• 03/09/2016 às 12:34

Eu montei um computador de:

processador – i7 LGA 1150 4790K 4.0GHZ 8MB

memoria – 16GB DDR3 2400MHZ

HD – hd SSD SATA3 120GB

Placa de video – Quadro k420 2GB DDR3 128bits

Fonte – 750w

Eu fui renderizar um projeto de 180MB que possui muito detalhe e varios adornos, porém mesmo com essa configuração,  meu computador não conseguiu renderizar e dava aquele bug splat. Ele trava e fecha antes de começar a porcentagem de 1 a 100%.  Eu conversei com varias pessoas e cada uma me dava uma opinião diferente. Uns me falaram que a placa de 128bits é fraca e precisa de no minimo 256 bits e um cuda e clock alto. E outros me falaram que a placa não interfere na renderização do vray, que o mesmo utiliza apenas um bom processador e memoria, que a placa é utilizada mais para viewport e agilidade. O que eu faço? Compro uma placa mediana estilo gtx 970, uma top estilo gtx 980, gtx 1070 ftw de 256 bits e clock e cuda alto, ou mantenho essa minha  de apenas 128 bits? Se eu mantiver a minha o que pode ser que está acontecendo e como faço pra resolver?

obrigada!

• Este tópico foi modificado 3 meses, 1 semana atrás por Foto de perfil de Rafaella Franco Rafaella Franco.
    • Este tópico foi modificado 3 meses, 1 semana atrás por Foto de perfil de Rafaella Franco Rafaella Franco.
  • 04/09/2016 às 18:15

Eu tenho quase a mesma configuração que você,só que eu tenho uma gtx 970.

Eu to renderizando um arquivo de 400mb e posso te afirmar que o v -ray  não utiliza a placa de video(to monitorando com MSI afterburner), mas o precessador fica sempre em 90% de uso.

Ele só usa a placa de vídeo se for usar o RT,provavelmente o problema é o arquivo.

obs. as placa da Nvidia GTX foram desenvolvida pra jogos.

• 04/09/2016 às 20:44

Como o @matheustakara falou, o vray em um render normal (R) não utiliza a placa de vídeo.

A placa de vídeo só é utilizada mesmo no SketchUp (viewport) e no Real Time (RT) do vray.

Acho que o problema está no projeto, deve ter algum bloco que vc baixou que está causando isso! A única forma de verificar é ir tirando bloco por bloco, dando purge (Eliminar os não usados), e ir tentando renderizar até encontrar o bendito!

Por isso que sempre baixo os blocos separadamente e testo, pra ver se tá renderizando certinho, só então copio e colo no projeto.

• 04/09/2016 às 20:56

Vou ir testando isso to achando também que realmente é o projeto. Vocês usam muito o RT ou usam mais o R mesmo pra renderizar? E qual placa de video então  vocês me indicariam já que não utiliza tanto ela pro render? Eu ia comprar aquela top  gtx 1070 ftw 8gb de 256 bits, mas já que não precisa, qual que vocês me indicam? ou acham que eu fico com a quadro mesmo de 128 bits 2 gb?

Obrigada!!

• 05/09/2016 às 00:04

Se sua intenção é trabalhar com o V-Ray, não precisa se preocupar com a placa de vídeo não, pois o principal é o render normal mesmo. O RT agente costuma usar mais durante alguma configuração que queremos ir vendo o resultado logo, sem precisar ficar reiniciando o render toda hora, e pra imagem final o normal é usar o R mesmo.

Mas se vc for usar outro renderizador, que dependa mais da placa de vídeo, como o Lumion ou Unreal Engine 4, e for renderizar cenas mais complexas, aí sim vc pode pensar em comprar uma melhor!