V-Ray

Problema depois da renderização da textura

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 9 meses, 2 semanas atrás.

• Autor
     |  603 Views Posts

Boa noite. Sou novo no fórum e iniciante no Sketchup e no Vray. Estou tentando aprender sozinho por meio de vários sites e tutoriais.

Pois bem, me deparei com um problema, e não sei como resolver;

Depois de renderizar a textura da parede com bump map e displacement map, eu fico com aquela parte branca na parte inferior, como está na imagem.

Alguém pode me explicar o porquê disso, para que eu possa entender a lógica? Eu imagino que alguma configuração esteja “alta” demais, e por isso a textura está “estourando”, porém que imaginei que o Vray fosse reconhecer automaticamente o limite físico de onde a textura está sendo aplicada.

Enfim, dese já agradeço, e peço desculpas caso postei algo errado, ou de forma errada.

Abraços!

Imagem:

Bem vindo @gio-lima!

Isso pode ocorrer na borda de faces com materiais que tenham displacement.

Essa parede já está agrupada separadamente das outras partes da cena (rodapé,  outra parede), certo? Então edite essa parede, selecione a linha inferior dessa face e, com a ferramenta Mover, mova está linha um pouco mais pra baixo, para ficar atrás do rodapé, assim as deformações da borda dessa face, causada pelo displacement, não irão aparecer.

Obs.: Na postagens, faltou só as virgulas entre as palavras chave (tags). Já corrigi.

@danielreple obrigado pela resposta.

Falando com um amigo eu consegui entender o que houve.

Entendi que eu deveria aumentar o limite inferior da parede para que ele ficasse escondido atrás do rodapé. O problema é que nesse caso especificamente, a parede e o rodapé são um elemento só. (não é um componente, nem está agrupado, etc). Foi desenhado como uma coisa só, depois apenas selecionaram as faces que queriam a textura da parede e a textura do rodapé. Peguei a cena pronta para praticar.

O problema principal eu consegui resolver/entender, e quando eu for modelar eu saberei evitá-lo ou corrigi-lo.

Mas nesse caso, tem como eu separar a parede do rodapé? Sabendo que eles são o mesmo elemento?

Como a parede é uma única face, é muito fácil separar do rodapé!

Basta selecionar esta face (clicando duas vezes sobre a mesma) e depois clicar sobre a seleção com o botão direito do mouse e clicar em Criar grupo.

É sempre aconselhável criar grupos separados para qualquer elemento de objeto ou que tenha material diferente! Falamos um pouco sobre isso na seguinte matéria da Revista SketchUp Brasil: http://sketchupbrasil.com/mercado-marcenaria/

Você deve fazer login para responder a este tópico.