• 19/09/2015 às 00:35

    Boa noite pessoal;

    Eu pesquisei sobre o assunto aqui no fórum, vi pessoas com a mesma dúvida que eu, mas sem a resposta exata (ex.: sugeriram baixar o pluggin 4gb – que a propósito já baixei). Surgiu este erro que alerta que a pasta TEMP está cheia, mas não sei onde fica. É a pasta TEMP do windows? Se for, achei e limpei. Mas o erro continua, por isso presumo que seja uma no V-Ray ou SketchUp. O problema é que entro em Arquivos e Programas e na pasta do SU não existe essa pasta. Também não existe uma pasta do V-Ray no Arquivos e Programas. Então, que pasta é essa? Onde ela está? Qual a função dela?, já que o fato de ela estar cheia me impede de renderizar.

    No aguardo da resposta!

    Grata!

  • 19/09/2015 às 04:47

    Quanto ao plugin 4gb, se vc está utilizando as versões 64 bits do SU e V-Ray, não tem mais utilidade!

    Para encontrar a pasta temp, digite no executável do windows %temp%

    Depois é só apagar o conteúdo desta pasta.

  • 19/09/2015 às 11:19

    Bom dia, Daniel. O que eu fiz foi isso mesmo. Não adiantou no meu caso.

  • 20/09/2015 às 11:16

    Bom dia Letícia.

    Que versão de SketchUp você usa? É 32 bits ou 64 bits?

    Este erro não é porque a pasta TEMP está cheia, e sim um sintoma de que algo no seu arquivo está fazendo o SketchUp consumir muita memória. Como a quantidade de memória que o SketchUp pode usar chegou no limite, ele tenta criar um arquivo de erro na pasta TEMP, mas como não tem memória suficiente, ele não consegue criar o arquivo e mostra essa mensagem de erro.

    A primeira coisa a se fazer neste caso é identificar se o problema é porque tem muita geometria modelada e desnecessária ou se é problema de material. Problemas relacionados a material são arquivos baixados da 3dWarehouse, configurados com materiais de versões antigas do V-Ray, contendo texturas que não estão no seu computador, habilitados a trabalhar com displacement, bump ou todos essas opções juntas.

    Para saber se é geometria, use o purge que vem no programa ou instale o plugin Cleanup³ e limpe o arquivo das coisas indesejadas.

    Para saber se é material, na aba Global switches, habilite a opção override material e desmarque a opção Displacement. Na aba System, coloque na opção Dynamic memory limit a quantidade de memória disponível. Pode usar essa calculadora para achar o valor necessário.

    Se fazendo isso voltou a renderizar sem erro, desmarque o override material, mantenha desmarcado o Displacement e renderize de novo.

    Se renderizar sem problemas, o problema é um material. Se você precisa usar displacement, vai ter que achar o material problemático ou usar a opção Regenerate all V-Ray Materials. Isso fica no menu Extensions » V-Ray » Debugging.

    Essa opção é em último caso porque ela apaga todas as configurações que você fez para o material. Se você não se importa com isso, pode usar tranquilamente.

    Se você fez tudo como descrito acima e ainda assim persiste o erro, use o fluxo de trabalho descrito neste link.

  • 21/09/2015 às 02:08

    Gente voces sao meus idolos seus lindos!!!

    Ja estava preparado para ser demitido amanha alem de um esporro gigantesco!!!

    Estou a 3 dias tentando renderizar uma coisa imensa e nao conseguia. Li varias coisas que se poderia fazer a respeito aqui e agora FUNCIONOU!!!

    AMO VOCES!!!  <3<3<3 !!!!!

     

     

  • 21/09/2015 às 02:20

    Gente, to tao emocionado que ate chorei! kkk

    Nao vou ter mais q me Refugiar no Suriname !!!!

  • 21/09/2015 às 04:19

    É que é um projeto imenso, que acho que ele vai ganhar uma pequena fortuna, ja estouramos o prazo e tal. Aí se eu que tou responsavel pelas imagens da apresentaçao e finalizacao da apresentacao que é terça nao entrego acho que ele esfola minha cara no asfalto até chegar no osso kkk

  • 21/09/2015 às 10:51

    Bom dia, pessoal!

    Meireles, muito obrigada! Consegui deu certo! Eu estava desconfiada de uns blocos que baixei no Warehouse e deletei eles e depois dei um purge. O erro sumiu! Meu projeto estava com 160mb e desceu para 112mb. Por enquanto estou conseguindo renderizar novamente. Se o erro voltar eu tento as outras formas que você me explicou, se não funcionar eu volto aqui para perturbá-los, rsrs.

    Mais uma vez, muito obrigada!

  • 22/09/2015 às 11:32

    Já pode pedir um aumento @guibonfim. Se ficar rico, lembre-se da gente.

    @lpasolinip, o 3dWarehouse é uma ótima idéia, mas cada usuário trabalha de forma diferente. Sempre que for baixar de lá, faça uma inspeção no arquivo antes de importar no seu modelo.

  • 22/09/2015 às 16:10

    Como eu faria essa inspeção, Meireles?

  • 22/09/2015 às 17:18

    Basicamente, é abrir duas instâncias do SketchUp (janelas). Uma com o seu modelo e outra para baixar os blocos do warehouse e fazer limpezas antes de importar na outra janela.

    Nesta outra janela você apagaria layers (camadas), materiais repetidos e pode até usar a opção Regenerate all V-Ray Materials, como descrevi na mensagem anterior.

    Falando nisso, tem essa postagem aqui, em que o projeto é de complexidade média, mas mantive poucas camadas, materiais e geometria. O arquivo tem apenas 13 mb.

    Não estou me vangloriando… apenas dei esse exemplo, para  ressaltar que é possível otimizar o arquivo a fim de evitar futuros problemas.

  • 22/09/2015 às 17:28

    Não acredito! E eu fico tão agoniada com aquele monte de layer que vem dos blocos… Rs’. Eu sou muito detalhista. O modelo que estou trabalhando é um lote com 3 casas dentro sendo uma nova. Nessa nova fiz basicamente o interiores dela para demonstração. Queria fazer o paisagismo, mas nem vou arriscar. Está com 113mg! Essa informação é de muita valia. Muitíssimo obrigada, Meireles! Já estou amando esse blog! Rs’.