• 01/06/2010 às 18:25

    Boa Tarde!
    Estou com serios problemas quanto a renderizacaoo..
    Meu projeto ja esta concluido, e jah ate renderizei, mas os vidros e luzes nao estao dando certo…
    ja li 3 tutoriais de vidros e nao consigo aplicar…
    tentei criar o material no Vray e tambem nao pega..
    so falta esse detalhe para conclusao final do projeto..
    “transparencia dos vidros, brilho e reflexo…”

    agradecido,

    HELP!

  • 01/06/2010 às 18:43

    aplica um layer de refraction e reflection.
    coloque o diffuse 100% transparente, ou apague ele.
    coloque no IOR do refraction uns 1.51714, ative o affect shadows e alpha.
    coloque no highlight glossines, reflection, uns .95 .9.
    no IOR do reflection coloque em torno de 2.
    aplique no objeto, lembrando que o vidro precisa ter espessura, e estar com as faces certas, frontfaces (brancas).

  • 01/06/2010 às 18:44

    se possivel poste a imagem do problema

  • 01/06/2010 às 19:46

    O Marlon já disse tudo,
    só há um detalhe a acrescentar: o IOR do reflection a que ele se referia, é, em verdade, o IOR Fresnel (que você acessa clicanco no “m” ao lado de Reflection e selecionando Fresnel nas opções.

    Feito isso não há como dar errado.
    Boa sorte.

  • 01/06/2010 às 19:58

    exato, o IOR do reflection é o do Fresnel.

  • 01/06/2010 às 20:08

    cara, eu juro que tentei entender..
    mas me compliquei aqui…
    esse layer que vcs estão se referindo é o que afinal?
    eu tentei achar essas opções aqui mas ñ achei…
    =~

    vou postar a imagem que fica mais facil de vcs entenderem…

    lembrando que falta um reajuste no carro onde a roda se encontra enterrada e que é um trabalho academico… =]

  • 01/06/2010 às 20:17

    http://img692.imageshack.us/img692/6923/janela.jpg

    ah, comentem a respeito…
    pois eh meu primeiro trampo com renderizacao…

    Vlw..

  • 01/06/2010 às 20:42



    desculpa a falta de detalhes nesse “tutorial”, mas fiz na pressa, aí ja sabe…

    ps: eu estou usando o Vray 1.48.83, por isso a interface está diferente.

    abrass

  • 01/06/2010 às 20:56

    cara, ta bem legal a modelagem. gostei.
    só estudar um pouco mais o Vray pra fazer renders espetaculares !!!!
    parabens

    abrass

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    Lâmpada 01

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  • 01/06/2010 às 21:01

    sim

  • 01/06/2010 às 21:17

    pronto, consegui..
    valeu ae marlonnz, vou aplicar isso naquele render..
    não consegui aplicar na cor verde..
    continua branco..
    mas o efeito ja foi beeeem legal…

    é que meu vray é diferente..
    beeem diferente..
    ai fico meio perdido nas orientações…
    mas fui fuçando de pouquinho e consegui..
    abrass..

  • 01/06/2010 às 21:22

    você que que o vidro fique verde ?
    se é assim, então você vá no refraction e naquela FOG COLOR coloque um verde beeem desaturado, ou até coloque um verde normalzinho só que aí vai ter que colocar no minimo uns 0.001 de fog multiplier.

  • 01/06/2010 às 21:25

    Cara, muuito obrigado mesmo, você não sabe como me ajudou nesse trabalho…
    eu ja li tanto sobre isso e nunca consegui chegar ao resultado que obiti agora…
    você realmente é um expert…
    qdo puder fala um pouco sobre o brilho se puder..
    queria usar um pouco de brilho no marmore
    metal e etc..
    abrass..

  • 01/06/2010 às 21:29

    brilho é o chamado Highlight Glossiness no parametro de reflection.
    valor de 1 quer dize que não há brilho algum, valores abaixo de 1 ja começam a aparecer brilho. se você colocar uns .9 ou .95 para o vidro fica tudo legal, esse brilho não vai aparecer na superficie plana, mas sim nas pontas e junções que o objeto forma.
    para marmore, pode-se colocar valores de .8 para baixo, pois valores menor significa um brilho mais espalhado.
    metal aí é por teste e por tipo de metal tambem.

    abrass

  • 01/06/2010 às 22:55

    qual é a versão do seu vray?
    pois n consigo achar esse highlight glossiness do parametro reflection..
    mas cara.. ja deu outra vida no meu projeto…
    desculpa a falta de compreesão as vezes!

    abrasss

  • 01/06/2010 às 22:59

    nada, quando eu estava começando eu era assim tambem…
    bom, o highlight glossines está logo abaixo da cor de Reflection, lembra do “M” para colocar o IOR do fresnel ? então, é o numero 1 que está abaixo desse “M”.
    a versão do meu Vray é a 1.48.83, mas todas as versões possuem esse parametro.

