• 10/09/2015 às 18:02

Oi pessoal, mudei para o sketchup pro 2015 + vray 2.0 e estou tentando aplicar materiais, tipo vidro e água.
    Na hora que configuro e aperto para ver o preview do material dá certo, mas quando aplico na cena e peço para renderizar, não dá certo.
    Será que alguém poderia me ajudar?

• Este tópico foi modificado 1 ano, 2 meses atrás por Foto de perfil de André Meireles Barbosa André Meireles Barbosa. Motivo: movido para o grupo V-Ray
  • 10/09/2015 às 18:55

Você disse que não dá certo, mas não contou qual a aparência que fica.
    Coloque uma captura de tela. Uma do material editor e outra do render final. Isso ajuda a receber uma resposta mais adequada.

É possível que você esteja aplicando o material em um grupo e, nesse grupo, há diversos materiais. Um no grupo e outros nas faces.
    O mais indicado, e que na minha opinião é o correto, é você aplicar materiais apenas nas faces.

• 12/09/2015 às 03:28

@walter, como disse o meireles, seria melhor se vc postasse imagens do seu problema para podermos te ajudar melhor.

Outra coisa que pode estar ocasionando um problema como esse é o mapeamento da textura… bom, mas podem ser várias coisas… descreva melhor o seu problema.

• 16/09/2015 às 17:29

piscina Captura de tela 2015-09-16 17.14.51

Então ai está a imagem da piscina renderizada e do material que estou tentando aplicar.
    Da pra ver que o material que eu criei, conforme aprendi e sempre fiz e dava certo, tem umas ondas, transparência e reflexo. Mas agora no sketchup 2015 não está ficando igual. O que poderia ser? Vcs podem me ajudar?

• 16/09/2015 às 17:40

Tentei também fazer um vidro blidex e não consegui também, ele fica sempre fosco, não fica transparete.

• 17/09/2015 às 01:02

O material da água está correto, veja que as ondulações estão lá, mas bem pequenas….

Tem que ajustar apenas o tamanho. Vc usou noise, certo? Se for, basta entrar no mapa do bump e aumentar o “Size” do noise.

• 18/09/2015 às 14:35

Então Daniel, verifiquei aqui e o mapa está certo. O “Siza” normalmente uso enter 5 e 8. Se aumentar muito não funciona bem. Até testei aqui com valores bem maiores mas não deu certo…

Depois que você me deu essa dica fui verificar o arquivo. Não fui eu que modelei, e vi aqui que o arquivo foi modelado em metros (model info – units) dai cheguei a conclusão que deve ser por isso né?
    Até abri um outro arquivo, fiz uma piscina nova com (model -units) em centímetros, como costumo modelar e deu certo!

No entanto esse arquivo que está em “metros” tem uma paginação diferenciada e que dá bastante trabalho refazer.

Como estou renderizando esse arquivo para uma amiga, gostaria de saber se você me indica alguma outra forma para fazer a água dessa piscina.

Desde já agradeço muito pela ajuda, pois só a partir da sua dica que pensei em verificar o arquivo.

• 19/09/2015 às 03:53

Vc tentou redimensionar o modelo com a ferramenta “tape measure” (fita métrica)?

Se não conseguir assim, tenta ajustar o mapeamento, veja como fazer neste caso no seguinte tutorial:

• 03/12/2015 às 12:32

Tutorial é muito legal. Mas estou com um problema que vai além dele. No meu V-ray, eu não consigo aplicar nenhuma imagem como mapa no texbitmap. Eu aplico uma parede de madeira por exemplo, faço tudo de acordo com o tutorial que tenho aqui da Lynda.com, e na  hora de renderizar, ele aplica somente a cor predominante do .jpg. Por exemplo, coloco uma madeira azul, a parede fica azul, sem a madeira, coloco um piso de madeira marrom, o chão fica marrom, sem a madeira. Não sei aonde estou errado, já coloquei os dois computadores um do lado do outro, coloquei o vídeo e fui pausando, reproduzindo ação por ação igualzinho e o resultado é sempre o mesmo.

Achei que o bug seria e explicação, mas no vídeo da Lynda já fala para colocar o canal para baixo, igual o tutorial, e eu já tinha feito isso.

Agradeço se alguém puder me ajudar, é o que está me travando aqui.

• 03/12/2015 às 23:42

@uklima, vc só tem que redimensionar o tamanho da textura. Vc só está vendo a cor predominante dela porque ela está muito pequena ou muito grande!

Se vc aplicou o material em um grupo ou componente inteiro, pode causar esse tipo de problema, onde oq vc está vendo no SketchUp não é a mesma textura que é renderizada. Para evitar isso, vc tem que editar o grupo ou componente e pintar diretamente as faces.

