• 22/04/2015 às 00:46

Olá pessoal, tem algum tempo que não posto, e havia inclusive parado de utilizar a ferramenta e o Sketchup, a não ser para coisas básicas. No entanto, ultimamente, com a faculdade chegando aos semestres mais decisivos, com projetos, eu estou retomando os estudos.

Ao assunto do tópico: Ontem eu esbarrei neste tutorial: http://www.ronenbekerman.com/sketchup-v-ray-proxy-grass/, que ensina uma ferramenta que eu não conhecia, o Vray Proxy, muito útil, no fim do tutorial o sujeito oculta a geometria do proxy para tornar o modelo mais leve, e depois renderiza. Eu não consegui entender como ele consegue fazer isso, já vasculhei a internet procurando por isso e não encontrei nada. Se alguém puder ajudar, agradeço. Por agora, para compensar o tempo fora, um trabalho do semestre passado, na minha primeira cadeira de projeto:

P.S: Ainda preciso aprender muito sobre pós-produção. 🙄

• 22/04/2015 às 00:59

Consegui! Tinha que ocultar dentro do componente, agora o céu é o limite!

• 22/04/2015 às 03:55

Foi rápido heim!? hehehe…
    É até que simples de fazer isso, né?

Quanto ao seu projeto, a modelagem tá bem legal, mas tem que melhorar a texturização e configurar todos os materiais da cena, pois têm muitos sem edição nenhuma e isso é uma das principais funções dos renderizadores!

• 22/04/2015 às 18:55

Concordo, mas tem muitos materiais que eu realmente não sei fazer o material, sempre que tento fica algo falso, com muito reflexo ou pouco demais, aí acabo deixando sem.

Fora a pós-produção, que eu nem arrisco.

• 23/04/2015 às 14:28

Alguém sabe como seria possível chegar a esse resultado do render dele? Digo o material da grama mesmo, como ele consegue fazer este tipo de brilho e transparência?

• 23/04/2015 às 23:13

Pra dar uma leve transparência nas folhas, não tem muito segredo não… no “Diffuse”, é só deixar a cor do “Transparency” um pouco mais clara (cinza).

O reflexo, é um pouco mais complexo, mas nem tanto…
    – Crie uma camada “Reflection”;
    – No mapa do “Reflection”, se ainda não estiver, coloque “TexFresnel”;
    – Em “Glossiness”, coloque +/- 0,9, vai testando para atingir o resultado esperado.

• 25/04/2015 às 02:15

Sim, me refiro a esse leve brilho que na folha dele varia entre um verde claro e escuro, culminando em um branco. Eu tento reproduzir isso, mas não tem jeito. Com fresnel, sem fresnel, etc. A transparência que estou me referindo é diferente, algo similar a isso:

• 25/04/2015 às 18:04

Esse efeito é feito com um mapa de translucência. Estude um pouco sobre isso que você consegue fazer um.

• 27/04/2015 às 21:54

É isso que o FGustavo falou!
    Além disso, para chegar a esse resultado dessa folha, vc tem que aplicar uma textura (fotografia de folha).

Quanto ao reflexo, com as configurações q te passei vc chega nesse resultado, mas o reflexo tb depende do ambiente e das fontes de luz para dar o efeito esperado!

• 29/04/2015 às 14:31

Desculpem a demora para responder, já estou estudando o efeito de translucência, consegui fazer uns renders e observar como ela se comporta, mas ainda falta um bocado para chegar em um resultado realmente bom. O reflexo que ainda não está muito certo. O maior problema mesmo é a faculdade, tomando muito tempo, sobra quase nada de tempo para estudar o Vray, devia ter feito isso nas férias.

• 29/04/2015 às 15:12

Update:

Menos de dez minutos de render, e não pesa nada no Sketchup, já é um resultado decente, creio eu. 😀

• 29/04/2015 às 20:33

Cara, não sei nem perto como fazer uma grama,
    mas essa aí na imagem vai ficar muito boa
    parabéns

• 29/04/2015 às 23:29

É isso aí Rato!

Para o reflexo ficar melhor, tem que ter algo melhor para ele refletir, entende?
    Por exemplo: Casas, árvores, HDRI no BG, etc.

• 30/04/2015 às 02:29

Sim, entendi, já deu uma boa melhorada nos reflexos delas o simples ato de eu tornar o solzinho do Vray visível. O próximo passo agora é fazer uma árvore com o mesmo processo, deve ficar bem legal.