V-Ray

Render demorado por causa de cortina

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Daniel Riglione Reple Daniel Riglione Reple 5 meses, 3 semanas atrás.

• Autor
     |  449 Views Posts
    Foto de perfil de Miguel Silva

Bom dia

Este render demorou cerca de 28 horas (!!!) para concluir.

Isto acontece por causa da cortina ser translucida e transparente (Voal). Desligando a cortina, o render fica rápido.

Alguém me pode ajudar a agilizar o processo do render sem ter de perder o efeito na cortina?

Obrigado.

Foto de perfil de Kelsen Archioli

Ótima pergunta… passei por isso tbm recentemente e não consegui resolver.

Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

@xcentric e @kear, postem como vc configuraram o material da cortina.

Vc modelaram o baixaram a cortina? Fizeram um teste de renderização somente com a cortina?

28 horas tá num nível absurdo! hehehe…

Bom dia

• As cortina foram modeladas por mim e não são mais do que um plano ondulado com 0,5 mm de espessura.
    • Fiz testes de renderização e, num ficheiro com apenas a cortina, demora bastante tempo também. Principalmente no “building light cache”.
    • O material da cortina são um VRayBRDF em Two sided. Fiz os materiais seguindo exactamente os passos deste vídeo tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=mbpBP1oo1OA

Se me explicarem como, posso enviar ou carregar os *.vrmat

Obrigado pela atenção.

Daniel, no meu caso eu baixei uma cortina do 3D Warehouse e configurei ela conforme o vídeo do Henrique Barros (https://www.youtube.com/watch?v=Ow_3Frb6wAQ&t=1s).
    O problema de demorar extremamente acontece depois que se põe um mapa FallOff na opção Opacity. É a partir daí que fica totalmente inviável renderizar com esse recurso. O que é uma pena, pois é justamente esse recurso que dá o realismo, fazendo com que a luz do sol transpasse pela cortina, alcançando o chão ou a parede. Antes de habilitar esse recurso, comparavelmente, demora pouco.

@xcentric, não precisa da espessura na cortina com o 2sided. Não sei se é isso que está causando essa demora, mas eu apostaria que sim! Qualquer coisa amanhã faço uns testes pra verificar isso, mas testa aí também pra ver se com uma única face, sem volume, resolve.

@kear, sua cortina também tem volume?

Bom dia Daniel.

Resolveu!!! O problema era mesmo esse!

Uma vez mais… MUITO OBRIGADO.

Daniel, não sei se minha cortina tinha espessura. Mas vou verificar e assim que o fizer, retorno aqui. Obrigado.

Daniel.

Se não for pedir muito, gostaria de saber a sua opinião em relação à imagem.

As criticas e opiniões fazem melhorar…

Obrigado.

Claro @xcentric! Vamos lá!

A cena está bem legal, só acho que precisa de alguns ajustes:

• A modelagem da cortina achei que tá muito certinha, com as ondulações todas exatamente iguais e retinha de baixo até em cima. Acho que ficaria melhor fazer algo mais próximo de uma cortina real, com variações e imperfeições. Além disso, deu a impressão que a cortina é meio curta para cobrir essa porta-balcão inteira quando estiver fechada;
    • Vc colocou alguma textura no material base da cortina? Fiquei com a sensação que não tem nenhuma textura… isso faz uma grande diferença! Alguma textura tipo essa:

fabric texture seamless

Caro Daniel

Obrigado pelas opiniões.

Em relação à cortina, tem toda razão! Acontece que, mesmo depois de várias tentativas, não consigo nem sei como modelar a cortina como quero. Igual a esta:

Não consigo criar as variações e imperfeições que lhe transmitem o realismo e também não consigo encontrar nenhum modelo já feito igual a esta cortina. Você tem?

Os restantes apontamentos que fez, irei corrigir.

Obrigado

Tenho essa aqui que eu modelei. Coloquei no Warehouse pra quem quiser baixar:

https://3dwarehouse.sketchup.com/model.html?id=857e8dfc-220a-4d48-8553-000df8a9ecca&uploadsuccess=1

Pra ficar com o efeito correto dessa transparência, coloquei uma textura que já tem a transparência e nas extremidades, como a cortina tem uma dobra e fica menos transparente, coloquei um material 2sided pra ficar mais opaca.

Daniel, começam a faltar palavras para agradecer!

Muito, muito obrigado. Irei publicar aqui as imagens com o resultado.

Daniel, realmente a minha cortina tbm tinha espessura. Obrigado por disponibilizar a sua e por toda grande ajuda. Abs.

Não foi nada @xcentric! Não precisa agradecer, é só retribuir auxiliando outros usuários que estiverem precisando de ajuda. Essa é a essência do fórum, assim todos evoluímos juntos!

Bom dia

Aqui ficam as imagens feitas com a ajuda do Daniel.

Espero que gostem.

Ficou muito bom, gostei bastante!

Uma sala com tanta iluminação natural é outra coisa, fica muito bonita!

Projeto do quarto tb tá  muito legal!

Parabéns!

Você deve fazer login para responder a este tópico.