser brancas, pra não distorcer a cor dq a pessoa está vendo no espelho na hora q estiver se arrumando;
    • Nunca vi essa técnica de colocar feixe de luz bem pequeno apontado para cima q o vinicius-rodrigues falou, então não sei se da muito certo, mas eu não faria isso, pra evitar mais dor de cabeça na hora de configurar o render. Acho melhor utilizar um material com emissive pra simular a lâmpada acesa;
    • As luzes dos spots estão estourando muito na pia;
    • Tem q trabalhar um pouco mais nessa toalha… como vc fez ela?

Bom, acho q esses detalhes já irão ajudar bastante!

Não consegui mandar o texto junto.

Não sei o que aconteceu nas torneiras,é um NormalMap que não era pra tá ali.

A toalha é displacment e só eu acho, não editei tecido e outros.(e não sei o que fazer com ela)

O box é bem ruim mesmo,eu que fiz pq me revoltei com a 3d Warehouse haha n achei modelos bons de box no estilo que eu queria

E as pastilhas eu vou mudar mesmo ( é uma pastilha com efeito metalico que existe mesmo) mas com esse nível de reflexo não existe em lugar nenhum.Vou mexer nela toda.

Boa essas dos blocos de banheiro eu nem lembrei disso,na hora de fazer.

Eu costumo penar com spots eu nunca acho um modelo bom pra colocar esse emissive

MAS HOJE EU ACHO

Muito muito obrigado pelos toques mesmo,agora bora lá refazer esse banheiro que eu tenho que entregar as perspectivas de uma casa inteira daqui 6 dias!

Jájá posto o banheiro com os ajustes que eu fizer para vocês avaliarem

Samuel, essas coisas mais simples e específicas de cada projeto, como o box, tem que ser modelado por vc mesmo. Muitas vezes, temos até que modelar objetos muito complexos, que são relevantes para um projeto, por isso e pela qualidade de uma cena em geral recomendo que estude e pratique muito modelagem no SketchUp, essa é a habilidade mais importante no processo!

Foto bem legal pra tentar reproduzir! Tenta chegar o mais próximo que vc conseguir, só a questão da luz que eu deixaria mais fria mesmo.

Você deve fazer login para responder a este tópico.