• 26/08/2016 às 23:53

Boa noite pessoal.

Gostaria de saber de vocês, pela experiência, o que deixa mais lento o render ?

Quantidade de blocos ? IES ? Restante light ? Grama ? Light Cache alto ? Noise threshold ? Resolução ?

Sei que tudo isso influencia no tempo do render. Mas qual desses item tem um peso maior na opinião de vocês ?

Ja cheguei a jogar valores altos no light cache para tentar melhorar a qualidade da imagem, além de outras configurações, que o tempo de render estava passando 15h.. Sim, um absurdo.. Foi necessário alterar alguns valores para tornar viável o render 🙁

Mas por curiosidade, qual foi o render mais demorado de vocês ? Quanto tempo levou ?
    É isso galera! Quem puder dar uma opinião, eu agradeceria!

Meu PC:

• Intel® Core™ i7-3615QM quad core, 2,3GHz (Turbo Boost até 3,3GHz) com 6MB de cache (3ª Geração)
    • 8GB de memória DDR3L, 1600MHz
    • NVIDIA GeForce GT 650M com 1GB de memória GDDR5
    • Windows 10
    • SketchUp Pro 2016 (16.0.19912 64-bit)
    • VRay 2.00.264.94
    • Este tópico foi modificado 3 meses, 2 semanas atrás por Foto de perfil de Filipe Rigolon Filipe Rigolon.
    • Este tópico foi modificado 3 meses, 2 semanas atrás por Foto de perfil de Filipe Rigolon Filipe Rigolon.
  • 27/08/2016 às 21:07

Cara, realmente tudo influencia no tempo de render, e vai variar de cena pra cena oq mais vai estar impactando nesse tempo!

Quantidade de blocos – Vai variar muito… depende do bloco;

lights – Quanto maior a quantidade de luzes, mais vai demorar;

Grama – Se for displacement, com certeza pesa bastante! Se for proxy, geralmente não pesa muito, mas vai depender do nível de detalhamento do bloco, dos materiais, da densidade da grama…. etc;

Light Cache (Subdivs) – Influencia bastante no tempo de render, coloque somente um valor que não deixe noise na sua imagem. Não quer dizer que quanto maior o valor, melhor vai ficar a imagem, pois tem um ponto em que não tem mais como melhorar, por isso vai ser só tempo jogado fora! Ah, e quanto maior a resolução da imagem, menor pode ser o light cache;

Noise threshold – não sei o quanto ele influencia no tempo, mas acho que é +/- oq falei no Light Cache;

Resolução – se vc mantiver o Image aspect ratio fixo, por exemplo se vc dobrar o tamanho da imagem, sem alterar mais nenhuma configuração, o render vai demorar +/- 4 vezes mais pra ficar pronto;

Fora isso, ainda têm muuuitas outras coisas que podem influenciar, como a quantidade de materiais com refração, reflexão, luzes estouradas, etc.

• 01/09/2016 às 14:01

Não sei o que está me atrapalhando!

Estou tentando renderizar uma cena de uma área gourmet, meio coberta, meio aberta. Estou usando vray sun, com algumas luminárias internas. Tem um pequeno jardim com grama proxy.

Chego a colocar 1200 no Light Cache por exemplo, e uma resolução de 2500×1345. Acha muito de light cache ?

O light cache demora horas pra completar, do tipo 5h! Isso é absurdo :/

Uma pergunta, o VRay usa mais a memória ram ou o processador ?

• 01/09/2016 às 23:53

Light Cache não tá alto não!

Não manjo muito dessa parte técnica, pode ser que não esteja certo, mas pelo q entendo o uso da memória ram é proporcional ao tamanho do seu arquivo, já o uso processador está mais ligado às selagens do render (materiais, luzes e as outras configurações do render). Resumindo, voltamos para a mesma resposta… isso vai variar de cena pra cena.

Posta imagens da cena (SketchUp puro e e imagem renderizada), assim pode ser que encontremos o “vilão” da história.

• 08/09/2016 às 17:56

@rigolon

O tempo está realmente muito alto!

