V-Ray

Render Externo + Vray, Ajuda com Iluminação

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de lexqui lexqui 8 anos, 5 meses atrás.

• Autor
     |  3487 Views Posts
    Foto de perfil de Renan_kakinho

Galera, não sou veterano no sketchup mas não sou calouro tambem rsrs
    Fiz esse render, mas não conseigo acertar a iluminação, onde eu meche nas opições para que fique um Sol Real, e uma Iluminação real, e se possivel como deixar com o maximo de qualidade possivel, sem pensar no tempo que vai demorar, se puderem ajudar, olhem a SS abaixo:

http://img300.imageshack.us/img300/4800/casateste3rt0.jpg

Foto de perfil de lexqui

Bem, pra começar, configure a localização da sua casa. Ou seja, no Model Info, configure o país, a cidade e o norte da sua edificação.

Depois, no Shadow Settings, certifique-se de que o “Use sun for shading” e o “Show shadows” estão ligados. Daí é só vc escolher o melhor posicionamento da sombra, de acordo com a hora do dia e a data.

Por último, na guia Enviroment do V-Ray, no “M” ao lado de Global Illumination, vc clica e dá Apply. Ele deve reconhecer os parâmetros de sol do SketchUp.

Acho que é por aí…rs

Foto de perfil de nicolaparra

Se voce estiver usando o V-Ray pra renderizar, eh mais ou menos o seguinte:

Va no options do vray, depois environment, aew selecione o GI e coloque um cor azulada, como do ceu, em background selecione ele tbm e coloque preto, depois coloque 1 no GI e 1 no background, por ultimo clique no m ao lado e onde tem type selecione SKY e mutiplier 1 clique apply e o m ficara M(maiusculo), faça o mesmo com o backgorund.
    Eu renderizei essa cena com essas configuraçoes e ficou bonita, nao posso te dizer como deixar um ceu ainda melhor pois estou estudando o vray ainda.
    Se voce realmente se interessa por render eu sugiro que voce compre o dvd que o Andeciuala vende. Eu estou estudando por ele, eh muito bom e facil.
    Espero poder ter ajudado, abaixo segue a imagem.

Foto de perfil de Andeciuala

Se você aplicar o mapa sky no enviroment ou no background, não faz a mínima diferença o valor numérico nem a cor do lado de fora que você colocar, tudo passa a ser controlado pelo mapa.

Respondendo a sua pergunta, o problema não é a iluminação, mas a modelagem e texturização.
    Esse é o problema da maioria das pessoas tentar aprender tudo de uma só vez.
    Caminhe primeiro po um longo caminho do modelagem e texturização, assim conseguira modelos de sketchup puro bem realistas do que esse seu com vray.
    Após isso comece a estudar render.
    Isso é uma dica preciosa, que se você seguir vai longe.

lexqui e nicolaparra, obrigado, seguindo essas dicas eu ja consegui um resultado bem melhor, ja sei mais certo onde manipular a Luz.

E seguindo o que o Andeciuala falou, parti pra outra criação, e tentei aumentar o nivel de complexidade, tentei fazer com muitos detalhes, demorei pra caramba, mas mesmo assim, Sinto que tenho que fazer ainda mais complicado hehehe

Negocio que nos mais amadores crimos alguma coisa e mostramos pra meio mundo rsrsrs, mas é coisa de agora, depois agente pega o jeito mesmo e fica bom, deem uma olhada nessa SS, e volto a fala, Como deixar a maior qualidade possivel ?

http://img262.imageshack.us/img262/1604/casa26pu1.jpg

E outra, tentei adicionar mais materias aqui, mas nao estou conseguindo rsrsrs, tem alguem Pack ou algo assim ?

