• 03/02/2010 às 12:24

Oi, quando faço render me demora no minimo 5 horas CAda um…

• 03/02/2010 às 12:27

Bom dia
    Tem coisa errada aí, eu particularmente não uso o v-ray, mas acho muito tempo, deve ter alguma coisa de errado nas configurações, poste mais informações para que alguém possa lhe ajudar.
    Abs

• 03/02/2010 às 14:05

Cátia,

novamente, olhe as configurações do vray…
    vc tá colocando muito altas elas….

e vê se seu pc aguenta.

• 03/02/2010 às 16:37

obrihgada ajuda, mas quais valores podera estar altos??

• 03/02/2010 às 17:33

Parametros do Light Cache
    e Indrect Ilumination e Irradiance Map também.

Enviroment deve estar configurado errado…

vários são os fatores que podem acelerar ou retardar seu render depende de como está config.

• 10/08/2010 às 20:02

Aproveitando o tópico,

Estou trabalhando com uma cena interna de mais ou menos 20MB, com poucas texturas mas com uma geometria um pouco pesada (um pouco só). Estou trabalhando perfeitamente só com o SketchUp, mas quando pedem pra renderizar uma cena começa a dor de cabeça.
    Minhas cenas demoram no MÌNIMO 3 horas pra renderizar, já testei todas as Visopts do V-ray mas sem chance, demoram ainda mais.
    Uso o Irradiance Map no Primary e Light Cache no Secundary, já mexi em vários parâmetros assim como vi em vááários tópicos aqui e não está adiantando nesta cena.
    Notei que quando peço pra renderizar o “Building Light Cache” demora um absurdo (pra carregar a barra de status da renderização) e estou trabalhando só com GI.

Pergunta:

Eu sei que as máquinas que estou trabalhando (empresa) não são potentes, mas será que estou tentando fazer milagre? Em qual é mais vantagem eu usar para renderizar? E o que eu posso pedir para melhorarem em uma delas pra que adiante o desempenho nas renderizações?

Computador 1): Vista – Pentium Dual CPU E2160 1.80GHz 1.80GHz – 2,00 GB Ram – 64 bits – Placa de video: NVIDIA GeForce 210

Computador 2): XP – Pentium 4 CPU 3.00GHz 3.00GHz – 2,00 GB Ram – 32 bits – Placa de video: Intel 829156 Express Chipset Family

Uma imagem da cena em SketchUp se precisarem te ruma noção antes de ajudar

Obrigada 🙂

• 10/08/2010 às 20:11

Bati o olho no tapete e vi que com certeza está usando Displacement nele, e Disp + Light Cache = SUICIDIO.

Calcule o GI primeiro, salve os mapas de GI, coloque nos respectivos slots, e só então habilite o Displacement.

Abraços

• 11/08/2010 às 02:48

Posso estar falando besteira mas verifique se o “Caustic” está habilitado
    Abs

• 11/08/2010 às 13:41

Marlon, pois é, tem displacement e bump no no tapete.
    Nossa, eu sinceramente não sei como fazer o “Calcule o GI primeiro, salve os mapas de GI, coloque nos respectivos slots, e só então habilite o Displacement.”

Sem querer abusar, mas voce pode “traduzir” pro pessoal mais leigo (eu)?

Dercole, o Caustic está desligado, mas no GI o Refract Caustics está ligado.

• 11/08/2010 às 13:49

Então Lil, eu fiz um video tutorial a um tempo atras, mostrando isso.

Aqui eis o tal… haha

Abraços

• 11/08/2010 às 17:20

Nossa ótimo o tutorial Marlon, mas eu fiz aqui a ainda continuou demorando MUITO pra carregar o Building Light Cache.
    Troquei o secundary pra Deterministic Monte Carlo GI e ficou bem mais rapido, de 5 ou 6 horas de render, diminuiu pra 2 horas. ashusaha
    Mas ainda to achando muito demorado pra um render com essas configurações baixas que eu coloquei.

🙁

Outra pergunta agora: O que eu preciso melhorar nesses computadores que pode melhorar o desempenho da renderização?

• 11/08/2010 às 18:09

Processador e memória.
    Os principais. É claro que tudo depende de quanto voce estaria disposta a gastar.

Ou talvez seja uma ideia comprar um novo, com uma configuração legal para trabalhar com a modelagem e com o render.

• 11/08/2010 às 18:49

Você está calculando corretamente o Light Cache ? Pois você pode estar sobrecarregando sua maquina com as configurações…

• 12/08/2010 às 01:29

Rapaz…….o displacement é uma desgraça mesmo……
    lembro que eu tava com uma cena que tinha o gramado em displace grande………o light cache demoro 4 horas até que perdi a paciencia e cancelei pra testar sem o displace e saber se era isso….bingo, o que era 4horas virou minutos…….
    ……
    mas no seu caso é curioso mesmo sem o displace ele continuar assim…..
    mas isso é variável de configuração, como ta a iluminação e também do porte do pc…..
    …….
    abraço……

• 12/08/2010 às 18:25

Marlon – O light cache tava com 1000 no Subdivids e 0.02 no sample size. Mas ai abaixei pra 200 e 0.002 respectivamente e mesmo assim a renderização demora demais pra fazer o “Building light Cache” ai eu desisto.

