• 02/10/2016 às 11:13

Bom dia pessoal, aprendi a criar uma textura seamless no gimp e coloquei ela com 1.00 de bump no vray e o resultado foi esse:

foto1maior-resolucao

Acho que ficou parecido os poros do mdf banco tx se olhar de longe. De perto eu cho que eu preciso de uma textura mais granulada em partículas menores. Entretanto o que eu poderia adicionar nesse material para ficar melhor? (mais parecido com mdf branco tx) Na frente o branco estoura um pouco e quase não da pra ver os poros. Deve ser configuração de câmera e luz mas eu não sei ainda o que fazer pra melhorar. Eu renderizei com a luz do sol e tem uma luz indireta com retângulo de luz com 17.0 de força. Sempre quis fazer esta textura mas olhando agora acredito que em uma cena isso não vai ter muita relevância, pois, não vai aparecer os poros de longe.

Uma outra dúvida que eu tenho é: Como mapear uma parede branca no vray? É só colocar o material branco e renderizar ou tem alguma configuração para se fazer? Normalmente quando coloco as paredes brancas estoura a luz ae eu abaixo a intensidade luminosa e fica bom, mas, fica um pouco escuro.

Como vcs fazem o mdf branco no vray?

Segue o vídeo de como fazer textura seamless no gimp:

Segue o site do gimp e ele é free:

https://www.gimp.org/

A textura que eu usei:

mdf-branco-seamles

Agradeço desde já a todos!

• 03/10/2016 às 00:16

O Gimp é um excelente programa de edição de imagens, inclusive pra fazer a pós nas imagens! E pra alguns tipos de texturas, essa técnica é muito boa!

Sobre a configuração do material mdf tx, acho que não é necessário o bump, a não ser que vc for colocar a câmera a 1 milimetro de algum objeto com este material. Acho que a melhor forma é adicionar reflexão (Reflection) ao material e diminuir o Glossiness (tanto o Hilight quanto o Reflect) para +/- 0,7 a 0,8.

Quando vc quiser usar um material que não tenha textura no Diffuse, e com isso parece que vc não consegue editar o mapeamento do material, basta criar uma segunda camada de Diffuse que aparece no SketchUp, mas não aparece na renderização, para isso faça o seguinte:

• Na janela de edição de materiais do V-Ray, clique com o botão direito do mouse sobre o material em questão e selecione Create Layer>Diffuse;
    • O Diffuse que estiver na camada mais alta (literalmente mais alta) vai ser oq vc vai usar para o mapeamento do material mas q não aparece na renderização e o segundo Diffuse é a cor ou material padrão do vray que aparece na renderização. Para isso, vá no Diffuse mais alto, clique no mapa (m) do transparêncy, selecione TexAColor, no Color coloque totalmente branco (que significa que o seu Diffuse é totalmente transparente) e clique em OK;
    • Agora clique no mapa (m) do Color do mesmo Diffuse e adicione uma textura, no seu caso de preferência a mesma que vc colocou no Bump;

Pronto, essa textura do Diffuse invisível no render vai estar aparecendo no seu material do SketchUp, então vc pode ajustar corretamente o mapeamento do material nos objetos que vc aplicar.

Obs.: Sempre aplique todo e qualquer material diretamente nas faces, nunca aplique diretamente em grupos ou componentes, pois pode dar erro no mapeamento.

Sobre a configuração da iluminação e da exposição da imagem, falei um pouco esses dias nesse tópico – http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/dicas-cena-interna/#post-122601

Sobre as paredes brancas, a respeito de ficar estourada é questão da iluminação e exposição. E a configuração do material vai depender do tipo de material do mundo real que vc quer reproduzir, pois existem diversos tipos, como paredes totalmente lisas, grafiato, rustica, etc.

• 03/10/2016 às 16:29

@danielreple vou verificar tudo o que vc me falou. obrigado de novo!!!