Obrigado desde ja

Foto de perfil de nicolaparra

Cara seguinte, posso te adiantar que seus materiais estao sem reflexo, por isso nao estao tao reais.
    Pra colocar na qualidade maxima eu ainda nao sei como faz, estou estudando ainda, mas de uma olhada nas imagens abaixo e veja o que eu ando fazendo.

http://img149.imageshack.us/img149/7994/casatestequaseprontanu3.jpg

Novamente dizendo essas imagens sao do curso do andeciuala, e ainda nao esta pronta, tenho que melhorar muito ainda, mas procure o blog dele e veja do que o cara eh capaz.
    Veja no forum uns 2 topicos abaixo e voce vera um projeto que eu fiz quando comecei, veja a diferença ja.
    Qualquer coisa pergunte aew.

Foto de perfil de alissonferre

Renan_kakinho escreveu:
    lexqui e nicolaparra, obrigado, seguindo essas dicas eu ja consegui um resultado bem melhor, ja sei mais certo onde manipular a Luz.

E seguindo o que o Andeciuala falou, parti pra outra criação, e tentei aumentar o nivel de complexidade, tentei fazer com muitos detalhes, demorei pra caramba, mas mesmo assim, Sinto que tenho que fazer ainda mais complicado hehehe

Negocio que nos mais amadores crimos alguma coisa e mostramos pra meio mundo rsrsrs, mas é coisa de agora, depois agente pega o jeito mesmo e fica bom, deem uma olhada nessa SS, e volto a fala, Como deixar a maior qualidade possivel ?

http://img262.imageshack.us/img262/1604/casa26pu1.jpg

E outra, tentei adicionar mais materias aqui, mas nao estou conseguindo rsrsrs, tem alguem Pack ou algo assim ?

Obrigado desde ja

Fala Renan, faz assim, adicione um DISPLACEMENT na grama e no telhado que já vai ficar bem legal, troque as plantas, coleque reflexão nas madeiras, janelas e nas pedras, Revise esses pontos e poste para que nos possamos te dar mais ideias

alissonferre, faço sim veio
    só um problema rsrsrs
    eu troquei aqui as plantas, coloqueis os reflexos, mas dai o DISPLACEMENT seria criar um material, e na aba Maps, ativar ele, Sómente isso ?
    falo pq ativo ele aqui, fecho normal, mas dai se eu vou edit o material, ele ja esta desativado, preciso fazer alguma coisa no “m” dele ?

to no aguardo pra renderizar aqui =)

Foto de perfil de lexqui

Pois é, Renan. Funciona assim:

O displacement faz a distorção do objeto com base em um mapa. Esse mapa pode ser uma imagem, ou um noise (ruído), ou um grid (malha), que vc configura lá no “m” do displacement. Ou seja, não basta só ligá-lo, tem q ter um mapa pra fazer efeito.

E como é esse mapa? Esse mapa, a grosso modo, é uma imagem em tons de cinza, onde cada tonalidade corresponde a uma altura diferente. Onde na imagem está branco, é a parte mais alta. Onde está preto, é a parte mais baixa. A escala de cinza dá as alturas intermediárias.

Por exemplo, veja a imagem abaixo, de um objeto qualquer renderizado com um material simples:

Agora, veja este mapa de displacement.

E aplicando este mapa no objeto quadrado, ele fica assim:

Entendeu? O displacement consegue fazer uma alteração na forma do objeto, utilizando uma imagem em tons de cinza.

O Bump funciona da mesma forma, também através de um mapa de alturas. Só que, diferente do displacement, ele não altera a forma do objeto. Se vc pegar uma superfície e aplicar um bump, por mais distorção que o mapa gere, as arestas desta superfície continuarão retas, sem mudar a forma. Já o displacement consegue alterar a forma do objeto todo. Por isso é muito usado para, por exemplo, tapetes e gramas, cujos pelos ou folhas “sobem” pelas pernas dos móveis ou pelas paredes das casas. Telhados, pedras, esculturas, enfim, uma infinidade de coisas podem ser feitas com displacement.

E para saber mais sobre ele, recomendo a leitura do manual do V-Ray, que é bem completo, e tem dicas boas. Excelente fonte de pesquisa. Pintou dúvida, vai lá e dá uma fuçada…rs

E precisando, estamos aí!… 😉

Você deve fazer login para responder a este tópico.