• 12/09/2016 às 16:02

Pessoal, desculpem minha ignorancia e insistencia…preciso muitooooo gerar 8 cenas, mas nao ta rolando….meu render nao vai, demora extrema pra iniciar a renderizacao, já li TUDO aqui, li em outros sites, americanos, videos etc…nao consigo entender o que está acontecendo com meu projeto. Nao entendo muito das configuracoes do vray, mas imagino que pra tentar em uma padrao, e com tao pouca coisa nao deveria demorar desta forma?!

Duvidas:

• Se eu crio uma cena, o vray le todos os materias/blocos do arquivo, ou so da cena ativa?
    • Qual a diferenca do GI para a Camera Fisica em questao de iluminacao?
    • Nao desligar a maquina ou deixar ela trabalhando mais de 5 horas inside na performance do render em rede?
    • Se o campo dynamic render estiver zerado em ambas maquinas, e eu estiver trabalhando com uma planilha, abrindo pag etc etc na maq escravo pode travar a renderizacao?

O que tenho de config:

Estou com meu note servidor e mais outro escravo em rede

Servidor

I7 Q720 de 1,6 ghz e 8GB de memoria, win 10 64bits com 1 ssd de 480  placa radion hd5000 de 1gb dedicado

Escravo

Intel I7 2677M de 1,8 ghz e 4gb de memoria, win 10 64bits  placa Intel hd graphics 3000

Imagino que a conf de ambos notes nao sao tao ruins, o tamanho do meu arquivo é de 167mb

Estou fazendo um teste renderizando uma vista que so tenho camadas habilitadas das paredes, piso e 2 objetos (mesa de centro) em cena , com uma camera fisica

Deixei o vray nas conf padroes, alterando apenas:

-Camera shutter 50, f-number 8 e film speed iso 100

-campo dynami render servidor com 1024 e escravo com 0

-Enviroment GI none branco/branco

-Image Sampler 1 e 8 com Adaptive DMC e antialiasing Area

-DMC Sample esta com noise de ,01

-Color mappin em reinhard nao mexi em nada aqui

-Output 1920×1000

-Irradiance map com min de -3 e ma de -1

-materiais estao com subdivis de 50, pois deixei o noise em ,01

Tempo de render da cena

Para subir a tela: 3m

Para apresentar o detalhamento do light cache 1m

Para o render 9min : ( (impossivel uma cena com nada de detalhamento) demorar tantoooo assim, por favor me deem uma luz !!!!

Obs: Não tenho displacement nesse arquivo!

• 12/09/2016 às 23:20

Vamos lá Pricila:

• “Se eu crio uma cena, o vray lê todos os materias/blocos do arquivo, ou só da cena ativa?” A primeira coisa que o vray faz é processar tudo oq há no projeto, depois é que vai separar oq está ou não influenciando na cena;
    • “Qual a diferença do GI para a Camera Fisica em questão de iluminação?” GI vc controla apenas a iluminação ao redor do seu modelo, que geralmente é o Sol, e a Câmera Física vc controla como o vray irá capturar a imagem, assim como em uma câmera real. São coisas complementares, que algumas vezes as duas podem resolver um mesmo problema, mas são coisas completamente diferentes;
    • “Não desligar a maquina ou deixar ela trabalhando mais de 5 horas incide na performance do render em rede?” Se nada estiver diferente,  como outros programas rodando, não afeta em nada;
    • “Se o campo dynamic render estiver zerado em ambas maquinas, e eu estiver trabalhando com uma planilha, abrindo pag etc etc na maq escravo pode travar a renderizacao?” Sim.

Comentando suas ultimas observações:

• Para subir a tela: 3m” Normal para um arquivo desse tamanho e com seu pc!
    • “Para apresentar o detalhamento do light cache 1m” Normal da mesma forma!
    • “Para o render 9min : ( (impossivel uma cena com nada de detalhamento) demorar tantoooo assim, por favor me deem uma luz !!!!” Dependendo da quantidade que aparece na imagem dos materiais que vc falou que estão com subdivs 50, esse tempo é totalmente plausível!

Posta umas imagens da cena e do render (desse teste sem nada e do completo), assim fica mais fácil de te ajudar!

Quando vc falou “materiais estao com subdivis de 50, pois deixei o noise em ,01”, o noise que vc se refere é o Glossiness, certo? Pq vc deixou tão baixo? Em quais materiais vc fez isso?

• 13/09/2016 às 13:05

Vou postar uma cena, agora nao sei o que aconteceu…rsrsr cada cena eu tenho uma camera avancada dela e estao todas travadas…nao consigo visualizar a cena….

Respondendo a pergunta @danielreple nao o noise a qual me refiro e do option do vray, li em uma materia um teste que eles fizeram que pode reduzir o tepo de render se utilizarmos a seguinte setagem:

antialising 8 e o noise do dms sampler em ,01 ai eu aumento as subdivis dos materiais la no glossiness mesmo em 80, por exemplo…isso nos testes reduziu cerca de 4 vezes. Vou tentar achar o arquivo pra postar aqui pra voces ja ja se conseguir ver  cena mando aqui tb

• 13/09/2016 às 14:38

Segue uma das imagens do projeto

screenhunter_897-sep-13-14-38

• 14/09/2016 às 22:55

Realmente seu projeto não parece ter nada de muito complexo, mas podem ser outras coisas.

Essas partes mais claras com desenhos de folhas, entre as paredes, são vidros? Se são, quais as configurações dele?

Posta o render tb, assim da pra ver +/- como estão as configurações dos materiais.

Quando vc fez aquele render de teste, vc tirou todas essas lâmpadas e luzes?

Oq é isso ao redor das lâmpadas?

Se puder, me manda o arquivo (skp) por mensagem privada, pra eu dar uma olhada. Envia para algum site de compartilhamento de arquivos e me passa o link. Para enviar mensagens privadas, acesse o perfil da pessoa que vc quer falar e clique em Mensagem Particular.

• 21/10/2016 às 16:25

@danielreple Daniellll puxa não consegui falar após, o site ficou fora durante diassss e tive que tentar me virar aqui….mas para passar um feedback afinal você foi super prestativo, segue um resuminho do que fiz….rs  tive que ajustar várias coisinhas, entre reflexos de materias, bumps, e subdiv que estavam altas sem necessidade…entre uma coisa ou outra as imagens começaram a renderizar, mas pelo menos durava cerca de 2 a 2h30…então achei plausível 🙂 Muitissima obrigada pela ajuda

Gde abraço!

• 25/10/2016 às 00:58

Que bom que deu certo @prisciladecol!

O site ficou realmente fora do ar por uns 3 dias, pois sobrecarregou o servidor devido ao grande número de acessos. Para não ter mais esse problema, o portal agora está em um servidor dedicado.

Valeu pelo feedback, vai ajudar muito o pessoal que tiver o mesmo problema e entra aqui no seu tópico!