V-Ray

Problema com renderização

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Renato Shishido Renato Shishido 5 anos, 9 meses atrás.

• Autor
     |  448 Views Posts
    Foto de perfil de Leandro Custódio

Pessoal, estou com um problema pra renderizar um projeto. Se renderizo partes do ambiente blz, mais se rederizo uma cena em que pega todo o ambiente da erro. Se alguém conhece os erros e puderem me ajudar serei grato.

Runtime Error!

Program: C:PROGRA~1GoogleGOOGLE~1SketchUP.exe

This application has requested the Runtime to terminate it in an
    unusual way.
    Pease contact the application´s support team for more information.

Abraço.

Foto de perfil de RogerCar

Esse erro de tempo de execução pode ocorrer por vários motivos…pode ser desde arquivo corrompido até problemas na memória.

Se só acontece qdo vc tenta renderizar a cena interia, pode ser que ela esteja muito pesada.

Qual o tamanho total da cena e qual a configuração do seu pc?

Ja tentou dar um “purge unused” no modelo pra remover texturas não mais usadas?

Obrigado RogerCar, o tamanho total do projeto é de 81,3 MB e a configuração da minha máquina é: AMD Phenom ™ II x 4 840 Processor 3,20 GB, memória 4GB Placa de video Geforce 9600.
    Como faço para dar um “purge unused” no modelo?
    Ah, tbm sou de Rio Preto.

Foto de perfil de Renato Shishido

Com o sketchup aberto, entre na opção:

Menu -> Window -> Model Info -> Purge Unused

É interessante também sempre criar o hábito saudável de:

1- trabalhar com layers;
    2- trabalhar com BUMP e DISPLACEMENT somente quando realmente fizer alguma diferenca ter ou não eles na cena.
    3- ter a consciência que o SU é meio ruim pra gerenciar altos números de poligonos;
    4- ter a consciência que reflexo, vidro e luz são crueis pro render, agora imagina uma luz passando pelo vidro, refletindo no chão e pegando em uma parede com displacement de textura?
    5- Usar sempre o purge;
    6- Quando puder, copie sua cena pra um arquivo novo, as vezes da uma boa reduzida no tamanho e na otimização do render.

Foto de perfil de RogerCar

Opa, ja somos 3 então..rs.Tem o Prado q é aqui da terrinha tb…

Esse Purge Unused fica la no “model info” (não sei se é em ingles seu Sketch). É la em windows>>> propriedades do modelo, tem varias opções vc vai clicando nas abas vai ter uma com duas opçoes “corrigir erros” e esse “purge “unused” q em portugues deve ser “remover não utilizados”. Clicando nessa opção ele vai apagar todas as texturas q por acaso vc tenha testado e trocado, ou então texturas de componentes que vc chegou a usar mas acabou excluindo. Mesmo não usando mais, essas texturas continuam carregando no modelo. Esse Purge limpa essas texturas nao usadas do seu modelo, dependendo do caso pode diminuir bem o tamanho do arquivo.

Bom dia!

Obrigado pelas respostas, fiz td q me mandaram mais infelizmente ainda continua com erros, só q agora um novo erro q diz o seguinte:

Unable to create the error report.

Please verify that there is enough space in your TEMP folder.

Foto de perfil de Renato Shishido

Algumas possibilidades além então:

Algum(ns) material(is) seu(s), por algum motivo (não me pergunte o pq), perdeu algum(ns) mapa(s) contido no mesmo, e o V-Ray não sabe como localizá-lo, e fecha o programa.

Como corrigir isso: primeiramente, vc tem que descobrir qual material (ou quais) está com problema. Para isso, abra o Material Editor do V-Ray, e vá dando um Update Preview em cada um dos materiais. Se em algum dos materiais o SketchUp fechar, aí está o problema. Para corrigir, basta verificar qual (ou quais) dos mapas o V-Ray não consegue encontrar. Geralmente, é o Color ou Transparency do Diffuse que são os mais problemáticos.

Através do M do Diffuse, verifique cada um dos mapas, procurando dentro do V-Ray onde os mesmos se encontram em seu PC. Faça isso com todos os layers q vc estiver usando (caso haja Filter do Reflection, Bump, Displacement, etc). Dê um update no material pra ver se vc consertou-o (salve antes).

Se o SketchUp não fechar, é pq esse material agora está OK. Continue dando update em sua lista de materiais até ter verificado TODOS.

2 – Metodo Brute Force (Gervásio Mode On):

Apaga tudo da pasta: C:ProgramDataGoogle Sketchup 7 (ou 8)

E reinstala o SU, pois pode ser algum arquivo corrompido ou problema de tamanho de arquivo de buffer que tá dando pau..

Você deve fazer login para responder a este tópico.