V-Ray

Problemas no displacement da cena de estudo.

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Larissa Rabelo 4 anos, 5 meses atrás.

• Autor
     |  550 Views Posts

Pessoal, nao sei oq está acontecendo com o meu displacement. Alguem tem ideia?

Valeu abraços

Qual a versão do vray que vc ta utilizando??
    ……

fALA NANDIM, ESTOU USANDO A VERSAO 1.48.95.

eNGRAÇADO QUE SEGUI O VIDEO DO ANDECIUALA À RISCA, E INCLUSIVE OS VALORES DE DISPLACEMENT E AINDA POR CIMA OS MAPAS .

ops mal ai pelo caps lock!

valeu abraços

é por causa da versão… o displacement veio meio zuado parace, não consigo acertar tb.

Como a versão é a nova tem uns a mais msmo…..
    Eu tb já sofri com isso….
    Mas o manolo Marloon me deu umas dicas de como usar na nova versão…
    ………

……
    Então:
    o use globals: tu desmark ele, para poder regular o tamanho pelo editor de texutra do sketchup, tipo com grama, tu diminui ela pra aumentar a repetição e afinar os fios, etc……

No max subdivs: Eleve esse valor para um resulta mais “legal”, aqui eu deixo entre 1500 e 2000 pra não pesar muito..mas ai é base de teste……

O edge Lenght: Reduza esse valor, geralmente 1 fik bem legal, mas pesa um pouco, outra vez vai ser nos teste, o legal é tentar equiparar ele com o subdivds pra não pesar muito e o resultado legal…..

Tipo materiais que eu utilizo MAx Subdivs 2000 e Edge lenght 1….mas ai depende de cada material……

e por fim o valor do displecemente que vai fik ao seu gosto…..mas tb não abusa muito……hehehe…..

OBs.: desculpe pelo tutorial e img meio fraquinhos……é que sou muito ruim como professor………hehehe
    ……….
    Espero que possa ter ajudado em algo…….
    Créditos pro Marlonn que me ajudou a entender um pouco essa mudança na ferramenta…….ai fui adaptando ao gosto……..hehehe

……..
    abraços……..

Opaa, massa ja fiz as alterações aqui e mandei renderizar. vamos ver no que vai dar!!

Valeu Nandim!!

Estou com outroo problema eu acho!! Antes quando eu mandava renderizar o sketchup usava 100% do meu processamento.Agora ele usa no maximo 20% e ai tá demorando mtooo pra renderizar. Alguem sabe o pq disso?

Nossa tá dando uns bugs sinistros aqui.kkkk

Valeuu

Coutinho……
    Tu viu a questão de “memory limit” se não se alterou??
    …….
    outra coisa, dependendo de como vc configurar o displacemente (valores) o bixim vai demorar mesmo….
    Foi o que falei de achar uma equiparação entre bom/veloz……
    Eu tive que fazer diversos testes…..pra pular de 25min para 6min……com um displace aceitável….
    …………
    outra coisa os 20% é quando ta no building light cache? ou no render todo??
    ……..
    abraços…..

20% é quando está assim a imagem nandim!

Acho q vou ter que reduzir mto entao o displacement pq tá a tarde inteira pra renderizar essa imagem com um processador i7 e memoria de 12 gb de ram.

:/ :/

qto ao memory limit oq vc recomenda . botei 2000

valeu abraços

Coutinho….
    isso ai é o que falei justamente…..
    O passo “building light cache”……..
    ele é o primeiro passo…..aqui tb acontece de não usar 100% do processador…..
    mas demora demais quando há excessos no displace…
    …….
    umas perguntas ou dicas:
    onde vc ta utilizando os displacement? só no asfalto e no telhado? ou em mais lugares…..
    e quais valores que tu utilizou??
    ………
    pq se tiver muito tipo, telhado, grama, asfalto, etc……o vray do sketch vai sofrer pra calcular…..
    lembre sempre de amenizar….
    exemplo: pq não utiliza o telhado modelado, tipo em layers, pq ai vc pode desativa para trabalhar com o resto e só ativa na hora do render……
    …….
    são algumas sugestão, pq eu geralmente tento utilizar displace só quando é muito necessário tipo asfalto, grama(mas é raro)……
    …….
    Mas pra tentar ajudar me diga:
    quais locais da cena tem displace?
    qual valor?
    ……
    talvez de para amenizar o tempo……
    obs.: tu tem 12gb? pq não aumenta o “memory limit”?? eu com 4gb aqui total no pc uso meu “memory limite em 4000″……e o pc funciona de boa…não sei dizer se acima disso dá bug no sektch, mas vale tentar….
    ……..
    Espero que ajude……
    …….
    abraços…..

Nandim…

Estou usando displacement apenas no telhado que é onde vai realmente a maior parte e também to usando no asfalto. na grama eu to usando o plugin fur. os valores do telhado é 5-6 ( to testando os dois )

e no asfalto é 1

qto ao processamento tá ai a imagem!

vou colocar uns 4000 entao no memory limit pra ver!

valeu abraços

A minha humilde participação nessa discução.

Não há necesseidade de colocar Displacement no asfalto, só um bump com multiplier alto ja fica muito bom e bem mais leve.

Displacement é uma geometria que o proprio Renderer cria, ou seja, quanto maior o numero de “Max Subdivs”, mais triangulos terá essa geometria. Edge Lenght determina a qualidade do Disp, cada triangulo da mesh original será subdividido em um numero de subtriangulos, dependendo do valor colocado.

Se você quer que o Vray utilize 100% da CPU no calculo de LC, coloquem o numero de nucleos que o seu CPU possuem, no Passes do LC, assim TODOS os nucleos irão calcular um Pass diferente.

Caso você não esteja fazendo mais nada no PC alem de renderizar o arquivo, então vá no Gerenciador de Tarefas e clique com o botão direito no mouse sobre o Processo do Sketchup (importante clique na Aba de Processos antes disso) e sete a prioridade para High (alta), depois clique com o botão direito denovo e verifique se em Set Affinity (sete afinidade “acho que é assim no Port”) TODOS os nucleos estão habilitados.

Enjoy.

Como eu disse, o Displacement é um geometria que o renderer cria, então se você tem Bastante geometria na cena pura no SU (“FUR” por exemplo), ai seu render vai demorar no calculo mesmo.

Por isso que é bom economizar no displacement, só utilize no render final e em caso de muita necessidade.

Abraços

Coutinho,
    é verdade esqueci disso que o marloon tinha falado do “pass LC” correspondem ao numero de nucleos…
    e reforço as dicas do manolo…..
    tem muiiita geometria ai……
    mas ai reforço, teste suas possibilidades, aumente os nucleos do pass, se fik bom, dá pra ir,…….
    mas sempre tente reduzir o uso de displacemente demais…..
    espero que isso ajude em algo……hehe
    ……
    agora to curioso pra ver essa cena ai pronta…..
    ……
    abraços…..

Bom isso ai é o melhor que eu consegui até agora.

O displacement tá torto ainda. mas acho q ficou legalzinho.

Abraços

Cara no telhado, tenta usar blocos de telha e ano o displacement fica mais leve o resultado fica muitissimo bom!

Galera alguem sabe pq na hora de renderizar, meu displacement de grama “flutua” ????? Postei a imagem com os valores aplicados. ????

Geralmente isso pode acontecer quando você mexe nos valores do “Shift”, mas tenta marcar USE GLOBALS e testa…

Você deve fazer login para responder a este tópico.