  • 02/06/2010 às 00:30

    alem de tirar duvidas com o forum eu tambem busco tirar duvidas com o manual….
    sendo que apareceram alguns probleminhas..
    como por exemplo:
    na hora de aplicar material V-RAY pede pra selecionar o que eu desejo aplicar, depois clicar em v-ray for sketchup…
    sendo que não aparece esta opção, “V-RAY for sketchup” por isso esse enorme atraso…

    ta ai o que aparece no meu..
    http://img338.imageshack.us/img338/7868/printvh.jpg

    o que que eu faço?
    baixo uma versão mais recente?

    Agradecido!

  • 02/06/2010 às 00:45

    o manual do vray está na versão 1.0. a partir da 1.05.03 esse clique com o botão direito não existe mais (só nas lights é claro), sendo que todo material usado no SU é linkado automaticamente para o Vray, e se você quiser aplicar o material no objeto tem duas maneira:
    1º você seleciona o material desejado, pelo paint bucket do SU, e clica como se fosse pintar o objeto;
    2º seleciona o objeto a ser aplicado o material, abra o material editor, clique com o botão direito sobre o nome do material e clique em apply material to objects

  • 03/06/2010 às 01:46

    Boa Noite..
    Estava fazendo um render, e não saiu muito legal..
    ficou bastante escuro..
    eu gostaria de saber como faço pra por um brilho no piso, que é de madeira…
    e tambem, a iluminação.. pois queria dar uns efeitos de iluminação, mesmo o render sendo na parte interna da casa…
    se puder passar alguma configuração de iluminação interna eu agradeço!
    eu useu o omni-directional light dentro das luzes altas..
    mas não foram ativadas…
    uma ajuda, por favoor!!

    vai aqui a imagem com render e sem render…

    com render: http://yfrog.com/5dsalazj

    sem render: http://yfrog.com/bhsalasemj

    grande dificuldade..
    se puder, posta a configuração pra esse problema ou um passo a passo facin de entender..
    agradecido,

  • 03/06/2010 às 17:23

    não acho o highlight glossines…

    to me complicando todo =/

  • 03/06/2010 às 18:07

    no 1.05.03 vai estar no mesmo lugar

  • 03/06/2010 às 21:03

    olá marlonnz blz?
    vê bem, eu achei isso dai!
    passei a madrugada estudando..
    e aplicando o brilho (reflection) nos materiais..
    sendo que, não consigo visualizar esse brilho na renderização…
    na madeira mesmo, qdo eu criei o layer de reflection sua cor e textura mudou completamente…
    e não era esse o meu proposito..
    eu queria brilho e nitidez, mas com a cor da madeira entendes?
    então eu vou postar a imagem que estou desejando aplicar esse brilho no piso, e mais uma vez, quebra meu galho (yn)
    pois suas explicações são realmente esclarecedoras…

    e desculpa minha complicação nos posts anteriores mas é porque eu não sabia direito onde se escondiam os comandos 😛

    ah, só lembrando… eu consegui os efeitos de vidro =D
    não esqueço nunca mais…
    o de reflection tbm…
    mas eu quero ver meus renders brilhaaando =D

    vai ai o link da imagem…
    ah, comenta a respeito da modelagem!

    http://yfrog.com/0iinternaoj

  • 03/06/2010 às 21:12

    Okay, assim, o highlight glossiness é nada mais que o brilho dos objetos reflexivo que na vida real acontecem nas intersecções, estremidades, junções de objetos, ou seja, se você observar um metal cubico, por exemplo, e colocar suas estremidades na luz, você verá que lá tem um “brilho” mas que no resto da superficie é só a reflexão do ambiente !
    agora, se você quer aplicar um highlight glossiness no piso da madeira de forma que nas pretuberancias do piso fique com o brilho, então você precisara de um mapa em preto e branco do mapa do seu diffuse para ser aplicado no Bump e no Filter do layer de Reflection.

    a proposito, a modelagem esta bem legal, só que procure um sofa melhor. No 3D Warehouse tem uns bem legais.

  • 07/09/2010 às 00:40

    A espessura que deve ter no vidro é uma duplicação do objeto?
    Se for essa duplicação, eu executei com uma diferença de 1mm sendo que a faces principais (branca) ficaram opostas. Feito isso não notei diferença no render. O que pode estar errado? O vidro (verde) está ficando muito espelhado e não consigo ver o interior da casa.

    P.S.: Como faço para postrar a imagem? Não sou arquiteto, engº… Estou apenas fazendo a minha casa, que vou cnstruir em breve.

  • 07/09/2010 às 01:31

    E aí JeffersonJF blz? Cara para enviar imagem dê uma lida neste link. Enviar Imagem

    Assis II