V-Ray

Render demorado, mas pc razoável.

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  Italo Vinicius 2 semanas, 6 dias atrás.

• Autor
     |  557 Views Posts

Boa tarde! Estou fazendo um render de cena externa que o arquivo tem 200Mb… o problema é que quando vou renderizar a imagem com boa resolução (Máx) demora um monte, e até mesmo uma 800×600 demora uns 50min.

O Subdvis em light cache está em 600 displacement só tem em um material o resto só bump e outro.

A cena tem HDRI e bastante vidro na fachada e grama em proxy, mas ja vi alguns render deste estilo e demorar beeem menos.

Configuração do meu pc é um I7 6700k 4.00GHz com 16Gb de RAM DDR4 e placa mae Gigabyte Technology Co., Ltd. B150M-DS3H-CF DDR4
    Estou usando o SU 16 com V-ray 2.0

Se alguém puder ajudar ai agradeço.

Está imagem coloquei pra renderizar 12:30 e as 17:00 está em 60% da parte de cálculos, não é normal né?

E aí, conseguiu corrigir as configurações para renderizar mais rápido?

Em que material está com Displacement? Já desativou pra testar se não é isso?

Galera, para não criar um tópico novo e aproveitar esse, gostaria de saber sobre a configuração do PC…

O meu é um PC antigo, se eu aumento um pouco o Ambient Occlusion, o Sketchup fecha sozinho na hora de renderizar.

Agora, estou usando um PC de um amigo, é um DELL… 8 GB de memória, Placa de Vídeo de 1GB e processador I7…. E putz! Ele não muda muito!

Se eu apenas aplico o elemento “fur” (estou usando o Vray 3.4, ele vem com essa opção muito bacana para fazer grama, por exemplo) e já é o suficiente para todo o computador travar!

E a qualidade está média! Normal! Nem Ambient Occlusion eu ativei… Então… O que isso significa? o V-Ray necessita realmente de um mínimo de configuração monstruosa para fazer algo bem bacana? E quando eu digo isso eu me refiro a renderização realística, e não os que eu faço aqui que se parecem os gráficos do PSX…

Obrigado!

Cara, a demora pode se dar por diversos motivos! Seu caso com certeza é setagem de render e/ou erros na modelagem. Acho o light cache extremamente alto pra uma cena externa. Fala mais sobre a configuração que tu usou, de repente da pra te ajudar.

@italonge com certeza é oq o Leandro falou!

Como as maquinas que vc está trabalhando não são tão potentes, tem que usar umas configurações menos exigentes. Uma coisa q já vai ajudar bastante, que provavelmente vc não está alterando, é o Primary Rays no Global Illumination que no vray 3 vem pré configurado em Brute force, mude para Irradiance map e testa.

Quanto a render realista, oq sempre faz a maior diferença e a qualidade da modelagem e texturização!

@Leandroteixeira @danielreple

Obrigado pelas respostas! Eu não usei o padrão do V-Ray em questão de “Medium” ou “High” automático… Fui editando as coisas do meu jeito, mas não sabia dessa questão do Light Cache e do Primary Rays!

Primeiro que, diminuindo essas configurações, realmente a iluminação não mudou praticamente nada e o render rodou melhor! Apenas quando eu adiciono o Displacementda grama que a coisa fica bem lenta… Mas rodou! Estou impressionado… Não sabia mesmo dessas questões de Luz…

Eu configurei esse desenho desde o começo e tenho certeza que a configuração de materiais está tranquila, mas essa questão de configurar o V-Ray… Me frustra, rs

Vejo vários vídeos de configuração e ainda não peguei o jeito da coisa. Alguém conhece algum vídeo bacana sobre o Setup em geral? Ou poderia me dar uma dica sobre “setagens capitais” na hora de renderizar? Porque, olha… Esse Brute Force fez muita diferença! Assim posso mostrar o que configurei nas partes principais, pois são tantos menus…

Eu sei que muita coisa vem de testes, e estou me preparando para comprar um PC com uma configuração no mínimo razoável, para renderização mediana mesmo… Já que um PC bom mesmo eu só terei dinheiro no futuro. Espero que 8GB de RAM e uma placa de vídeo de 2GB sejam o suficiente para usar isso em projetos pessoais.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

@italonge, vc está usando algum material com Displacement?

Que questões  de luz vc está se referindo?

A intensão do pessoal da Chaos Group é deixar o render cada vez mais “automatizado”, sem precisar fazer muitas alterações no options (settings), mas eles partem da premissa que todos que trabalham com este programa tenham um computador razoável, por isso eles colocaram algumas pré-configurações mais pesadinhas, como o Brute Force q geralmente dá uma qualidade final melhor, sem precisar alterar nada neste parâmetro, e tb evita alguns problemas que ocorrem com o Irradiance map, que necessitam de um pouco mais de conhecimento técnico pra corrigir.

Para aprender bem como funcionam as configurações, vc tem basicamente duas alternativas:

1. Aprende “sozinho”, com tutoriais e outros materiais que encontrar na internet, mas sem se preocupar com o tempo, pois não tem nenhum material gratuito organizado e completo pra vc aprender rapidamente;
    2. Faz algum curso, que já vai estar todo organizado de modo que vc aprenda o que for necessário de forma rápida e talvez até mais aprofunda, dependendo do curso.

@danielreple A questão de alterar diversos níveis nas opções de Luz e isso alterar muito no “peso” do render…

E tem muita grama no projeto, e toda ela tem Displacement…. Acho que isso explica muita coisa!

E eu me rendo. Irei esperar por um curso presencial e pelo dinheiro (pelo pouco que eu vi, são mais caros)

Tem material suficiente na internet, mas não foi o bastante para mim! rs

Obrigado mais uma vez pelo apoio e a paciência haha

@italonge, vc falou q está usando o vray 3.4… pq não faz a grama com o fur?

Tem muitos bons cursos online! O @Leandroteixeira mesmo da aulas, entra em contato com ele aí. Temos tb um curso básico do distribuidor exclusivo do vray for skt aqui do Brasil:

Curso Oficial – VRay para SketchUp

@danielreple No meu primeiro comentário eu falei justamente disso! haha, essa opção simplesmente fecha o Sketchup! Mas está mais que claro que é por conta do PC.

Sobre o curso: Parece interessante. Vi o link e gostei, mas gostaria de um curso onde eu possa tirar dúvidas, rs, vou entrar em contato com o @Leandroteixeira

Obrigado por tudo!

Você deve fazer login para responder a este tópico.