• 25/08/2016 às 23:35

Boa noite à todos do fórum!

Estou começando a “engatinhar” no ramo do 3D….

Meus projetos são bacanas (pras pessoas que não mexem em nada de 3D). Mas quem conhece, logo vai perceber uma série de imperfeições.

Eu gostaria que vocês analisassem e opinassem, fizessem suas críticas e me dessem dicas para eu conseguir algum resultado mais realista, pois não consigo alcançar o nível da galera que sempre posta alguma coisa aqui no fórum.

Desde já agradeço pelo espaço e a oportunidade de aprender constantemente com todos que cooperam com suas obras nesta página.

Segue abaixo as imagens

TEMAKERIA- FACHADA

CENA 3

• Este tópico foi modificado 3 meses, 2 semanas atrás por Foto de perfil de Ivanildo Soares Ivanildo Soares.
  • 27/08/2016 às 11:47

Bom dia @danielreple!

Gostaria da sua opinião sobre meu projeto, se possível.

Obrigado 😉

• 27/08/2016 às 20:36

Já tinha visto sua postagem, mas deixei pra comentar quando estivesse com mais tempo, pra não fazer de qq jeito!

O pessoal que vc ver postar algumas imagens com nível de realismo alto, de modo geral têm no mínimo alguns anos de experiência na área, de muito estudo!

Aí vão minhas observações:

• Seu trabalho está legal para um iniciante;
    • O maior problema que vejo nessas imagens é a composição da cena, falta vida! Esse é um trabalho ou só um estudo? Se for um estudo, recomendo que, ao invés de criar um novo projeto, procurar uma foto profissional de qualidade de um ambiente, pode ser essas fotografias de revistas/sites de arquitetura/decoração, e tentar reproduzir tudo em 3D. Isso é muito bom para vc aperfeiçoar suas técnicas em todas as etapas, desde a modelagem até a pós. Mas comece se concentrando bastante na modelagem, pois é a base de um bom trabalho!
    • Bom, voltando às observações dessa cena, achei a pedra do balcão muito curta para uma pessoa se sentar confortavelmente sem ficar batendo o joelho na parede;
    • A iluminação está muito dura.. parece que só tem um ponto de luz na cena;
    • Os spots estão ligados, mas não estão com luzes… coloca umas IESs aí;
    • A guia e a sarjeta não estão legais, vale a dica de ter uma fotografia de referência para reproduzir melhor essa parte;
    • Toldo tá muito certinho… falta um melhor detalhamento e um pouco de imperfeições;
    • Faltam texturas em vários dos materiais de sua cena, um bom exemplo disso são essas plantas, que estão apenas com a cor marrom do tronco e o verde das folhas, mas as texturas nesse caso são essenciais;
    • Esse BG tá trazendo tristeza pra essa cena… acho que não combinou;
    • Faltou um cenário para ser refletido pelo vidro da porta… pode ser um HDRI ou uma modelagem mesmo, mas tem que combinar com a cena;
    • Esse corte na imagem bem no toldo não ficou legal.

Bom, acho que pra começar já está bom, né? hehehe… É isso aí, estude e pratique bastante que vc chega lá!

• 02/09/2016 às 00:56

Olá, @danielreple!

Primeiramente quero agradecer pelas suas observações e dicas.

O projeto é um trabalho mesmo. Como gosto de 3D, procuro acompanhar o fórum sempre que possível, pois aprendemos muito com o rico conteúdo disponível por aqui.

Estou tentando melhorar a cada projeto que faço e admiro o trabalho da galera que serve de referência pra muita gente, inclusive eu kk

Desculpa a demora em responder mas o semestre já começou corrido, pra variar kk

Mas valeu pela atenção

Obrigado

Um abraço 😉

• 08/09/2016 às 19:12

Fala ae @danielreple, blz?

Cara, o projeto necessitou de algumas alterações.

Fui buscar um pouco mais de conhecimento, estudei algumas coisas a respeito de renderizações e muita, mas muita mesmo, dedicação e prática.

Sei que ainda não sou um fera nas perspectiva renderizadas, porém, estou sempre disposto a melhorar.

O resultado está começando a aparecer. Obrigado pelas dicas e observações, pois quando segundas e terceiras opiniões a respeito de nossos trabalhos são bem interpretadas a tendência é melhorarmos nossos resultados.

Segue aí a fachada do projeto.

Se puder dar mais alguma dica, eu ficaria agradecido 😉 😉

Um abraço 😉

temakeria-finalizada

• 08/09/2016 às 23:36

Já deu uma boa melhorada!

Percebi que as principais alterações foram nas texturas, isso tb faz realmente uma grande diferença!

Sobre as texturas, algumas observações:

• Mapeamento (posicionamento da textura na modelagem) – Preste muita atenção quando vc estiver aplicando um material em sua modelagem, pois pode ser preciso corrigir o posicionamento da textura. Veja a parede de tijolos, no chão está começando com apenas um pedacinho da fileira de tijolos, na parte superior está sobrando um pedacinho de outra fileira e na lateral direita tb têm umas pontinhas de tijolos aparecendo que não está legal. A textura da guia e sarjeta está com a proporção altura/largura errada… tem que aumentar a largura;
    • A imperfeição ajuda a tornar as imagens mais realistas, mas tem que saber dosar isso para cada tipo de trabalho. Em uma ilustração arquitetônica, como neste caso, acho que não é  legal colocar uma textura de pintura tão desgastada como esta que vc colocou no muro da direita, mesmo que seja no vizinho,  isso pode deixar mais realista mas tb pode desvalorizar o projeto;
    • As plantas ainda parecem estar sem texturas.

Outras observações:

• Parece que tem um degrauzinho entre o asfalto e a sarjeta e o asfalto está mais baixo. Acho que isso está errado;
    • Ainda estou sentido falta de algo sendo refletido pelos vidros da porta;
    • O posicionamento da câmera ficou muito melhor, só que ficou um pouco alta e inclinada um pouquinho pra baixo. Clique em Câmera>Perspectiva de dois pontos para corrigir isso antes de renderizar;
    • Vc usou somente HDRI? Neste caso, um solzinho no GI não cairia bem?