• 07/10/2016 às 09:47

Olá gente!

Sou (bem) iniciante no vray e estou tendo problemas com vidro colorido. Estou segundo tutoriais, mas como não é muito comum esse tipo de vidro, não encontrei nenhuma solução.

O efeito do material que eu quero conseguir é esse

revista-casa-claudia-abril-surpresa-acabamentos-01p gallery-1 lacobel-7 5cccf34672503acb2b63ec55d2735181 img-20150429-wa0006 To usando layer reflection, os testes que eu fiz com outros layers e valores não deram certo. Ta ficando mais ou menos assim:

predio-now1 teste-banheiro

Na última imagem coloquei o vidro na bancada e também como painel no espelho.

Outro problema que estou tendo é que eu aplico um material mas tempo depois sem motivo aparente o vray retira e aplica o padrão, além de também duplicar os materiais. Alguém sabe por que isso acontece?

Agradeço desde já!

• 08/10/2016 às 22:21

Ótimas referências @leidianecaramel!

Primeiro vc tem que entender como são os materiais no mundo real, pra depois tentar reproduzi-los.

No casos desses vidros, existem dois tipos básicos, os que são realmente coloridos e os que são um vidro transparente comum com uma película colorida aplicada na face posterior.

Começando pelo vidro com película:

• modele o vidro (largura, altura e espessura);
    • inverta a face do fundo e pinte a front face (branca) com a cor que vc quer e adicione reflexão nesse material;
    • crie um grupo separado para essa face;
    • agora pinte o restante do modelo com um material de vidro comum;
    • crie um grupo separado para o restante da modelagem do vidro.

Obs.: Se a película em questão for um pouquinho translúcida, no Diffuse aumente um pouco o valor do Val da cor da Transparency.

Agora o vidro colorido:

• modele o vidro (largura, altura e espessura) e pinte  tudo com um material de vidro comum;
    • no Diffuse do material, coloque a cor do vidro em Color;
    • continuando no Diffuse do material, diminua o valor do Val da cor da Transparency para +/- 70, para o vidro ficar menos translucido;
    • agora no Refraction, mude o Color do Fog para a mesma cor do vidro, assim a cor ficará mais viva sem ter que diminuir tanto a transparência do vidro.

Obs.: As configurações para vidros transparentes coloridos (fume, cinza, verde, etc) são um pouco diferentes dessas que descrevi.