• 10/08/2016 às 01:15

Olá!

Começei a utilizar o V ray para realizar alguns testes de render, após a instalação consegui abrir normalmente um arquivo novo limpo e a barra de ferramentas do v ray foi inicializada. Porém quando tento abrir o arquivo onde está meu projeto (cerca de 80,0 MB) o Sketchup trava, permanece não respondendo e não abre o arquivo.

Meu CPU: Nvidia Geforce GTX 750 TI

8,0 GB de Memória RAM

HD – 1,0 TB

AMD-fx 8350 Eight-Core 4,00 Ghz

Meu hardware não é dos tops mas acho que é suficiente para trabalhar com ambos programas. Antes da instalação do V ray o arquivo estava abrindo normalmente no Sketchup.

Grato.

• 10/08/2016 às 02:00

Seja bem vindo @jaoneto!

Acho que vc quis dizer GPU:  Nvidia Geforce GTX 750 TI.

Seu pc é mais que o suficiente para rodar o SketchUp + V-Ray!

Vc esperou muito tempo? Se não der nenhum erro, pode ser que ele demore bastante para abrir, mas acho que ele abre! Depois tente dar um purge e salve novamente para ver se resolve esse problema.

• 10/08/2016 às 10:43

Obrigado Daniel,

Quanta a placa de vídeo eu quis informar as configurações de hardware que possuo, porém ficou mal expressado a descrição do meu desktop. Eu esperei ontem em torno de 10 minutos e o skecthup permaneceu travado “não respondendo”, porém nenhuma janela ou mensagem de erro apareceu. Processo de instalação segui passo a passo de acordo, vou tentar utilizar o purge e tentar solucionar.

• 10/08/2016 às 21:26

Fiz o purge no arquivo em outra máquina sem o v ray e não consegui abrir, testei em outra máquina inferior a minha e com OS 32 bits o arquivo demorou uns 2 minutos mas abriu. Ja desinstalei e instalei novamente, nao sei o que pode ser.

• 11/08/2016 às 01:35

Realmente não tenho ideia dq pode ser… posso só especular…

É só com esse projeto específico que está acontecendo isso?

Se puder, coloca o arquivo num site de compartilhamento (4shared, dropbox, etc) e compartilha aí ou me envia o link por mensagem privada (é só entrar no meu perfil aqui e clicar em Mensagem Particular).

• 12/08/2016 às 11:06

@danielreple

Então, antes de instalar o v ray eu modelei ele normalmente no sketchup pro 2016 na minha máquina. Após a instalação do v ray, eu tentei abrir o arquivo novamente e ele trava ao iniciar e não carrega a maquete (fica não respondendo tela branca). Ontem deixei por 15 minutos pra testar se abria e o computador desligou sozinho, fiquei sem entender. Já desinstalei e instalei novamente, com o v ray desinstalado o arquivo abriu normalmente.

Enviei o link do arquivo no google drive pra você por mensagem particular.

Desde já obrigado pela atenção.

• 15/08/2016 às 01:29

Dei uma olhada no seu modelo, no SketchUp sem V-Ray, e era realmente algo relacionado com oq eu desconfiava…. pensava que poderia ser algum material que estava causando algum problema para carregar, mas não era exatamente isso… o problema estava na enorme quantidade de materiais (846) no arquivo, sendo que a maioria absoluta não estava sendo utilizada.

Dei um Purge (Eliminar os não usados) e a quantidade de materiais no modelo caiu para 97. Salvei o arquivo e ficou com apenas 24,4 MB, abri novamente no SketchUp com o V-Ray instalado e deu tudo certo!

Observações:

• Vi que na sua modelagem tem várias faces invertidas. Pesquise e estude sobre isso, pois pode causar vários problemas na renderização;
    • Procure criar arquivos separados para cada ambiente do seu projeto, assim o arquivo fica muito mais leve e tb não tem o risco de perder tudo, caso ocorra algum problema no arquivo.
  • 15/08/2016 às 16:52

Boa tarde @danielreple!

Obrigado pela atenção aí e pelas dicas, abri o arquivo na máquina 32 bits que estava demorando cerca de 3-4 minutos para abrir, e verifiquei também 846 materiais no arquivo na opção janela de informações do modelo. Fiz o purge e baixou pra 91 também deixando o arquivo bem mais leve com 24 mb. Por fim salvei e ta abrindo bem mais rápido na máquina 32 bits, a noite vou realizar o teste na máquina 64 bits e posto aqui se deu tudo certo.

Vou dar uma pesquisada e estudada sobre faces invertidas para me informar melhor.

Obrigado mais uma vez,

abraço.