V-Ray

Dúvida – Controle de luz e sombra do sol

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Jonh Hadlley de Oliveira Ferreira Jonh Hadlley de Oliveira Ferreira 3 meses, 2 semanas atrás.

• Autor
     |  3175 Views Posts
    Foto de perfil de LucasAndrade

Olá pessoal!

Desculpe se for uma dúvida besta, mas como sou iniciante peço que peguem leve, rs…

Estudando um pouco as luzes artificiais do V-Ray, percebi que existe uma opção na maioria dessas luzes, chamada Shadow Radius, que deixa as sombras dos objetos mais “desfocadas”, “borradas”. Outro parâmetro chamado penumbraAngle desfoca o contraste entre a luz e a sombra. Até aí ok.

As imagens abaixo ilustram os efeitos que quero ter nas minhas sombras:

Shadow Radius

penumbraAngle

Mas agora, eu quero obter esses efeitos em imagens externas, nas sombras geradas a partir da iluminação solar (Sky), e não acho nenhum parâmetro igual ou parecido. Como eu posso controlar isso?

Obrigado!

Foto de perfil de AldrinMarx

Fala Lucas, pra vc ajustar o efeito das luzes externas, va na aba environment, clique no M e coloque texsky, dai abrirá essa aba:

Vc fará os ajustes nesses quadros que eu ressaltei em amarelo.

Obs.: A minha versão do V-ray pra Sketchup é a Beta 2.0, porém em versões mais antigas ou mais novas existem caixas de dialogo semelhantes.

Espero ter ajudado, abraço!

Aldrin, muito obrigado! Mas fucei em todos esses parâmetros e nenhum deles me deu o resultado que eu queria. A sombra gerada pela luz natural continua muito “chapada”. Não consigo fazer com que ela tenha aquele efeito mais “soft” (não sei nem o termo em português, mas em inglês, o termo do efeito que eu quero é exatamente esse: “soft shadow”).

EDIT:
    Escrevendo esse post, falando sobre o termo em inglês acima, tive a ideia (óbvia, por sinal, rs) de pesquisar sobre o assunto em inglês, e encontrei!