• 22/11/2016 às 13:59

Boa tarde. Comecei no Vray somente À 15 dias, e estou com problemas para renderizar uma cena noturna. Fiz vários testes em resoluções menores e a iluminação estava configurada corretamente, ao chegar na luminosidade pretendida aumentei os valores para renderização em maior qualidade e deixei o programa gerar o arquivo. Porém, quando chega na etapa de prepass a iluminação que eu fiz é arruinada por um pretume muito estranho que deixa a imagem com cara de desenho HQ, com essas linhas pretas fortes, além de escurecer diversos pontos da imagem que estão super iluminados.

O que estou fazendo de errado?

Usei essas configurações:

Physical camera:

shutter speed 22,0

film speed 120,0

( restante padrão )

Color mapping:

Reihnard

burn value: 0,8

Output

width 5334

height 5334

Ambient oclusion

amount 1,5

subdivs 50

Irradiance map

detail enhacement on

60,0

radius 30,0

Light Cache 2,100

Sample size 0,0

fdf

• 24/11/2016 às 02:09

Bem vinda @debiesn!

Só por curiosidade, vc precisa da imagem nessa resolução mesmo?

Acho que vc exagerou em ambos os subdivs, no Ambient occlusion tava bom uns 15 e no Light Cache uns 1500.

Bom, mas acho que não é nada disso que causou este problema. Me parece ser um problema com as sombras.

Eu diria que é alguma alteração que vc fez nas sombras (Shadows) das luzes. Vc alterou alguma coisa nesses parâmetros? Se sim, tente voltar para as configurações padrão.

• 24/11/2016 às 23:01

Boa noite. Primeiramente muito obrigada pela atenção.

Sobre a resolução da inagem, a minha intenção era gerar um arquivo pra que quando ele fosse usado tivesse nitidez o bastante para mostrar os detalhes, mas não sei se isso realmente funciona.

Sobre as sombras, acho que mexi sim, mas não lembro em quais luzes, tem alguma forma de resetar as configurações de luz?

Após vários testes acabei tirando este bloco pois ele estava muito ruim, mas estou ainda com problemas na iluminação.

Obrigada!

• 25/11/2016 às 21:05

@debiesn, quanto maior a resolução mais detalhes vc vai conseguir mostra mesmo se der zoom na imagem. Só achei um pouco grande para esta cena, mais isso só afeta o tempo de render, se vc não estiver preocupada com isso não tem problema!

Não tem como resetar as configurações das luzes, se vc não entender direito oq está acontecendo, a forma mais fácil é apagar e criar outra.

Que bloco vc se refere? Mas de qq forma os blocos não tem nenhuma relação com este problema, a não ser que vc baixou algum componente que já tivesse algum elemento de luz, mas acho q não é o caso.

• 28/11/2016 às 09:52

Bom dia! Então, o bloco ao qual eu me referia era o bloco do cobertor, que mesmo em várias diferentes configurações de luz, continuava gerando umas linhas pretas e sombras muito fortes. Coloquei um bloco muito maior e com mais qualidade e transformei ele em proxy.

Aqui nessa imagem vai um teste de iluminação, com algumas mudanças no modelo, sem as sombras e linhas pretas…

2

estou conseguindo resolver aos poucos o problema da luz mas estou tendo sérios problemas com o tempo de render. Sei que o meu hardware é muito fraco para isso, mas essa cena aqui:

render2

Essa cena o vray usou mas 11 horas de renderização. Porém configurei uma cena de luz artificial e o programa não corresponde igual. Coloquei uma cena para renderizar às 00hrs de hoje e quando verifiquei às 09hrs não havia passado de 5% de render. Sabe como eu poderia resolver isso? :/

Obrigada

• 01/12/2016 às 21:53

Já resolveu muitos problemas aí, heim!?

O tempo de render tá realmente alto de mais para esta cena! Podem ser diversos fatores que estão influenciando neste tempo, da uma pesquisada aqui no fórum sobre “tempo de render muito alto”.

• 01/12/2016 às 22:27

Olá, sim, consegui resolver vários problemas… kkk segue imagem abaixo atual, que fiz hoje, exatas 19 horas de render.. Vou dar uma olhada nesse post pra ver como posso otimizar esse tempo.

quarto