• 17/01/2016 às 11:26

Bom dia galera, estou fazendo um projeto/estudo… e gostaria da opinião/dicas de vocês, galera pró que manjam do “babado”. Sou bem noob ainda nesse mundo dos Renders (é um mundo a parte), então se puderem me indicar uns materiais legais pra estudo eu agradeço, por que vou precisar meesmo!!! rsrsrs principalmente iluminação artificial. Os renders estão pequenos porque está demorando pra caramba…o que posso alterar pra forçar menos meu processador?

13 15

• 18/01/2016 às 22:39

Sempre que estiver com algum problema que não está conseguindo resolver, pesquise aqui no portal, que provavelmente vai encontrar.

Por exemplo, a primeira imagem está com um problema de manchas escuras, então coloque na busca aqui do site por manchas escuras, se não encontrar nada tente com outras palavras, que pode ser que encontre.

Quanto a demora, também pode fazer como expliquei acima, mas vamos ver aqui mesmo. Me responda:

• Oq vc considera como “demorando pra caramba”?
    • Vc alterou alguma configuração padrão do render?
    • Quantos pontos de luz vc está utilizando? Vc colocou 1 em cada uma dessas luminárias que estamos vendo nas imagens?
  • 19/01/2016 às 10:40

@danielreple

Tudo certo amigo? Realmente fui vítima da PREGUIÇA hahahahaha”, não farei isso novamente. Com relação as manchas, acho que já resolvi, não posso dar certeza ainda porque os testes que ficaram legais foram todos com o Skylight ativado, percebi que um bom conhecimento de câmeras ajuda “pra caramba”.

• O Tempo de Render (eu não sabia olhar o tempo do Render até o momento que criei o tópico): 43 min.
    • No 1º Render eu desativei a Physical camera, com o intuito de testar só as lights mesmo, criei materiais emissivos por achar (achismo mesmo) que ficaria mais leve, e dupliquei as lights… (tem 2 fileiras de leds dicroicas que eu ainda não mexi), acho que modifiquei o Color mapping também, pro HSV Exponential (testei antes com o Exponential, mas não tava preservando a cor e saturação dos objetos), deve ter um parâmetro de Color mapping melhor pra ambiente noturno, mas eu ainda não sei. Não me lembro de ter modificado mais algum parâmetro.
    • Então, deve ter uns 35 pontos de luz com o material emissivo que eu criei e uns 45 spots de led que eu baixei e coloquei no projeto (ainda não mexi nesses spots até o momento, posso apagar eles e ver o tempo final do render).
    • Tive umas melhorias aqui setando umas configurações de abertura do sensor, iso e shutterspeed.

Nossa, ficou grande rsrs.. Obrigado man!

• 20/01/2016 às 20:38

43 minutos é um pouco alto para uma imagem de 800X600!

Quando quiser testar somente as luzes artificiais, é melhor vc desligar as luzes naturais no Environment e não a Physical camera.

O Emissive serve apenas para parecer que está saindo luz de algum objeto (lâmpadas, tvs, etc), ele não tem função nenhuma na iluminação da cena;

Quanto maior o número elementos para iluminação, maior será o tempo de render, pois o vray terá que fazer os cálculos  para cada um deles. Como o sua cenas tem muitas luzes e bem distribuídas pelo ambiente, vc não terá muitas sombras, por isso acho que seria melhor vc trabalhar apenas com uma ou outra rec light para iluminar o ambiente inteiro;

Pesquise sobre Manchas escuras.

Links para estudo:

http://sketchupbrasil.com/grupos/tutoriais/forum/topic/tutoriais-vray/

http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/tutorial-vray-options/

• 20/01/2016 às 22:37

Fala @danielreple, então cara rec light foi minha primeira tentativa, mas fica um retângulo gigante e brilhoso flutuando na cena, a iluminação de fato fica ótima, mas o ponto de luz retangular chama mais atenção do que a cena em si, se é que eu consegui ser claro, óbvio que pra render com um enquadramento menor não tem problema nenhum, mas se eu quiser um render com um visão externa (como uma primeira impressão de um cliente ao passar de frente com a loja) inevitavelmente vai capturar a loja inteira, incluindo o teto, daí que complica. Vou estudar pelos 2 links que você gentilmente me indicou e procurar uma boa solução pra isso. Desde já agradeço sua boa vontade e suas dicas, valew mesmo cara.

• 20/01/2016 às 23:48

@yagavirtuos, estuda os tópicos que aparecem nessa pesquisa que eu fiz aq no site, além de aprender como ocultar a rec light, vc vai aprender a evitar mais coisas que podem causar outros problemas.

http://sketchupbrasil.com/?s=rec+light+visivel

• 29/01/2016 às 13:52

@danielreple, e aí man. Dei uma estudada “maaaaaaaaaaaais ou menos” nos links que você me passou, e realmente gostei mais dos resultados agora, fiz uns testes com o Skylight desativo pra ver só os efeitos das luzes mesmo. O Tempo do Render continua me incomodando já que com o a Rectangular Light, subiu pra 47min… mas isso eu pesquiso por aqui depois como melhorar, e o “efeito sanca” da Rec. eu também não quero…mas falando do principal que é a iluminação, penso que estou caminhando na direção correta. Segue o último resultado abaixo:

A05

• 01/02/2016 às 20:41

A parte de iluminação para imagens noturnas melhorou muito!

