• 23/01/2017 às 16:54

    Boa tarde pessoal! Alguém já fez ou sabe como criar uma vela realista (com a chama acesa, claro) no SU + V-Ray??
    Obrigado!

  • 24/01/2017 às 21:02

    Nunca fiz, mas é facinho!

    • Modele ou baixe um modelo do warehouse:

    https://3dwarehouse.sketchup.com/search.html?q=vela&backendClass=both

    • Crie um plano sobre o pavio e posicione uma textura de fogo em png, essa acho que da certo:

    • Transforme esse plano, onde está a textura de fogo, em um componente, posicione o eixo central bem no pavio e marque para ficar sempre de frente para a câmera;
    • No editor de materiais do vray, crie uma camada de Emissive no material do fogo, no mapa do Color vc coloca TexBitmap e a mesma textura, depois no mapa do Transparency vc coloca TexBitmap e essa outra textura que acabei de criar aqui:

    • Pra finalizar, se não quiser que a intensidade do fogo varie conforme a luz do ambiente, marque a opção Compensate camera exposure.
  • 25/01/2017 às 08:39

    Mestre Daniel, muito obrigado pela aula. Farei testes usando suas explicações.