• 01/10/2015 às 13:44

    Olá pessoal !

    Preciso da opinião e ajuda de vcs

    Estou criando uma vitrine para colocar no meu portfolio , fiz dois testes , o primeiro eu coloquei a minha vitrine dentro de uma caixa para não ter interferencia de iluminação externa ( ficou horrível)

    fotos render escuro

    o segundo eu deixei na area externa mesmo ( aí não aparece a iluminação ) tbm não gostei

    imagem vry sem area externa

    Eu queria que o meu render ficasse com uma iluminação geral legal e q aparecesse a iluminação do spot ( pq como é uma vitrine eu quero ter uma iluminação artificial destacada tbm ….

    Enfim , quero uma qualidade legal de ilumianação natural x artificial p ter um trabalho no mínimo apresentável né ?

    Existe um meio termo ? tudo q eu imaginei não deu certo

    queria mais ou menos assim ó :

    vitrine-fechada-iguatemi1

    Alguem me ajuda ? Obrigada 😉

    • Este tópico foi modificado 1 ano, 2 meses atrás por Foto de perfil de Simone Mello Simone Mello.
  • 01/10/2015 às 15:50

    @danielreple

     

     

  • 01/10/2015 às 19:23

    Se você não quer a luz do Sol, ou deseja uma iluminação noturna, desligue o Sol. Desligar o sol equivale a desativar o GI e o Background do Environment.

    A partir daí, é brincar com as configurações de câmera ou com a intensidade da luz spot.

    Você disse que quer uma iluminação igual a da fotografia, mas essa fotografia está usando luzes dicróicas, que equivale no V-ray à IES Light.

    Neste caso você terá que estudar como usar os arquivos IES ou criar o seu próprio arquivo IES.

  • 01/10/2015 às 19:57

    Boa noite Simone, existe sim esse “meio termo” que vc procura, porem devemos observar muito o mundo real ao tentar representar projetos em 3D, saiba que a iluminação natural dependendo da exposição acaba eliminando efeitos da iluminação artificial! Encontrar esse “meio termo” é um pouco difícil e não existe uma receita de bolo para isso, o que vc terá que fazer é ir testando a quantidade de luz que vc precisa para iluminar sua cena sem que prejudique a qualidade da mesma. Uma dica é desligar o “skylight” e o “background” para que vc edite sua iluminação artificial, com ela definida vc poderá ligar o “skylight” e o “background” novamente e ir testando o quanto de iluminação natural vc quer! mas lembre-se usar iluminação artificial e natural não é tão fácil e muitas vezes deixa a cena fake de mais! vou tentar te explicar melhor.

    Primeiro de tudo! Esse negócio de usar uma caixa pra tirar o sol não funciona direito!

    Faça como no exemplo abaixo:

    Com sol

    com sol

    Sem sol

    sem sol

    vamos usar essa cena como exemplo:

    com sol

    Abaixo dois exemplos de aplicação:
    Neste deixei o “skylight” e o “background” ativo “com sol” ( a iluminação artificial é somente dos spots IES)

    ajuda 1

    Note que quase não se vê a marcação da iluminação dos spots nas paredes laterais, isso ocorre pois a iluminação natural age de forma geral na cena “batendo” em uma parede branca e refletindo parte desta luz para outra superfície eliminando muitas vezes detalhes da cena!

    Neste desliguei o “skylight” e o “background” deixando somente a iluminação artificial (usei Spots IES e um retângulo de luz do mesmo tamanho da abertura da “entrada” com 4 de intensidade e com “No decay” e “invisible” ativados)

    ajuda 2

    Como designer prefiro entregar projetos de iluminação sem a presença de iluminação natural, isso pode confundir o cliente e trazer dor de cabeça para você!
    Claro que o uso de luzes artificiais no vray vai muito mais além do que IES e retângulo, mas pra vc começar já esta bom.
    Vale lembrar que renderizar é testar, testar, testar , testar novamente e quando vc acha que fico bom, vc testa de novo kkk não tem receita de bolo, o que acontece é que com o tempo e estudo vc aprende a simplificar esse tempo de teste!

    Para te ajudar deixei a cena para download no link abaixo:

    CENA: http://www.4shared.com/file/M_FEysWoce/Tutorial.html

    ARQUIVO IES: http://www.4shared.com/file/fGUFzLa_ce/5_online.html

    Espero que tenha sanado sua dúvida! bons estudos =D

  • 02/10/2015 às 01:52

    Olha aí, já estou sendo convocado para comentar nos tópicos… hehehe…

    Caramba heim @Hugo_H3D, deu uma aula!! Excelente postagem!

    @simonem, fora td oq o Hugo e o Meireles já falaram, estude os parâmetros da câmera, pois fazem toda a diferença num render!

    Para configurar inicialmente a iluminação, recomendo que ative o “Override Materials”, para deixar sua renderização mais rápida, e utilize o vray no modo “Real Time” (RT), assim vc vai alterando os parâmetros do Options e já vê em tempo real oq está afetando, agilizando assim muito o processo!

  • 02/10/2015 às 15:46

    Nossa gente muito obrigada ! vcs são demais 😀

    @danielreple eu nem sabia da existencia do parametros de câmera … vou procurar uns tutoriais, e sobre o Real Time tbm não entendi nada, mas eu vou procurar saber…. Vou estudar

    @Hugo_H3D muito massa a sua explicação ! Eu baixei o arquivo e como eu adoro uma gambiarra , eu resolvi pegar o seu IES e colocar na minha vitrine p ver o q dava , peguei só o Ies e coloquei no meu spot existente, liguei o render e não apareceu a luz …. depois peguei o seu Ies com o Spot junto e deu certo , então … só funciona com o seu Spot com o meu não deu certo não olha :

    teste 1

    Será q eu coloquei errado nos outros ….

    teste skt

    aí eu acabei desistindo do meu spot pq não sei o q aconteceu e usei só o seu olha :

    Aqui ta com o GI e o Background ligado :

    teste com luz do sold

    O que vcs acham ?  ainda ta muito escuro né ? ( não sei mais o q fazer na vdd)

    Abaixo eu fiz com o gi e background desligado : (deu certo não)

    com luz do sol desligada

    Para resolver essa cena eu teria q aumentar a quantidade de luz ou a intensidade?

    Eu baixei um arquivo de Ies com várias luzes … tem até umas luminarias lá mas eu nem sei usar tbm hahahah

    Eu dou risada mas  a vontade é de chorar , pq olha … é tenso esse negocio hein

    Isso pq eu ainda nem encanei nos materiais …. queria q meus manequins ficassem brilhantes (tipo laca) mas isso é outro post

    Valeu gente

     

     

  • 02/10/2015 às 17:09

    Já aprendi usar o rt! q massa quebra muito o galho

    Obrigada mesmo

  • 02/10/2015 às 22:28

    Agora que vc aprendeu a usar o RT, vai alterando a intensidade dos IESs e os parâmetros da câmera para vc entender como funciona e testando muitas variações.

    Pra vc entender melhor essa questão da câmera, pode estudar o básico de fotografia, com os ajustes de uma câmera real. Esses ajustes funcionam basicamente da mesma forma no render!