V-Ray

Problema IES light – Leandro Teixeira

Este tópico contém respostas, possui 7 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Larissa Isabela Borille Melo Larissa Isabela Borille Melo 6 meses, 1 semana atrás.

• Autor
     |  1286 Views Posts
    Foto de perfil de Leandro Teixeira

Faalaa aew turminha =DD

Bom, estive realizando a renderização para uma designer de interiores e uma das cenas era uma sala de estar, onde ela queria luzes dicroicas no teto.

Tive muitos problemas pra configurar as IES lights, pois eu alterava os parâmetros e dava “OK” e depois, quando acessava novamente as opções da luz ele não tinha alterado –“
    Além disso, não consegui configurar o tamanho da IES light. Diminui o “cone” da luz com a escala (e aumentei pra testar) e nada foi alterado. Agora não sei se trata-se de um erro do Vray ou erro do operador do software! alguém tem alguma sugestão? Estive trabalhando em metros.

Segue imagem do resultado com a “pequena” luz IES.

Porém, pra não deixar a peteca cair e falhar no prazo (ou entregar essa imagem) eu resolvi apelar pra pós-produção.

Renderizei novamente, porém utilizando rec lights nos spots, depois baixei um pacote de brushs com formato IES no photoshop e inseri na pós mesmo.

Imagem Final:

Agora, espero não precisar repetir isso toda vez, além de ser mais trabalhoso, dependendo do ângulo da câmera posso até perder precisão na iluminação. =/

****A modelagem não é minha.
    Valeeu =D

Foto de perfil de Filipe Gustavo Alves Praxedes

Também já tive este problema com o vray. Também tentei de tudo, mudar o arquivo para mm, polegadas, metros, alterei várias vezes o parâmetro e nada.

Se alguem tiver a solução para o problema, posta aí.

Foto de perfil de João Pedro Prezotti

Leandro, nunca tive esse problema …

Tenta criar a IES em outo arquivo do SU, depois copia para esse, talvez funcione! Ou cria um componente da IES + luminária e copia, sei lá …

Abraços!

Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

Quanto ao problema de configurar e depois os parâmetros voltarem ao padrão, provavelmente seu arquivo está com algum erro, tenta da um purge ou copie seu modelo para um novo arquivo e veja se resolve.

Já com relação a escala, é um erro do operador… hehehe… brincadeira. O IES e o Spot Light não sofrem nenhuma alteração quando vc altera a escala deles no sket, vc só pode edita-los no “edit light” do vray, ou no caso do IES, procurar outro arquivo que fique melhor no seu projeto.

Falando em IES, tem um programinha legal e super leve para visualizar as luzes, para vc escolher antes de colocar em seu projeto.

Quem quiser baixar, aí está – IESviewer

Valeu pessoal! Vou fazer uns testes depois!

Daniel, certamente é o operador, ta com defeito isso ai kkkkkkkkkk

Como posso ter uma noção de tamanho do spot usando apenas o IES Viewer?

Eu inclusive fiz um teste, usei a mesma IES light desta cena:

Porém o resultado foi esse da foto acima, ou seja, teve diferença de tamanho! Nunca tive esse tipo de problema, venho tendo depois de instalar a versão 2.0 do Vray

Valeu!

No IES viewer aparece quantos watts tem a lâmpada, além disso tem umas medidas que estão em pés no lado inferior esquerdo. Outra coisa, não sei se vc notou mas da pra renderizar a luz nesse programa pra ter uma noção melhor de como fica.

Essas IESs que estão em baixo do armário são as mesmas q estão em cima da janela? Vc colocou intensidades diferentes?

Foto de perfil de Rondinelle

Leandro a perrgunta que tenho a fazer, nao tem nada a ver com iluminação, mas qual técnica vc usa pra colocar imagens na janela? apenas usa imagem atraz da janela ?

Daniel, mexi pouco no IES Viewer, porém ja tinha notado a pré-visualização sim! Obrigado, vou verificar essa medida em pés! A unidade de potência da IES light que inserimos é lumens né?
    Quanto às luzes abaixo do armário, sim, coloquei intensidades diferentes, porém dei umas distorcidas no formado da IES como testes, então não me lembro se mantive isso….O que me intriga é que eu peguei as mesmas IES lights que estão acima da janela, dei CTRL+C; CTRL+V e renderizei na cena da sala, e ficou daquele jeito =/

Rondinelle, não tem segredo cara, salvo a imagem em PNG, dessa forma ela ja vem com transparência na janela, ai só coloco uma imagem por trás no Photoshop.

Valeu pessoal, abraços!

Foto de perfil de Georgeo Gustavo Ribeiro

Este modelo da imagem da cozinha ficou bom.

Esse valor que mudamos na janela de edição da IES acho que não tem nenhuma medida específica.

Acho que por vc ter colocado valores diferentes, as luzes parecem ter mudado de tamanho, mas acho que foi um efeito causado pelas diferentes intensidade das luzes e pelas posições diferentes com relação às paredes.

Faça uns testes em um ambiente limpo, variando as intensidades e distancias da parede.

Foto de perfil de Larissa Isabela Borille Melo

Preciso de um auxílio para as luzes IES que insiro no Sketchup para o render do V-Ray. Não sei porque elas estão ficando pequenas, assim como mostra a imagem, sei que a escala do bloquinho de luz no sket não interfere, no entanto, nado do que mudei nas configurações ajudou com isso. Além disso, muitas vezes elas ficam muito fracas e quase não aparecem. Alguém pode me ajudar?

Bem vinda @larissamelo!

A escala do bloquinho realmente não interfere em nada, mas vc verificou se está trabalhando na escala correta no SketchUp? As vezes vc pode estrar trabalhando com uma unidade pensando que está trabalhando com outra.

Sobre elas ficarem muito fracas, vai aumentando até ficar como vc quer, as vezes precisa colocar valores bem altos, tipo 10.000

Foto de perfil de Larissa Isabela Borille Melo

Obrigada @danielreple! Sobre as luzes, vou tentar desta forma que mencionou! Muito obrigada pela ajuda!!

Você deve fazer login para responder a este tópico.