• 08/07/2015 às 17:52

Bom pessoal, acho que comecei no forum com o pé esquerdo hehe
    Depois de ler as críticas do outro post e de ir atrás de diversos tutoriais nesses ultimos dias, gostaria de colocar três imagens em ordem crescente com os meus resultados.
    Gostaria que vocês criticassem de todas as formas e sem pegar leve pois quero atingir um nível muito superior no vray.
    A ultima imagem eu já achei dois erros: Muita refração nos vidros do muro e o vivente ficou sem reflexo hahahaha
    QUALQUER COMENTÁRIO é válido.
    Obrigado pelo espaço, abraço!

EDIT: adicionei outra imagem com algumas mudanças e em HD!

• 09/07/2015 às 06:34

Que bom que assimilou bem oq o pessoal falou pra vc! Agente vê muitos usuários que acham que com alguns poucos conhecimentos e um simples clicar no “R” (render) tudo vai sair perfeito, mas não é tão simples assim…

Estude muito, pois estudar nunca é demais, e ajude os outros usuários, pois ensinando vc pode aprender ainda mais!

Uma boa forma para vc saber onde vc precisa melhorar é tentar reproduzir no sketchup/vray uma fotografia arquitetônica de alto nível. Pode ser uma dessas de revistas ou sites de arquitetura/decoração.

Seu trabalho já evoluiu!

Essa ultima imagem está em uma resolução muito pequena, fica difícil para vermos os detalhes!

A primeira coisa que eu iria falar é com relação a modelagem da rua e da calçada, que estavam bem ruins, mas vc já melhorou bem essa parte!

A rua é de concreto mesmo?

• 09/07/2015 às 12:30

danielreple escreveu:
    Que bom que assimilou bem oq o pessoal falou pra vc! Agente vê muitos usuários que acham que com alguns poucos conhecimentos e um simples clicar no “R” (render) tudo vai sair perfeito, mas não é tão simples assim…

Estude muito, pois estudar nunca é demais, e ajude os outros usuários, pois ensinando vc pode aprender ainda mais!

Uma boa forma para vc saber onde vc precisa melhorar é tentar reproduzir no sketchup/vray uma fotografia arquitetônica de alto nível. Pode ser uma dessas de revistas ou sites de arquitetura/decoração.

Seu trabalho já evoluiu!

Essa ultima imagem está em uma resolução muito pequena, fica difícil para vermos os detalhes!

A primeira coisa que eu iria falar é com relação a modelagem da rua e da calçada, que estavam bem ruins, mas vc já melhorou bem essa parte!

A rua é de concreto mesmo?

Adicionei mais uma imagem em HD para analisar melhor… A ideia da rua é um asfalto meio manchado e molhado hehe Não ficou legal??

• 10/07/2015 às 02:13

Cara, não quis de nenhuma forma te dar lição de moral, apenas quis dar uns toques que pra mim está funcionando bastante, estou aprendendo muito aqui com as críticas do pessoal, eu sou estudante de arquitetura e você deve saber muito bem que também não tenho tempo pra nada pois arquitetura é foda hehehe. Vou colocar algumas coisas que mudaria na sua cena que melhorou muito.

O vidro da casa está com muito reflexo, parece espelhado, foi essa a idéia?
    Não gostei da textura da calçada e nem da rua.
    Faltou um pouco de reflexo no portão e Bump também.
    O sol da cena não está de acordo com o BG pelo que percebi
    Faltou sombra no menino
    As aves estão muito grandes, tem uma que parede que vai dar de cara com a parede hehehe
    Você usou testsky? Tente experimentar HDRI que a cena ficará bem mais realista.

Abs

• 10/07/2015 às 05:23

Tá parecendo mais uma pavimentação de concreto… Volto a te dar aquela dica, pegue uma fotografia de um asfalto real e tente reproduzi-la na maquete. As guias estão muito pequenas e faltou a sarjeta.

Os pequenos detalhes fazem muita diferença no resultado final!

• 10/07/2015 às 19:13

Stacarca escreveu:
    Cara, não quis de nenhuma forma te dar lição de moral, apenas quis dar uns toques que pra mim está funcionando bastante, estou aprendendo muito aqui com as críticas do pessoal, eu sou estudante de arquitetura e você deve saber muito bem que também não tenho tempo pra nada pois arquitetura é foda hehehe. Vou colocar algumas coisas que mudaria na sua cena que melhorou muito.

O vidro da casa está com muito reflexo, parece espelhado, foi essa a idéia?
    Não gostei da textura da calçada e nem da rua.
    Faltou um pouco de reflexo no portão e Bump também.
    O sol da cena não está de acordo com o BG pelo que percebi
    Faltou sombra no menino
    As aves estão muito grandes, tem uma que parede que vai dar de cara com a parede hehehe
    Você usou testsky? Tente experimentar HDRI que a cena ficará bem mais realista.

Abs

Capaz, fica tranquilo eu que comecei com o pé esquerdo mesmo… Não estava em um dia bom hehe
    Mas vamos para as críticas:
    •O vidro que pega os dois pavimentos é espelhado mesmo… Os outros estão com 1,55 de IOR…
    •O portão é preto fosco, o reflexo eu até achei meio parecido mas o bump eu nao coloquei porque achei que não se colocava hehe Alguma dica pro bump?? Qual eu coloco?
    •Eu ainda não sei conciliar o sol com o BG… Nunca procurei a respeito e creio que nao deva ter muito sobre isso na net, mas vou procurar! Se caso quiser dar alguma dica fico agradecido…
    •O menino eu já retirei da imagem final, percebi que tenho que treinar mais o photoshop antes de fazer hehe
    •As aves estão muito grandes mesmo.. A gente só se da conta depois de um tempo descansando a visão do mesmo modelo…
    •Usei o TexSky sim… Tenho muito problema com imagens HDRI.. Eu até sei ajustar a intensidade da luz e tal, mas as imagens parece que são renderizadas com zoom e ta aí um problema que eu não achei nos foruns e também não consegui ajustar, mesmo mexendo em todos os parâmetros que tinham ali… Novamente se tiver alguma dica pra esse meu problema eu agradeço!

• 13/07/2015 às 04:24

Com relação a conciliar o BG e o Sol da cena, vamos pegar a sua ultima imagem como referência.

Pelas sombras da pra saber que o Sol na renderização está alto, um pouco atrás da câmera e um pouco para a esquerda. Veja agora o BG q vc colocou, o Sol está de frente para a câmera, ou seja, está totalmente errado!

Resumindo, quando for procurar uma imagem para compor o BG de uma cena, repare onde está o Sol, ou quando não for visível, repare nos tons do céu e nas possíveis sombras da imagem.

Quanto “zoom” dos HDRIs, veja se oq expliquei no seguinte tópico te ajuda – VRay Escala hdri

Isso algumas vezes pode resolver esse problema, mas o ideal é encontrar HDRIs que se adequem bem a cada cena!

• 13/07/2015 às 16:18

Ótimo!! quando eu procurei não coloquei o termo “escala” deve ter sido por isso que não achei nada…
    Vou fazer os testes e aprimorar pra proxima modelagem!
    Valeu, abraço!