• 15/05/2016 às 10:28

    Fala galera, tudo beleza nesse domingão?

    Antes de criar isso aqui, dei uma pesquisada no fórum, encontrei algumas coisas, melhorei algumas outras não, então vamos lá.

    • Tempo de Render:

    6h  1m 45.0s (é que meu notebook desligou hahahaha…mas mesmo assim, ta numa média de 3 horas)…vou ter que olhar material por material pra ver o parâmetro que está errado.

    • Materiais:

    O branco, é o material básico, o marfim eu baixei do vismats;

    Acho que posso melhorar esses materiais, se alguém tiver sugestões, serão acolhidas de bom grado.

    • Modelagem:

    A Modelagem ta bem mais ou menos rsrs, e sim ainda tem algumas coisas que irei adicionar pra parecer cozinha (cafeteira, pratos, copos…etc)

    • Iluminação:
    • Estou realmente na dúvida se adiciono mais um rec light pra melhorar a iluminação geral da cena, ou trabalho com IES.
    • A imagem de fora é só uma foto, que eu vou editar no PS…
    • Vou fazer uns testes com a câmera, pra aplicar uma dinâmica legal, mas só depois que eu estiver satisfeito com a iluminação e texturas rsrs.

    Enfim, esses são os pontos que eu tenho ciência que posso melhorar. Tenho certeza que a galera aqui tem uma análise muito mais critica do que a minha.

    A cuba está horrível cara, parece que não tem profundidade o.O”…(O render dela está pequeno, pq ta demorando pra caramba pra renderizar, eu mudei pra um inox brilhoso mesmo, a única diferença é que ta dando reflexo do ralo na parede da cuba…mas continua com essa sensação de falta de profundidade)

    07 05-2 022016-05-15

  • 16/05/2016 às 04:48

    Vamo lá @yagavirtuos!

    • Da uma olhada nessas recomendações, q servem pra vc tb:

    http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/melhorias-no-projeto/#post-120638

    • A câmera está inclinada para baixo, de modo geral, procure deixar paralela com as linhas verticais. Um mode bem fácil e clicando emCâmera > Perspectiva de dois pontos.
    • Boa parta das duas imagens estão sendo ocupadas pelo piso, oq provavelmente não é o foco do projeto, certo?
    • Esse bloco de geladeira é bem ruinzinho;
    • A cuba realmente não tá legal. As bordas dela estão “vivas”, tem que usar o Round Corner para dar uma arredondada. Acho que tem umas faces invertidas naquelas partes que ficaram meio estranhas. E tem que dar uma suavizada nela;
    • O piso, além de não ter curtido o modelo, a textura não é boa, o rejunte está bem estranho e parece que está com reflexo nele tb;
    • As pastilhas estão com reflexo nos rejuntes tb e faltou um bump;
    • Faltou colocar um material cromado nas banquetas;
    • Faltou o inox na coifa;
    • O BG vc colocou uma imagem fixa na janela? Não precisa e nem é aconselhável fazer isso! Mantém o padrão ou coloca um HDRI para renderizar, depois salve a imagem como png e coloque outra imagem na pós;
    • Tá bem estranha a modelagem da pia… pega uma foto de referência pra modelar;
    • Sobre a iluminação, utilize mais iluminação natural, pois costuma dar um resultado mais realista com maior facilidade.
  • 16/05/2016 às 11:51

    @danielreple

    Caraca veio, tu não dorme? hahahahahaha

    Nossa cara, tem muita coisa pra ser corrigida mesmo, muito agradecido de verdade pelas observações.

    • Com relação ao piso vou tirar essa cerâmica e colocar um porcelanato no lugar, mas vou ter que criar a textura no PS…
    • Esse rejunte com reflexo também me incomodou, parece que a pastilha se deforma com a iluminação, como foi textura baixada eu vou ver como eu consigo editar ela, ou qualquer coisa eu modelo a pastilha.
    • Acho que vou criar uma outra janela na outra parede, pra melhorar a iluminação natural, pq tava muito fraca sem a rec.
    • E a pia, eu iria fazer algo parecido com isso:
      pia-da-cozinha-ok
  • 16/05/2016 às 20:48

    @danielreple

    Cara, muito agradecido pelas dicas, sério mesmo. Passei o dia hoje estudando suas dicas, acredito que já consegui uma melhora no resultado, ainda tem algumas coisas pra eu mudar, como por exemplo o rejunte da pastilha, não tem camada de reflexo mas ta dando reflexo…tenho que alterar o piso também e algumas outras coisas, mas acredito que até o final da semana ^^ hehe..eu já consiga chegar em algum resultado satisfatório.

    Segue meu “WIP” aí, para analise…Render 01

  • 17/05/2016 às 03:16

    Melhorou bastante mesmo!

    Para não ter reflexo no rejunte, vc tem que colocar um mapa de reflexão (specular map).

    Sobre a iluminação, já tá bem melhor! Agora seria mais correção de pós produção mesmo.

