• 03/10/2014 às 00:53

Alguém sabe como colocar uma imagem de fundo depois da janela? tipo no lado de fora, eu quero colocar uma paisagem de umas montanhas e tals, mas nunca consigo, sempre quando coloco para render ele fica com esse aspecto de cinza com azul, já mexi lá no Environment> Background aí coloco em TexBitmap seleciono a imagem, mas quando renderizo fica escuro e eu acabo dando um Defult para não perder alguma conf da cena. se alguém souber, me ajuda pfv!!

Obrigado…

• 03/10/2014 às 01:24

boa noite waley_mattos!
    O Background que vc colocou é hdri?

• 03/10/2014 às 01:56

Não, usei imagem jpg

• 03/10/2014 às 16:31

Olha cara, afirmaria com 96% de certeza que você não está mudando o mapeamento do Background! Por isso fica tudo preto, as imagens HDRI usadas para esse tipo de coisa são feitas para mapear uma esfera, e por padrão, o texbitmap traz mapeamento plano.

Siga esse tutorial no meu blog, vai te ajudar! http://leandroteixeira3d.blogspot.com.br/2014/06/tutorial-hdri-maps.html

Abraços.

• 04/10/2014 às 03:47

Além dessa forma, vc pode deixar p colocar na pós produção.

• 04/10/2014 às 12:44

Ótimo site Leandro.

Valeu

• 05/10/2014 às 00:52

Ótimo tutorial Leandro, consegui.
    Vou testar outros hdri aqui…
    obg a todos!!

• 04/11/2015 às 14:05

“Além dessa forma, vc pode deixar p colocar na pós produção.”

@danielreple neste tópico você indica colocar o fundo na pós produção, mas como se o material de vidro que está na frente

não deixa o fundo ficar transparente?

Como nessa imagem que sofri estes dias , kkkkkR000 Sala de Estar

• 05/11/2015 às 07:02

@diegochagasmachado Tem que salvar a imagem em Alpha, ela deixa o background em preto, toda a parte azul do céu da sua imagem fica “vazia” e vc põe a imagem no photoshop
    fgghj

• 05/11/2015 às 13:20

entendi @oliveirap mas nota que na sua janela ficou cinza, tbm dá pra substituir?

• 05/11/2015 às 13:58

@diegochagasmachado sim, ficou cinza pq são 2 janelas uma na frente da outra, e por ultimo o background. Dá uma olhada nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-C219psWKb0
    tá em espanhol mas ele faz passo a passo dá pra entender

• 06/11/2015 às 01:45

@diegochagasmachado, além dq o @oliveirap falou, que é muito útil para vc ter um maior controle na pós, é muito importante vc salvar sua renderização no formato PNG!

Da uma olhada nesse tutorial do Lucas, para entender como fazer a pós sem ter problemas com essas áreas transparentes.

• 07/11/2015 às 00:37

@oliveirap ví o video cara. conhecia o a imagem alpha mas não sabia dessa característica de manter o fundos de vidros transparentes. Legal, obrigado. Mas sabe uma curiosidade que me deu vendo o vídeo? enquanto ele está no sketchup, a área de render está mais clara enquanto as bordas estão escuras, parecendo que ele definiu exatamente até onde queria renderizar. Como?????????? kkkkkkkkkkkkkk

No mais, mto obrigado.

• 10/11/2015 às 12:32

@diegochagasmachado Fala cara, nesse caso é a configuração da camera no sketchup, olha esse outro video, tá em português…

vê se é isso mesmo!

• 20/11/2015 às 15:16

@oliveirap renderizei essa imagem, fui salvar como imagem .alpha e a mesma não mostrava o preenchimento da janela em outra cor. :[ 11

• 14/07/2016 às 19:45

Olá, obrigada pelas dicas eu não conhecia esse recurso Alpha.
    Fiz um teste e os vidros não ficaram cinza, apenas o que estava aberto apareceu no Alpha. O que devo fazer?3_alpha_test

• 14/07/2016 às 22:47

Seja bem vinda @ariane-queiroz!

Acho que sei oq está de errado na sua renderização! Vá no Material Editor do V-Ray e clique no material do vidro da janela. Agora em Refraction, em Affect Channels provavelmente está Color Only, então altere para Color + Alpha.

Pronto! Agora teste para ver se é isso mesmo.

• 15/07/2016 às 10:57

Obrigada, @danielreple.
    Era isso mesmo. Veja como ficou:
    6_alpha_test