Quanto ao tempo de render, esse que vc disse não é nada absurdo, mas realmente está um pouco alto para esta imagem!

Além das configurações do Options, muita coisa influencia nesse tempo, como a quantidade de material emissivo, materiais reflexivos, materiais transparentes com refração, luzes, displacement, bump, etc. Outra coisa que impacta diretamente no tempo de render são as configurações do computador.

• 01/02/2016 às 21:39

Alyson, já melhorou muito a cena!

Alguns pontos que eu tenho a comentar são os seguintes:

• a luminárias de LED estão bem legais, porém dificilmente vemos os leds destacados dessa forma, a não ser que eles estejam dimerizados com um nível bem baixo, o que acho não fazer muito sentido para essa cena (embora, se sua ideia é abdicar um pouco do realismo em prol de destacar um produto que está sendo vendido – as luminárias de LED, no caso – é bem válido)
    • Daria um pouco mais de atenção à modelagem: colocaria alguns óculos nas prateleiras, desenharia um rodapé, e daria uma atenção maior à humanização
    • Qual o material do piso? Achei ele um pouco “pobre” em detalhes. Não sei qual o material que você tentou reproduzir, mas acho que se melhorá-lo, a cena ganhará muito em qualidade.
    • Você tentou outras posições de câmera? Talvez a câmera mais pra dentro do modelo fique um pouco melhor, além de mostrar um pouco mais do projeto

Acho que é isso, qualquer coisa estamos ai!

Abs!

• 02/02/2016 às 23:19

@danielreple,

Então man, realmente tem muito espelho e vidro na cena, o espaço se não me engano é de 4x15m. Uso notebook, to com um Dell Vostro 3560, i5 3ª ger., 4 Gb de ram, e chipset de vídeo dedicado de 1 Gb eu acho. Não é o melhor equipamento pra se trabalhar mas quebra o galho. Vou estudar algumas configurações aqui pra melhorar o tempo no fórum.

• 03/02/2016 às 00:55

jpprezotti,

• Então man, os leds já existem, vou deixar eles mais fortes sim ^^ agradeço a observação;
    • To na fase de testar as lights, ainda não terminei a modelagem, vai ter óculos pra caramba aí, vou usar alguns proxys, senão o projeto não vai nem abrir aqui kkkkkkkkk;
    • O Material do piso é um porcelanato, só pra testar o comportamento dos ligths em um piso brilhante, ainda vou mudar a textura do piso;
    • To utilizando a mesma cena pra comparação das lights, quando eu fizer os renders de apresentação vou criar novas cenas ^^;

Valew brother, obrigado pelas dicas, preciso estudar muito ^^…

• 07/06/2016 às 16:39

Job está entre aspas, porque está mais pra estudo mesmo HAHAHA….

mas enfim, apareceu como job e eu PRECISO desse job hehehe. Enfim, eu já havia postado esse projeto aqui, na verdade foi meu primeiro post, então eu não sei se eu tinha que postar naquele post, ou fazer um novo, porque apesar de ser a mesma ótica, é um projeto totalmente novo, bem diferente do primeiro. Eu mostrei aquele projeto, os donos gostaram, e querem reformar a loja, me pediram o projeto e agora 1000 anos depois, eu não faço a mínima ideia onde aquilo está!!! Hahaha, enfim…chega de textão. Não to gostando do aspecto que o quadro ficou no render, quero que tenha um vidro na frente da imagem, pensei em aplicar uma layer reflection diretamente na imagem, mas acho que não está dando muito certo…teria uma forma de simular vidro diretamente na imagem?
    05-2

• 09/06/2016 às 14:58

@yagavirtuos

A melhor forma de criar esse efeito de vidro na frente do objeto é … criar um vidro na frente do objeto! Hahahaha

No caso do quadro, crie também um moldura, mesmo que bem fina para não deixar os cantos do vidro aparecerem, pois vai criar uma distorção por conta da refração.

Aproveitando, repita o mesmo processo nos espelhos e na TV (outra dica, tenta procurar um bloco um pouco melhor!) Você vai ganhar efeitos bem legais.

Fora isso, outros pontos que gostaria de ressaltar:

• Crie algumas juntas no revestimento de madeira (bem finas, coisa de 1 ou 2 mm)
    • A iluminação da cena não está muito boa. Aumentar um pouco a intensidade da luz ajudaria (ou uma pós)
    • A lâmpadas de led, quando estão ligadas, não conseguimos ver esse desenho interno dela, ela fica como uma lâmpadas normal.
    • Você editou o material do forro?
    • A posição da câmera acho que pode melhora um pouco, está um pouco difícil de entender o que está desenhado no lado esquerdo da imagem. Trás a câmera mais para a direita, e rotacione um pouco. Acho que ficaria melhor!

