V-Ray

Material bordas desgastadas – vray

Este tópico contém respostas, possui 5 vozes e foi atualizado pela última vez por  Italo Vinicius 2 meses, 3 semanas atrás.

  • Autor
     |  557 Views Posts
  • #118544

    Console Table

    Boa tarde.

    Alguém sabe como fazer e aplicar este material no sketchup vray?

    Obrigado

  • #118552

    Você quer as arestas desgastadas, acertei?

    A melhor forma é criar mapas de reflexão e usá-las na camada reflections do V-ray. O mapas são imagens em preto/branco, indicando onde haverá o desgaste.

    Para maior controle, usa-se Photoshop e as ferramentas de mapeamento básicas do SketchUp (infelizmente, poucas).

    É possível explorar mais este recurso e fazer coisas inusitadas, como fiz neste trabalho: http://andremeireles.com.br/render/machinarium/

    Uma outra opção é usar uma propriedade chamada TexDirt, mas não usei muito. Se quiser explorá-la, fique a vontade.

  • #118553

    Antes de mais, obrigado pela ajuda.

    Sim, acertou. O que pretendo conseguir são as arestas desgastadas (e algumas superfícies). No entanto, não sei como criar esses mapas de reflexão. Essas imagens preto/branco são criadas no Photoshop? Como?

    Obrigado.

  • #118556

     

    Esqueci de falar que você precisará de dois diffuse no V-ray: Um para a textura/cor visível e outro para a cor/textura do desgaste.

    Sobre o photoshop, você vai pintar naturalmente com o pincel, onde branco é o que será visível e preto o que será escondido. A imagem preto/branco deve ter a mesma dimensão que a textura usada no diffuse.

    Se não houver mapeamento, vai dar tudo errado.

    No trabalho que mencionei anteriormente, usei esta imagem abaixo para representar o sangue.

  • #118575

    Acho que o TexDirt deve ser a solução mais fácil pra este caso, pois, como o meireles falou, as ferramentas de mapeamento de texturas do SketchUp não são muito precisas…

  • #118584

    O problema do TexDirt é que apenas consigo que o “desgaste” apareça nas arestas influenciadas pelo “ambient occlusion”. Não consigo ver o desgaste em superfícies lisas como se vê nas pernas da consola.

  • #118607

    Eu não mexi muito do dirt, mas parece que tem como fazer isso habilitando o Invert Normal, olha aí:

    http://www.vray.com/vray_for_3ds_max/manual/vraydirt_examples.shtml

    https://www.vray.com/vray_for_sketchup/manual/new_features/materials.shtml

    Depois vou dar uma estudada nisso também!

  • #119422

    @xcentric, finalmente consegui estudar aqui no TexDirt para fazer esse material que vc citou!

    O único material de explicação que encontrei sobre isso foram os links que coloquei na postagem anterior, não achei nada falando sobre criar um material desgastado, como oq discutimos aqui, por isso acredito que muita pouca gente já fez isso ou ninguém nunca fez, então tive que fazer muitos testes!

    Vamos à explicação:

    Modelei o seguinte objeto para estudar esse material, simulando cantos normais, para garantir que não fizesse o mesmo efeito do Ambient Occlusion, e simulando as bordas quadradas e arredondadas.

    teste dirt 01

    Podemos ver que para este objeto ele até que deu um resultado satisfatório, com um efeito suave nas bordas arredondadas, na parte de cima do objeto, e intenso nas bordas quadradas, na parte dos pés do objeto.

    Uma coisa que notei durante os estudos é que se o objeto tiver alguma face interna oculta, ela pode influenciar de alguma forma no efeito. Por exemplo, se bem na junção entre os pés e a parte de cima do referido objeto existissem faces, apareceria o efeito no canto entre essas partes, mais especificamente sobre os pés,  pois o programa entenderia que existe uma borda nesta parte. Portanto, antes de mais nada vc deve verificar se não existe nenhuma face oculta no objeto.

    Agora veja essas duas imagens que fiz de um objeto com muitos detalhes e curvas:

    teste dirt 02 teste dirt 03

    Como vc pode ver, não devemos aplicar este material no objeto inteiro, com por exemplo nos puxadores, que são muito muito pequenos e detalhados, pois não vai dar um efeito legal.  Por isso devemos criar outro material igual, mas sem o Diffuse do TexDirt (desgaste), para aplicar nessas partes.

