• 21/08/2015 às 21:15

Boas

Estou com um problema com a relva/grama, que faz reflectir [um pouco de] verde na parede -branca e cinza [embora nesta se note menos].

De referir que a parede [que tem textura/vismat com imagem diffuse e bump] só reflecte mesmo a relva, como se pode ver junto ao muro exterior a calçada, ou na outra imagem para a garagem, o pavet não afecta a cor da parede branca.

1 2

3 Capture

Já experimentei com outra relva, faz o mesmo, já experimentei desactivar’objects in secondary’ na parede [e na relva] e faz isto, já experimentei alternar entre iluminação ‘do sol’ e via hdri, e faz o mesmo.

Não tenho opções de reflexão no material/vismat da parede e nem de emissão/reflexão no material/vismat da relva,que possa afectar ou alterar definições..

Como se pode ver, pavet e calçada não afectam a cor da parede/muro exterior [que tem aplicado o mesmo material de ‘pintura branca’].

É um render ainda experimental, mas queria perceber como resolver isto. Não faço ideia porque sucede este fenómeno e estou sem ideias de como solucionar esta reflexão indesejada.

Alguma ideia do motivo porque ocorre este fenómeno?

Obrigado desde já.

• Este tópico foi modificado 1 ano, 3 meses atrás por Foto de perfil de Miguel Miguel.
  • 23/08/2015 às 20:22

@mgfdp, por essas imagens que vc postou não deu pra perceber essa questão do reflexo que vc se referiu… mas acho que sei qual é o problema. Da uma olhada no comentário do victor3d no seguinte tópico, pra ver se soluciona o seu problema:

http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/projeto-clinica-de-fisioterapia-e-estetica/

• 24/08/2015 às 07:34

@danielreple

Se reparar na imagem que tem a grama, a parede branca junto à relva e também toda a ‘moldura’ [paredes laterais e pala/coberto] em branco à volta da parede cinzenta apresenta uma tonalidade que não é bem ‘branco’, que não é igual ao branco da platibanda/murete mais acima, na cobertura.

Na outra imagem onde está o muro de vedação dá para reparar que o muro de vedação e a tal platibanda  são brancos mas que o reboco branco nas paredes à volta da parede cinzenta está um pouco diferente, que parece receber um pouco de reflexo da relva/grama. E sim, o branco – em tudo o que é reboco branco – não é um branco ‘puro’, é algo do tipo 253/253/253.  🙂

Logo vou testar com essa sugestão do Victor3d, pelo que li é capaz de ser isso mesmo.

Obrigado