V-Ray

Problemas com renderização de cenas internas

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Duilio Maciel 3 anos, 11 meses atrás.

• Autor
     |  550 Views Posts

Boa noite pessoal,
    Faz algum tempo que tento aprender a usar o vray, sempre busco ver as dicas que vocês postam nos fóruns, tutoriais, cursos,faço vários testes mas não consigo fazer cenas internas interessantes, acho que sou muito ruim nisso. Estou fazendo testes ultimamente com a modelagem desse quarto, isso foi o melhor que consegui até agora, como podem ver a cena está péssima, espero que possam me ajudar a renderizar essa cena por favor, já estou entrando em desespero, vou acabar desistindo de aprender a trabalhar com o vray, segue a cena que consegui e o arquivo no link abaixo. Obrigada!
    http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=OdUhu1Gh

teste –

Alguém pode me ajudar??

Bom Dia ” rp2 “.
    Primeiramente suga as regras do fórum, apresente-se, complete seu cadastro, caso contrário ninguém te dará atenção….
    Após isso poste uma imagem da sua cena para que possamos te ajudar.

Desculpe, não tinha visto as regras, acho que agora fiz tudo certo. Completei o cadastro já.
    Sou Rosa, arquiteta e Urbanista, trabalho com o sketchup a um tempo já, mas tenho sérios problemas com renderizações, sempre procuro tutoriais, dicas, fóruns, mas ainda não consegui gerar boas imagens. Estou estudando esse quarto, essas imagens foram o melhor que consegui fazer, mas como podem perceber estão péssimas, coloquei também as configurações que estou usando. O que mais me incomoda é a iluminação da cena, a textura não está boa, mas com os testes eu sempre vou melhorando elas, mas a iluminação eu nunca consigo ajustar. Gostaria muito que pudessem me ajudar.
    Obrigada!

O que devo fazer para melhorar a iluminação da cena? e parecer mais real?

Opaa Rp2, tudo bom?
    Cara, de início, você deve ter algumas preocupações antes do render:

Texturas: Me parece olhando no sofá que a textura está aplicada em cada polígono do modelo, você deve estudar mapeamento de textura (textura projetada)

Os blocos estão ruins, principalmente o da cama.
    Nos nichos você repete identicamente e simetricamente o bloco do vaso, isso fica meio falso.

Procure editar mais os materiais no Vray, adicionando Bump pras paredes, melhorando a qualidade dos materiais, etc.

Estude a aba Camera. Nela você poderá ajustar bem sua iluminação, tem bastante conteúdo a respeito.

Espero ter ajudado! Abraços!

ok, vou fazer mais testes melhorando os materiais.
    Obrigada!

Estou fazendo testes, melhorando blocos e materiais, como foi sugerido, mas algo que está me incomodando muito, é que o teto fica um pouco escuro, como podem ver nas imagens, alguém tem alguma dica de como fazer para o teto ficar mais claro?

Tudo bem Rosa, a modelagem ta boa, o render também, mas se quiser algo mais real, vai ter que ir estudando e testando as propriedades do vray.
    Além das dicas do Leandro, vi dois defeitos que chamaram a atenção, 1 os porta retratos estão entrando para dentro do móvel, 2 os vasos repetidos nos nichos verticais.

Quanto as texturas procure dicas de sites na sala Materiais (Cores e texturas) aqui no fórum mesmo.
    Neste tópico aqui (3DWH) tem dicas de bons blocos.

Seja bem vinda.

Na CameraPhisical vai aumentando o Shutter Speed e diminuindo o F. nunber (testes e mais testes)

Obrigada pelas dicas! Em breve posto mais imagens do que eu consegui!

Fiz novos testes, seguem imagens, acho que deu um melhorada. Mas ainda tem muito o que ajustar, o que vocês acham?

Melhorou muito Rosa, parabéns.
    Tem dois pontos que me incomodaram ainda, o primeiro foi a almofada da mesma cor do sofá que esta entrando para dentro do encosto, segundo o móvel da cama e do guarda roupas esta faltando um pouco de reflexo, os puxadores também.

hum, verdade não tinha reparado a almofada. o reflexo dos móveis ficou faltando mesmo, acho que esqueci, quanto ao cromado dos puxadores eu não consegui colocar, testei algumas dicas que vi, mas não ficou bom…tenho que estudar mais isso. Obrigada pelas dicas, fico aberta a mais sugestões, podem criticar à vontade!

Tivemos um grande avanço aqui, não?? Parabéns!

Além dos comentários do Werlei, tem uma coisa que não sei se é impressão minha mas, parece que a cama está fora de escala, não sei ao certo! Faltou o cromado da maçaneta e o piso pode ter um bump de leve!

Abraços!

Rosa,

Parabéns pela sua evolução. Mas tem um detalhe importante p vc melhorar a posição da câmera de sua imagem.

Vc deve pensar seu quarto como um cenário virtual e não como um caixote fechado. As cenas estão com muita profundidade e algumas estão cortando os elementos do quarto, cama, sofá e etc, por conta do enquadramento.

Primeiro exemplo:
    Nesse primeiro exemplo vc pode observar que além do ambiente está delimitado com as medidas reais do quarto, eu ainda tenho uma área maior para o posicionamento da câmera.

Segundo exemplo:

Nesse exemplo vc pode observar a câmera já posicionada. Não queria póssivel fazer esse enquadramento sem o espaço antes previsto, agora tenho liberdade para escolher o melhor foco.

Espero ter ajudado. Sucesso

Humm, vlw pelas dicas, em breve farei novos testes, e com certeza usarei em outros trabalhos.

Boa, Matheus!!

Você deve fazer login para responder a este tópico.