Melhor dica para começar a procurar que está causando o tempo de demora: Primeiro salve o sua setagem em um arquivo .vropt ou .visopt Depois faça dois testes: volte essa sua cena para as configurações default e veja o tempo de demora do render, e também importe esse arquivo .vropt em alguma cena parecida em nível de detalhamento (com uma variedade de blocos, texturas e materiais parecidos, pois não dá pra comparar um render de um ambiente completo com o render extremamente simples).

Se sua cena continuar lenta com as configurações default, o problema está no modelo (algum bloco ou textura são os mais prováveis)

Se a outra cena demorar também, o problema está no .vropt, e ai vai ser necessário utilizar outra configuração, recomendo começar uma configuração do zero à partir do default)

É possível ainda que ambas demorem muito, podendo ser problemas na sua máquina (driver, etc) mas é muito pouco provável, você com certeza teria notado isso utilizando outras aplicações do seu pc.

Ps. Está utilizando displacement em algum material?

Abs!

• 19/09/2016 às 12:52

Boa tarde pessoal, desculpe a demora!

Segue imagens de uma das cenas que levou um tempo ruim para renderizar.

Tempo: 6h55min

Resolução 2500×1345

Environment está desligado (skylight+background). Cena sendo iluminada pelo DOME + HDR

A cerâmica está com displacement! Fiz uns testes apenas desligando essa função, e muda muito o tempo. Como fazer ? Já ouvi falar em que este recurso atrasa demais os renders.. mas nesse caso, eu preciso de uma saliência entre a cerâmica e o rejunte.

A rede, tijolinho branco, e pedra da churrasqueira estão com displacement! Será isso o problema na minha cena ? (Aliás, se alguém tiver um bloco melhor de rede com textura configurada, por favor, me ajude, não consegui deixar a minha rede muito legal.. hahaha)

01f vray-config

cena

• 20/09/2016 às 22:22

Fala @rigolon!

Com o tamanho da imagem, a quantidade de materiais com reflexo e glossiness baixo aparecendo na imagem, e mais algumas luzes, o tempo vai ser maior mesmo!

A parede e o teto serão pintados com tinte acetinada?

É questão de opinião, mas não vejo nenhuma necessidade em colocar luzes acesas em uma imagem diurna dessa cena, só vai deixar o render mais lento e na prática (no mundo real) essas luzes estarão apagadas durante o dia!

Luzes estouradas, como aquelas IESs, tb aumentam o tempo de render nessas áreas.

• 20/09/2016 às 22:43

@danielreple

1. Eu dei uma ajeitada naquelas IES estouradas.
    2. Pelo menos na área interna, gostaria das luminárias acesas, haha.
    3. Quanto a tinta, pretendo diminuir o reflexo!
    4. Eu fiz um teste com alguns displacement desativados, e diminuiu consideravelmente o tempo de render!
    5. Troquei alguns blocos e a grama
    6. Diminui a intensidade do HDRI, pois estava muito forte
    7. Na área interna estava ficando muito escuro, então coloquei um Sphere Light no meio pra iluminar essa área interna, porém deu uma estourada na parede da direita, preciso corrigir isso. Tentei com o Rectangle Light mas o próprio quadrado de luz estava fazendo sombra no chão (tem solução isso?)
    8. Se tiver uma ideia melhor de como iluminar essa área interna, da uma sugestão 🙂

Novo render: este demorou 3:55min!

1. 01g

• 20/09/2016 às 23:19

Displacement? Isso pesa bastante mesmo! Não vi nada que havia a necessidade de usar isso. Evite ao máximo utilizar o displacement, utilize somente em casos muito específicos! Na maioria das vezes, o bump é mais que o suficiente.

A grama eu não tinha nem reparado, ficou muito melhor agora!

Achei que a iluminação estava mais natural antes. Em uma fotografia diurna, a iluminação natural nunca vai ficar mais clara ou equivalente a luz do Sol, a não ser que esteja nublado ou que vc coloque um refletor suuuuper potente!