Acho que é isso!

Abs!

• 10/06/2016 às 16:03

<span class=”login-name”>@jpprezotti</span>,

Muito obrigado pelas dicas cara. Sério!

• Juntas na madeira (realmente eu tinha me esquecido de fazer isso);
    • A Iluminação da cena ainda não está finalizada, ta bem fraca porque o render bate mais rápido =D , pelo menos eu tenho a impressão disso, ou é apenas loucura da minha cabeça mesmo hahaha;
    • Pois é cara, eu selecionei a face errada dos leds!!! MDS!!! kkkkkkkk, vi isso no final do render;
    • O forro não está editado não, vou colocar…não sei o que vou colocar…vou testar aqui hehehe!!!
    • Então…a câmera está posicionada na visão de alguém sentado no sofá que vai ter na loja, a loja é bem maior na verdade rsrs…mas ok, dica anotada aqui, a Tv não estava editada…eu apliquei uma camada de reflection, e ficou bacaninha já…mas to achando ela pequena demais ^^.
  • 14/06/2016 às 23:48

@yagavirtuos, juntei os dois tópicos. É melhor manter tudo no mesmo tópico, assim fica mais fácil de sabermos tudo oq foi feito e vemos a evolução do seu trabalho! (q pelo visto, já melhorou bastante)

Para encontrar os tópicos criados por vc, basta ir no seu perfil e depois clique em Fóruns. Nessa seção, da pra vc ver tb todas os tópicos de outras pessoas que vc respondeu (Respostas), seus tópicos Favoritos (tópicos que vc marcar como favorito no topo, caso queira encontrar facilmente), e os tópicos que vc segue (Assinaturas, para receber notificações por email sempre que alguém postar alguma coisa nesses tópicos).

Pensei na mesma resposta do JP (A melhor forma de criar esse efeito de vidro na frente do objeto é … criar um vidro na frente do objeto!) hehehe….

Lembre sempre que a melhor forma de simular qualquer coisa em 3d é fazendo o mais detalhado possível, e literalmente copiando como é no mundo real!

Além dessa questão q o JP falou sobre as leds, acho que vc colocou o Emissive na parte errada… acho q as bolinhas teriam que ficar brancas e não em volta delas… e oq ele quis dizer é que ficaria bem estourada essa parte e quase não daria para ver essas bolinhas.

Sobre o render ficar mais rápido com menos iluminação, está certo! Quanto mais partes estiverem estourando, mais vai demorar!

Se for forro de gesso, é só colocar a cor da tinta mesmo, pois gesso é bem lisinho mesmo.

Tb não curti a posição da câmera… está baixa e virada pra cima. Use a perspectiva de dois pontos para deixa-la reta.

Aumente o Subdivs da cadeira vermelha e da cafeteira.

• 16/06/2016 às 23:18

@danielreple, fala mestre. Agradecido mesmo pelo suporte hehe! (OFF: velho, como eu era um noob educado, agora eu to me sentindo um noob canastrão e folgado!!! kkkkk)

Anotadas as dicas, estou modelando de verdade agora os móveis que eu criei (Prateleira dos óculos, Mesas de Atendimento, Balcões…) agora quero ver se esse negócio não vai ficar bom de verdade!!! rsrsrs

• 29/06/2016 às 11:50

Gente, olha eu aqui de novo, pedindo socorro!!! hahaha

Preciso entregar esse  trampo essa semana!!! hehehe, seguinte não to curtindo a qualidade das lentes dos óculos, ta muito claro (as luzes do expositor eu vou reduzir a intensidade), mesmo assim as lentes ficaram claras também, MAS…. são proxys, eu tento editar, e vai pra essa tela aqui:2016-06-29

No momento o resultado, ta assim…acho que depois disso já parto pra humanização e pós.
    08.1

• 30/06/2016 às 00:41

Que evolução, heim @yagavirtuos!? Tá muuuuito melhor que a primeira imagem que vc postou dessa cena!

Pra editar os materiais dos proxys, vc tem que ver nessa lista aí que aparece qual o material que vc quer editar e procura-lo na Materials List do lado esquerdo, fora do conjunto dos materiais dos proxys. Vai estar como um material comum mesmo.

Pelo que vi aí, vc quer editar o material “Lente RayBan”, certo? Agora é só clicar nesse material, só que na lista da esquerda, e edita-lo.

Para escurecer as lentes, vai no Refraction e escureça um pouquinho o Color no Fog.

• 01/07/2016 às 16:36

Opa hehe, então @danielreple, cara to muuuuito contente em saber disso ^^”, agora é que eu vou estudar mais rsrsrs, eu estou bem ciente que ainda ta longe de um nível profissional, mas aos poucos nós evoluímos. Cara, eu até meio que “descobri” rsrsrs, mas editei o parâmetro errado pelo visto, eu editei o Diffuse, e não mudou p#%a nenhuma kkkkkkkk…vou seguir tua dica irmão!

Posto o progresso em breve!