    Outro problema que notei é que em partes muito estreitas o efeito é aplicado em toda a superfície, como é mostrado na primeira imagem da penteadeira na parte próxima a gaveta grande, que ficou totalmente marrom. Para evitar este problema eu aumentei a espessura dessa parte e como mostrado na segunda imagem, deu certo!

    Como pode ver nas imagens, apareceu uma risca no meio da moldura do espelho, isso ocorreu pq ela está dividida em duas partes. Para corrigir isso bastava unir as duas partes e apagar a face interna oculta.

    Bom, agora vamos para oq interessa, como configurar o material:

    1. Primeiro criamos um material padrão (Standard) do V-Ray;
    2. O Diffuse inicial, que no meu renomeei para Laca Branca, será a cor básica, no meu caso branca;
    3. Acrescente uma camada de reflexão, que será aplicado somente sobre o primeiro Diffuse, por isso ela ficará somente acima desta camada dentro do material (não vou entrar muito em detalhes desta parte, pois é outro assunto);
    4. Agora criamos uma <span style=”text-decoration: underline;”>nova</span> camada de Diffuse, que no meu renomeei para Bordas Desgastadas, e <span style=”text-decoration: underline;”>arrastamos</span> ela para o topo, na lista de materiais, para que fique <span style=”text-decoration: underline;”>sobre</span> as outras camadas, pois queremos que fique sobre a pintura (laca branca) e sem reflexo;
    5. Em Color, escolhemos a cor do desgaste (madeira), que no meu coloquei um marrom escuro;
    6. Em Transparency, clicamos no m (mapa) e na janela que abrir finalmente selecionamos o TexDirt;
    7. Fazemos as seguintes alterações: Subdivs 20, para não ficar granulado, Distribution 1, para ficar mais concentrado bem nos cantinhos e ir suavizando conforma vai se distanciando, Radius 0,5, pra não ficar tão largo, e o mais importante selecione a opção Invert normal, para fazer o efeito nas bordas e não nos cantos;
    8. Caso queira que deixar um efeito menos uniforme nos cantos, como está na imagem que vc postou, basta clicar no m (mapa) do Black, selecionar TexNoise e colocar 100 ou mais no Size.

    Obs.: Achei que o efeito ficou um pouco fraco, por isso criei mais uma camada igualzinha a Bordas Desgastadas, que chamei de Reforço Bordas Desgastadas.

    Poderia fazer de outra forma, colocando a camada marrom embaixo sem nenhuma configuração e a camada branca acima, com o TexDirt aplicado no mapa da cor (Color) deste, mas o desgaste também ficaria com reflexo e eu não conseguiria reforçar com mais uma camada igual, como fiz.

    Se para não ficar nenhuma dúvida, aí está uma imagem com as configurações do material:

    Material dirt

  • #119476

    Caramba @danielreple ! Que tabalho heim!

     

    Assim que tiver tempo irei tentar replicar esse seu estudo!

     

    Abs!

  • #132166

    Caramba!

    Esse efeito me ajudaria muito, pois minhas paredes sempre ficam retinhas em suas curvas, de forma perfeita, e sabemos que as coisas não são assim, estilo gráfico de Playstation One.

    Vou tentar a sorte com o mapa de reflexão… Tomara que dê certo e.e

    Provavelmente terei que fazer isso no Photoshop… Alguém poderia confirmar se, o mapa de reflexão é, além de preto e branco, com cores invertidas?

    Por exemplo… O bump existe o preto para partes “a trás” e o branco para partes “a frente”… O reflection pode ser a mesma imagem, ou precisa de alguma alteração?

     

    Obrigado!

  • #134874

    @italonge, pode ser a mesma imagem, desde que corresponda ao efeito que você  deseja. Caso contrário você inverte as cores num editor de imagens ou dentro do V-ray.

    Reflexão: Branco reflete tudo, preto não reflete. É possível também ajustar com valores intermediários (escala de cinza) para regular para mais ou para menos.

    • #136340

      André, obrigado pelo esclarecimento!

Você deve fazer login para responder a este tópico.