• 04/12/2015 às 12:12

Pois é, meu problema acho que vai mais além disso. Eu tentei, ao lado do projeto uma coisa bem simples, fiz um quadrado e tentei aplicar a textura a ele, com o mesmo resultado.

Eu redimensiono o tamanho da textura no próprio V-Ray? Porque a textura tb não aparece, como deveria, no Sketchup

• 04/12/2015 às 17:29

Manda um projeto q está com esse problema para um site de compartilhamento de arquivo e disponibiliza aqui pra vermos como está.

• 04/12/2015 às 19:32

Aqui vai.

é apenas um teste estou estudando o programa ainda, então não liguem pela simplicidade, rsrsrs

https://mega.co.nz/#!Ew4w3ToQ!yzGqSYwtGMcdH-9UHBIN2_DuI83feTznlbeMrn9_wJo

• 07/12/2015 às 00:35

Relaxa @UkLima, estamos todos aqui para aprender! Se vc evitar expor seus trabalhos para o pessoal aqui do fórum, vai estar perdendo uma ótima oportunidade de evoluir mais rapidamente!

Quanto a sua modelagem, de modo geral está muito boa!

Dei uma olhada rápida nos materiais, mas não encontrei nenhum com problemas. Qual ou quais materiais vc está com problemas? me fala o nome deles para eu encontra aqui no seu projeto.

• 07/12/2015 às 17:28

Oops, acho que cometi um erro aqui, te enviei o arquivo do Mac, não tenho o V-ray no mac, só o Ketchup. Eu estou aplicando as texturas no PC.

Então o link da pasta no Mega é:

https://mega.co.nz/#F!YxB2DKoK!pJmowcGHIHMTm2ZPmbX6JA

tem o arquivo e a textura. Aplicando ele na parede atrás do relógio, e chamei isso de “parede atrás do relógio” mesmo, depois que eu carrego as texturas de madeira, peço para aplicar na parede (que já está selecionada) mas parece que nada acontece, pois a textura não aparece nas texturas do sketchp para eu  poder redimensionar ela.

abs e obrigado.

• 07/12/2015 às 20:24

Apliquei o material aqui e tá tudo certo!

A textura fica bemmmmm pequena, por isso fica uma cor só, e para ficar certinha vc tem que aumenta-la!

Acho que vc está cometendo o mesmo erro do Chernobyl no seguinte tópico: http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/vismat-nao-funciona/

• 09/12/2015 às 12:32

@uklima, se você está aplicando um vismat importado no seu modelo, é necessário ajustar o mapeamento.

Não identifiquei qualquer textura na parede, mas no piso, ao clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Texture > position, é possível observar que a textura está muito pequena.

Veja bem, são apresentados a você quatro ícones para manipular a textura. Clique e arraste o ícone verde e ajuste a escala da textura.

• 09/12/2015 às 14:50

Então meireles, acho que a gente já está chegando em algum lugar. Tem uma textura pequena no piso mas não tem nada na parede. Este é meu problema.

Vc consegue identificar o que tem de diferente na parede em relação ao piso? Porque a textura do piso está lá e eu posso redimensiona-la, mas a da parede eu não consigo nem aplicar, não tem como eu redimensionar ela, porque ela não aparece no SU, de jeito nenhum. Deveria aplicar assim que eu escolhesse aplicar textura, mas eu seleciono a parede (a parede atrás do relógio) e tento aplicar  e nada.

Tem como saber o que eu fiz de errado nesta parede que ela ficou imune a texturas?

abs,

• 09/12/2015 às 14:51

Caramba, estou quase desistindo disso, já assisti todo o curso da Lynda.com e um outro. Mas empaquei nisso, não posso finalizar nada! Demorei um mês mais ou menos para aprender o básico todo ai do programa. Agora estou a um mês inteiro preso nisso, uma simples textura.

• 09/12/2015 às 20:23

Eu consegui reproduzir o seu problema. Quando eu criei um material pelo V-ray e em seguida renomeei pelo editor de materiais do V-ray, o material é renomeado apenas nele e perde referência com o editor do SketchUp. Portanto não se permite ser aplicado e seu novo nome não aparece na lista de materiais do SketchUp. O nome antigo permanece.

Se eu crio o material pelo V-ray e renomeio pelo editor de materiais do SketchUp, consigo aplicar o material na face.

O estranho é que isso acontece apenas no seu arquivo. Se eu reproduzo isso em um arquivo novo, nada disso acontece.

Reinstale o V-ray no seu computador, ou crie um novo material e renomeie-o pelo editor de materiais do SketchUp.

Como existem duas outras formas de criar materiais, a que eu mais recomendo é que você importe a textura pelo menu File > Import, ajuste o mapeamento na face da geometria e em seguida configure o bump, glossiness, etc.