V-Ray

VRay Sun x HDRI

Este tópico contém resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 9 meses, 2 semanas atrás.

• Autor
     |  557 Views Posts

Boa tarde pessoal !

Estou com muita dificuldade na iluminação de cena externa :/

Gosto muito da sombra nítida que o vray sun gera na cena. Porém quando usamos a iluminação do HDRI, as cores ficam muito bacanas na cena, tornando a cena mais real!

Já tentei usar o vray sun + HDRI (no Background ou no dome – fica aqui outra pergunta, qual é melhor?), mas é difícil sincronizar as suas iluminações, sem falar que as vezes estoura.

Normalmente, tenho usado somente o dome com o HDRI, mas não estou satisfeito devido às sombras, pois as sombras do HDRI não são nítidas, e aquela nitidez traz realismo à cena.

Muito usam o vray sun, e depois no PS inserem a paisagem no fundo, talvez isso seja o mais aconcelhado ?

Alguém poderia me sugerir dicas ?

Abraços 🙂

O ideal seria usar o Sun padrão e, para ter reflexos reais, modelar todo o ambiente ao redor, mas isso quase sempre não é viável, por isso usamos HDRIs.

O Dome Light é melhor que o BG do Environment do V-Ray, pois o programa consegue interpretar melhor o HDRI. Não sei tecnicamente pq, mas é isso.

Vc pode usar somente o Dome Light, mas para ter boas sobras o HDRI tem que ser de ótima qualidade. Quanto melhor a qualidade do HDRI, melhor serão as sobras e reflexos!

Como geralmente usamos HDRIs de qualidade não tão alta, acho que a melhor forma é realmente usar um HDRI no Dome Light e o Sun no GI do Environment, mas deve-se tomar o cuidado de posicionar a sombra do SketchUp na mesma posição da sombra do HDRI ou vice-versa!

Além de controlar a intensidade da iluminação da Dome e do GI, vc deve configurar os outros parâmetros do V-Ray, como a Camera, para produzir imagens com exposição adequada.

Finalizando, frequentemente o melhor, depois de renderizar, é inserir um BG de qualidade na pós, devido a este problema do HDRI não ser de alta qualidade ou pq queremos um BG que combine mais com a cena.

Você deve fazer login para responder a este tópico.