Nandim – As configuração (nao sao boas) eu postei, mas eu tirei todas as luzes da cena e dexei o enviroiment Gi ligado, e mesmo assim sem sucesso. Agora pra renderizar eu coloco o “Restore default options” mas a qualidade da imagem final é muito ruim.

Vou tentar testar com as visopts que o pessoal disponibiliza pronta por aqui.

• 12/08/2010 às 19:20

Cara, tenta ver no hd do arqpadao, tem umas visopts bem interessantes, com configurações para renders finais. Vai demorar um pouco, mas o resultado é muito bom.

• 18/08/2010 às 19:47

entao acreditem mas fiz um render no max output que demorou 31hs

• 18/08/2010 às 20:00

Pss. acredito que as configurações tavam meio doidas. kkkk
    Nunca vi não um render de 31hs.
    O máximo que consegui foi 9 horas.
    Eu nem sabia mecher nas configurações e tava tudo desajeitadoo… kkkk

• 18/08/2010 às 20:03

é entao pra falar a verdade nao sei mexer mto bem nas configuracoes…
    mas o trampo nao fica ruim so que demora demais
    como q poe imagem aki? vo manda pra vcs darem uma olhada

• 18/08/2010 às 20:12

Nossa, li umas 3 vezes a frase pra ver se eu tinha entendido certo as 31 horas. lol

Sobre o problema do Light Cache ainda nao resolvi, estou renderizando tudo em Monte Carlos e Irradiance, não fica tao ruim assim, mas to desanimada com os meus render, então parei pra estudar mais as configurações dos materiais, e tirar as “gambiarras” dos desenhos. Mas vamos ver.

• 18/08/2010 às 20:25

Four20, me parece que você ainda não se apresentou..
    Cria um tópico aqui: http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewforum.php?forum=9.

Certo..

Gabriele.
    Tenta postar umas imagens da sua cena para podermos ver..
    E caso queira, para aprender mesmo, e com rapidez, o curso do Andeciuala é bom demais. Tudo sobre vfsu. Vale a pena heinn..

• 29/09/2015 às 10:57

Tente copiar o arquivo e colar em um novo. comigo funfou! Estava em uma maquete externa de uma edificação de 1000m², em um dia estava td ok, no outro começou a travar o light cash e as vezes até fechar o Sketchup…

• 08/09/2016 às 18:30

Pessoal, como é o mesmo caso, imagino que posso postar aqui mesmo! Estou com 8 cenas pra renderizar e cada uma esta demorando no minimo 4 horas, to achando muito estranho, o que preciso verificar? Subdiv do reflexo em 20 a 32 em todos os materiais pesam desta forma? Estou com shutter de 35, f-number de 7 e filmspeed de 350, output de 1280×720 e ainda estou tentando utilizar a opcao de host para usar processador de outro note. Ambos tem i7, um com mem de8g e 1 de 4…ou sej,a minha configuracao nao e tao ruim assim…:( please help me

• 08/09/2016 às 22:52

@prisciladecol, dependendo da complexidade da sua cena, esse tempo pode ser razoável, mas em uma resolução maior, pq nessa q vc está renderizando acho que pode não ser suficientemente adequada, mas isso depende do uso que vc fará da imagem.

São realmente muuuuitos fatores que podem influenciar no tempo de render. Veja mais alguns tópicos falando sobre demora na renderização:

http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/lentidao-no-render/

http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/meu-render-agora-demora-mais-que-o-dobro-porqueajuda/

http://sketchupbrasil.com/busca-google/?q=demora+render

Se puder, posta umas imagens da modelagem e render.

• 10/09/2016 às 11:37

@danielreple Ola Daniel,

Nossa com certeza deve ter algo errado, estou usando a renderizacao em rede, desabitei todas as camadas, mantendo apenas paredes e portas, e sempre trava no rendering image 🙁 meu deusss nao sei mais o que faço? Sera que vale  pena desinstalar o skp e vray? Meus projetos nao estavam assim, agora esta demorando muitooooooo pra renderizar…deixei a cena com pouquissimos objetos ontem, hoje acordei ainda estaa em 0% de render, enviando as informacoes para onote escravo, e já tinham se passado quase 7h de render !!!! Me ajudem por favor…

• 10/09/2016 às 22:20

Priscila, tem alguma coisa errada mesmo.

Como falei no outro tópico, veja este que fala sobre renderização em rede:

http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/problema-distributed-render/