• 12/04/2016 às 00:01

Boa noite, comecei a utilizar mapas HDRI com Dome light, ao renderizar a cena  e salvar o como PNG, a imagem de plano de fundo sume, como se fosse uma transparencia. Ela só se mantém salvando em JPG, porém a qualidade diminui. Qual a solução para este problema? a primeira imagem mostra o problema em PNG, na segunda em JPG com o plano correto.

• 12/04/2016 às 00:03

resultado 1op2

• 12/04/2016 às 01:47

@phillip, isso não é um problema! É por esse motivo que conseguimos adicionar outros BGs facilmente na pós!

Se a qualidade do BG está baixa na imagem jpg, é pq o HDRI que vc está utilizando é de baixa resolução. Com isso, é melhor vc salvar como png mesmo e colocar outro BG na pós.

• 12/04/2016 às 08:42

@danielreple mas eu queria que o BG se mantivesse quando eu salvar em PNG, tem uma imagem de fundo, como mostra na segunda imagem. O BG só fica anexado a imagem quando salvo em jpg. Queria usar o HDRI como imagem de fundo, sem adicionar no PS.

• 13/04/2016 às 00:47

Vc vai fazer algum tipo de pós na sua imagem? Se for, salva nos dois formatos (jpg e png) e depois é só colocar a jpg por baixo, outra forma possível é salvar o canal do BG separado, para isso é só selecionar na aba VFB channels.

Se não vai fazer pós, pq quer salvar como png?

• 13/04/2016 às 13:18

Então, normalmente eu renderizo e mando por email para o escritório, sem pós. Quando o projeto estiver ok, faço a pós do render. Mas então eu não entendi a utilidade do HDRI, tirando o fato que ele altera a reflexão, pois eu queria que o BG que eu selecionei como HDRI ficasse no PNG, assim não precisaria inserir no photoshop. Gosto de salvar em PNG pois a qualidade final do render é bem superior ao JPG, dando maior detalhe as texturas e reflexos.

• 13/04/2016 às 20:50

@phillip as funções principais do HDRI são para dar uma iluminação específica em um ambiente, que vc não conseguiria com a iluminação natural do SU, e afetar os reflexos, para ficarem mais naturais.

Ele tb pode ser mantido no BG, mas aconselho isso somente quando for um HDRI de alta resolução ou para imagens prévias, como vc faz.

A qualidade da imagem jpg é a mesma que a png, a diferença é que se vc for fazer pós, a png não perde qualidade a cada edição. Portanto,  para imagens finais e para prévias, o mais aconselhável é utilizar jpg.

Algumas informações extras sobre os dois formatos:

http://blog.crayonstock.com/2014/10/afinal-voce-sabe-diferenca-entre-jpeg-e-png/

• 14/04/2016 às 16:25

@danielreple Entendi, mesmo você dizendo que não perde qualidade, eu sinto sim uma perda :(, ainda mais que faço imagens e baixa resolução, como diz no próprio artigo “Mesmo em HD, se comparado a outros formatos, o JPEG faz com que a qualidade do arquivo seja perdida e alterada, mesmo que seja sutil a diferença.” mas vou passar a salvar em JPG então, pra ter o BG salvo.