Uma sugestão de alternativa é fazer uma imagem diurna com tudo apagado e uma imagem noturna com tudo aceso, assim vc vai valorizar muito mais as características desse ambiente nos dois períodos!

Eu gosto de simular tudo como ocorre no mundo real, pois acredito que quase sempre essa é a proposta em uma renderização.  Isso vale tb para as luzes, por isso só coloco uma luz em algum lugar se realmente há um elemento de iluminação.

Caso queira alterar a exposição da sua imagem, além de trabalhar com os parâmetros da aba Camera, trabalhe também com a aba Color mapping.

Sobre as paredes, perguntei se iria pintar com tinta acetinada pois se não for não precisa colocar reflexão.

• 22/09/2016 às 13:46

@danielreple

Realmente, o vilão da história era o displacement! Fica bacana, mas é uma b*%$& na renderização. O light cache passa a demorar anos..

Enfim, estou mais satisfeito com o tempo atual.. Acho que ainda poderia diminuir mais, maaasss.. haha

Infelizmente estou muito zicado.. quando resolvo um problema, me aparece outro (na verdade, esse já vem acontecendo há um tempo).

Aproveitando o post, quatro dúvidas:

1. BUG SPLAT! Sim.. Da sobrecarga no sketchup e ele fecha as vezes! Mesmo com o SketchUp 2016 :/ oooo software ruinzinho :/ Soluções ?
    2. Na renderização, normalmente o SketchUp usa bastante a CPU, certo ? Mas no meu caso, normalmente, ele usa a maior parte do tempo uma média de 23% da CPU. Sendo que a memória RAM (tenho 8GB), ele usa no máximo 6GB. Isso está +/- certo ?
    3. Sempre durante a renderização, de tempos em tempos, abre uma janelinha do Windows dizendo que está faltando memória, e que recomenda que eu salve meus arquivos e feche tal aplicativo, no caso aparece o Sketch na janela. Tem algo de errado. O que seria ?
    4. Não sei se esses 3 itens acima possuem alguma conexão com este item 4, ou se um influencia o outro, mas estou com problema no driver da placa de vídeo acho.. Pois sempre que eu inicio o render, eu não posso de jeito NENHUM abrir algo (programa) em paralelo, seja um navegador, seja o Paint (sim, o paint)! Parece que o driver não aguenta.. e então a tela fica preta.. da pra saber que o Windows está funcionando (pois se eu aumentar o volume pelo teclado, e ele faz o sonzinho e tals), mas a tela não volta.. o driver provavelmente da erro e não se restaura.. resultado: sou obrigado a reiniciar o pc e começar tudo de novo! Tenho instalado o GeForce Experience e sempre estou atualizando (atual: 372.90). O que será ?

Resumindo: está foda.. hahaha

• 22/09/2016 às 23:27

1. Salvar constantemente o trabalho e de hora em hora trabalhada salvar o arquivo com um novo nome, para ter backups de tudo oq já foi feito! hehehe….
    2. Vc deu uma misturada no assunto… memória é uma coisa e CPU é outra! O vray usa as duas. Essa limitação que está acontecendo com vc é do windows, que está reservando parte para outras tarefas. Da uma pesquisada nisso na internet;
    3. Acho que com o SketchUp e vray não tem nada de errado, pois quando está renderizando o programa suga tudo mesmo! Verifica se não está causando nenhum problema, fora o uso intensivo da memória, mas acho que o único “problema” é que o tempo de vida útil da memória vai diminuir;
    4. Como falei, o render exige muito do computador, por isso o mais recomendado é não fazer nada em paralelo durante a renderização, pq pode dar algum erro no programa mesmo. Sobre a tela preta, veja se a placa de vídeo está configurada certinho, pois pode ser q vc não esteja usando ela para algumas funções do seu pc, assim ele usa outros recursos que estariam ocupados com a renderização. Mas acho que se vc aguardar a renderização terminar pode ser que a tela volte ao normal.

Resumindo: é foda mesmo! hehehe…