V-Ray

Dúvida – Controle de luz e sombra do sol

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Jonh Hadlley de Oliveira Ferreira Jonh Hadlley de Oliveira Ferreira 3 meses, 2 semanas atrás.

• Autor
     |  3175 Views Posts
    Foto de perfil de LucasAndrade

Olá pessoal!

Desculpe se for uma dúvida besta, mas como sou iniciante peço que peguem leve, rs…

Estudando um pouco as luzes artificiais do V-Ray, percebi que existe uma opção na maioria dessas luzes, chamada Shadow Radius, que deixa as sombras dos objetos mais “desfocadas”, “borradas”. Outro parâmetro chamado penumbraAngle desfoca o contraste entre a luz e a sombra. Até aí ok.

As imagens abaixo ilustram os efeitos que quero ter nas minhas sombras:

Shadow Radius

penumbraAngle

Mas agora, eu quero obter esses efeitos em imagens externas, nas sombras geradas a partir da iluminação solar (Sky), e não acho nenhum parâmetro igual ou parecido. Como eu posso controlar isso?

Obrigado!

Foto de perfil de AldrinMarx

Fala Lucas, pra vc ajustar o efeito das luzes externas, va na aba environment, clique no M e coloque texsky, dai abrirá essa aba:

Vc fará os ajustes nesses quadros que eu ressaltei em amarelo.

Obs.: A minha versão do V-ray pra Sketchup é a Beta 2.0, porém em versões mais antigas ou mais novas existem caixas de dialogo semelhantes.

Espero ter ajudado, abraço!

Aldrin, muito obrigado! Mas fucei em todos esses parâmetros e nenhum deles me deu o resultado que eu queria. A sombra gerada pela luz natural continua muito “chapada”. Não consigo fazer com que ela tenha aquele efeito mais “soft” (não sei nem o termo em português, mas em inglês, o termo do efeito que eu quero é exatamente esse: “soft shadow”).

EDIT:
    Escrevendo esse post, falando sobre o termo em inglês acima, tive a ideia (óbvia, por sinal, rs) de pesquisar sobre o assunto em inglês, e encontrei!

Pra quem tiver o mesmo problema que eu um dia, e vier a encontrar esse tópico, segue a solução:

Aumentar o valor de Size (não sugiro mais que isso da imagem, o efeito vai ficar muito artificial). Lembrar de aumentar as Shadow Subdivs, pra que sua sombra suavizada tenha uma qualidade legal.

O resultado deve ser algo como isso: (Reparem só na sombra, o modelo tosco foi só pra gerar sombras de testes rs)

Geralmente pra criar esse efeito eu aumento o Bias e aumento bastante o numero de subdivis da sombra.
    Quais valores vc ta colocando?

Aldrin, editei meu post acima, consegui fazer… Veja o que eu fiz para alcançar o resultado…

Os valores que eu estava usando são esses do Print mesmo. Mas só aumentar o Bias e os Subdivs não estava resolvendo. Tive que aumentar o valor de Size, e deu certo, consegui o que queria. 🙂

Valeu pela ajuda!

Opa! que bom que conseguiu, geralmente nao faço muitas modificações na luz externa, mas pelo seu resultado vale a epna sim!

Abraço

Foto de perfil de Jonh Hadlley de Oliveira Ferreira

Pessoal, estou com problema nas sombras de uma cena. Elas estão ficando “dissolvidas” nas extremidades. Como faço pra dar uma suavizada nelas?

Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

@jhadlley, posta uma imagem de exemplo, para vermos como está.

Vc alterou alguma coisa no Environment?

@danielreple o “dissolvido” que falo, é esse do ambient oclusion. Tem como suavizar mais ainda as sombras das arestas dos ambientes?

Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

@jhadlley, isso é molezinha! Ah, e não é uma sombra, isso é apenas um elemento pra definir melhor os cantos!

Bom, entendi mais ou menos oq vc quer… mas de qualquer forma só pode ser uma das seguintes opções:

1. Deixar esse efeito mais fraco, menos escuro – Na mesma aba (Indirect illumination), nas setagens do Ambient occlusion, diminua o valor do Amuont;
    2. Deixar o efeito mais suave, com menos granulação – Aumente o valor do Subdvis do Ambient occlusion.

Muito obrigado @danielreple, melhorou mesmo hahaha! Abraço!

Você deve fazer login para responder a este tópico.