  • 17/05/2016 às 12:41

    Boas novas, consegui reduzir consideravelmente o tempo do Render (de 2 horas mais ou menos, pra 13 minutos)

    Era esse piso bugado aí ‘-‘…eu criei um no PS e apliquei, deixei com aparência de porcelanato ainda. Cara, meu coração se alegrou por causa disso, ou isso é muito legal ou eu to meio errado!!! HHAHAHAHAHAHHAHAHAHHA

    Enfim, eu criei uma sala vazia anexada a cozinha e criei janelas, tirei o rec. mas já foi o suficiente pra deixar na iluminação natural. Essas pastilhas são bem estranhas cara, é um material feito com 2 camadas de refraction, pra simular aquela redinha da pastilha, vai ser meio complicado eu mexer nela, mas é bom que eu estudo mais 🙂

    A noite eu posto mais mudanças.

  • 17/05/2016 às 19:40

    Refraction na pastilha? Não seria reflection? hehehe…

    Manda aí esse material para eu ver, é bem facinho arrumar isso nessa pastilha!

    Ah, aqui no site só da pra enviar imagens, por isso pra disponibilizar outros arquivos tem que colocar em outros sites de compartilhamento de arquivos.

  • 18/05/2016 às 00:40

    Errei o nome, seriam 2 layers de Diffuse na verdade HAHAHAH…estudando as opções aqui, acho que sei onde vou mexer pra arrumar esse kapiroto…Segue o arquivo em anexo rsrs

  • 19/05/2016 às 12:22

    Cara, tem certeza que foi apenas o piso msm que mudou totalmente assim o tempo de render? Tenho dois projetos aqui, um é relativamente bem simples e o render leva mais ou menos duas horas só pra montar a imagem… já tentei várias coisas e não consigo diminuir este tempo. Fiquei até triste, pois foi uma das melhores modelagens que eu já consegui fazer. Não tem nada demais na cena, somente alguns proxys, bump e displeacent na grama, nada de extraordinário. Queria descobrir qual era esse meu elemento “pesadão” rss. Valeu!

  • 19/05/2016 às 21:57

    @lucasvolei,

    Deixa só o seu modelo e renderiza (esconde todo o resto)…deve renderizar bem rápido, depois vai dando “unhide”(sei la como é em Português) em elemento por elemento, as vezes é mais de 1, o tempo de render também varia da posição da câmera, enfim…vai fazendo esses testes, eu descobri assim por acaso, eu estava buscando uma melhor configuração pro inox da pia, mas tava demorando uma eternidade pra renderizar, daí eu dei Hide nos elementos em volta (incluindo o piso), e renderizou super rápido, quando percebi que era o piso (que eu baixei da net pronto), eu deletei ele da minha cena e criei um eu mesmo no Photoshop.

  • 19/05/2016 às 23:13

    Eu acho que descobri o meu problema, e não gostei dele… essa imagem é de um teste, resolução 800×600, o render durou cerca de 20 minutos. E ai é só aumentar a resolução que **** com tudo, dá até raiva. Pois usei as mesmas configurações em outro modelo (Com uma resolução grande) e o render durou pouco mais de uma hora. Estou renderizando aqui a 1300×600 (imagem relativamente pequena) e já está levando 5 horas e a ***** ainda nem começou o render propriamente dito. Não sei mais o que fazer.

    Segue a imagem do teste com todos os elementos da cena (Salvei em PNG) Teste 1

  • 19/05/2016 às 23:50

    @yagavirtuos, como falei na ultima postagem, não da pra anexar arquivos que não sejam imagens aqui no site. Tem que jogar o “kapiroto” hehehe… em outro site de compartilhamento de arquivos, como 4shared, onedrive, Google drive, etc.

    @lucasvolei, milhares de coisas podem influenciar no tempo de render! Configurações do Options, luzes, luzes estouradas, configurações dos materiais, componentes, etc.

    Pra vc entender a influência de cada coisa, faça testes com e sem cada um dos elementos (objetos, configurações de materiais, luzes, etc).

    Neste caso, acredito que seja o Displacement, que realmente pode pesar muito em uma renderização! Aconselho vc a usar gramas proxy, q são bem mais leves e costumam dar um resultado muito melhor que gramas com displacement!

  • 30/05/2016 às 12:06

    @danielreple

    Nesse caso, vou colocar o link do vismat, fica mais fácil.

    http://vismats.com/fiberglass/fiberglass_material_3.html

    Pronto, ta aí!! hehe

  • 31/05/2016 às 23:52

    @yagavirtuos, fiz um bom upgrade nesse material!

    Baixar: Pastilha de vidro – SketchUp Brasil

    Agora tem o rejunte, sem reflexo e vc pode colocar qualquer cor que quiser no rejunte e nas pastilhas!

    Fiz três camadas de Diffuse:

    1. Camada Mapeamento (não alterar) – Para aparecer um quadriculado do tamanho das pastilhas na hora que aplicar o material em alguma face, para conseguir mapear (posicionar);
    2. Cor do Rejunte – Basta alterar o Color para a cor que vc quiser que fique o rejunte;
    3. Cor da pastilha – Basta alterar o Color para a cor que vc quiser que fique as pastilhas.