• 02/01/2012 às 02:24

    Galera, primeiramente obrigado pelo help no outro tópico, resolvi o problema 😀
    No entanto, agora tenho uma outra dúvida. A cena que estou renderizando possui a luz do visopt como luz do sol. Alterei a intensidade e tudo o mais. Mas a luz e a sombra que esta sendo gerada não condiz com a do sketch.
    Gostaria que fosse renderizada a luz e sombra que aparece no modelo do sketch, como fazer isso?

    Pra dar um feedback, gostaria de postar minhas ultimas duas cenas e se quiserem podem dar dicas.

    Abraço e obrigado!

    EDIT____
    Algumas adições

  • 02/01/2012 às 12:48

    Se vc puder colocar a mesma cena, só que com Sketchup puro, assim poderemos ver o que esta mudando na luz e na sombra depois da renderização…

  • 04/01/2012 às 02:53

    é assim que eu gostaria que ficasse… mas parece que está habilitado alguma opção no visopt q utiliza uma luz do sol própria e anula a que está no modelo do sketch…

    alguém saberia como fazer com que o render fique com essa mesma iluminação?

    obrigado!

  • 04/01/2012 às 22:43

    Talvez seu vidro não esteja configurado para permitir a entrada de luz, isso já aconteceu comigo no kerkythea, se tiver alguma opção de desabilitar cast shadow (eu acho) marca ou desmarca ela e tenta.

  • 13/01/2012 às 12:35

    Rod é o seguinte: no sketchup existe uma “luz” q ja vem configurada pra q vc possa enxergar o q vc esta modelando, mesmo q seja de um ambiente fechado. Essa iluminação não aparece no V-ray porque ele considera a luz real q deveria estar naquele ambiente. A unica luz q é compativel no dois é a luz do sol e da pra perceber pelas imagens q ela ta igual ao do sketcup, (os raios de sol estão no mesmo lugar, as sombras, etc…). A questão é q o sol so fornece aqulea iluminaçao mesmo. Pra vc renderizar as imagens interiores com uma boa iluminaçao vc tem q colocar luzes proprias do V-ray tipo rectangular lights ou omini lights, ai sim o interior vai ficar iluminado.

  • 13/01/2012 às 12:46

    É como o Roni disse, habilita o Affect Shadows no material do vidro…

  • 16/01/2012 às 01:05

    pessoal, aproveitando esse tópico, gostaria de esclarecer uma dúvida:

    Criei luzes artificiais, tanto spot light, omni light, rectangular. Nenhuma dessas luzes sai no render. Tentei desabilitar as default lights, e mesmo assim, nenhuma dessas luzes emite luz no meu render. Até agora só consegui renderizar com a luz natural do sol mesmo. Tem que fazer alguma coisa em especial para ativar essas luzes artificiais?

    Obrigado!

  • 16/01/2012 às 04:52

    Intensidade delas não está muito fraca não?

  • 16/01/2012 às 16:05

    puxa marlon, exatamente isso!
    como eu não tinha parâmetros para analisar os valores, nem desconfiei que pudesse ser isso! obrigado!
    tem algum tutorial aqui no fórum que ensine bem a trabalhar com luzes artificiais? a maioria dos tutoriais que encontro são só com iluminação natural.