• 24/02/2016 às 22:23

Boa noite pessoal, tudo bem ?

Estou com um problema em meus trabalhos de render utilizando o VRay.

Pra início de conversa, segue as especificações do meu notebook:

MacBook Pro (Retina, Mid 2012) – 15.4”

– Intel® Core™ i7-3615QM quad core, 2,3GHz (Turbo Boost até 3,3GHz) com 6MB de cache (3ª Geração)

– 8GB de memória DDR3L, 1600MHz

– NVIDIA GeForce GT 650M com 1GB de memória GDDR5

Para uso do VRay, instalei o Windows 10 Pro (64bits) no meu Mac através do BOOTCAMP. Então quando vou trabalhar, faço o boot pelo Windows.

Versão dos Softwares:

SketchUp Pro 2016 (16.0.19912 64-bit)

VRay 2.00.264.94

Problema: Quando clico em renderizar uma cena externa (tamanho do arquivo .skp tem normalmente de 90MB), o SketchUp trava, e isso acontece inclusive em dimensões pequenas como 800×600. O programa chega a aparecer “Não respondendo”. Isso dura aproximadamente 1 minuto e então o Frame Buffer aparece e o render se inicia.

Achei isso estranho, mesmo que minha máquina não possua lá o melhor hardware, acredito que não devia acontecer isso.

Gostaria de saber se sabem o que acontece. Alguma sugestão? Seria de grande ajuda as opiniões de vocês. Isso está me atrapalhando no trabalho.

Grande abraço!

• Este tópico foi modificado 9 meses, 2 semanas atrás por Foto de perfil de Filipe Rigolon Filipe Rigolon.
  • 25/02/2016 às 23:42

@rigolon, tem que ter calma mesmo! hehehe…

Pelo que entendi, tá renderizando normalmente, certo?

Dependendo das configurações do render, se estiverem muito carregadas, vai exigir bastante do seu computador mesmo! Parece que está travando, mas na verdade é o vray  que está sugando toda a memória.

• 26/02/2016 às 00:13

@danielreple, obrigado pela ajuda!

Bom, quanto a cena final, sim sim, ele está renderizando.

O problema é que o VRay está sugando a memória do note de uma forma que não compreendi. Acredito que não deva ser normal esse travamento.

Ao clicar em R de render, o SketchUp da uma travada inteira, e após 1 minutos mais ou menos o Frame Buffer se abre.

O estranho é que para testar, mantive os options em qualidade baixa, com subdivs baixos, e mesmo assim, trava.

Se eu clicar em R em um projeto novo, por exemplo, onde somente esteja aquele boneco default do SketchUp (jardineira no 2016) ele abre normal o Frame Buffer.

Acha essa travada comum  ? Porque não consigo fazer testes rápidos assim :/ sou obrigado a esperar minutos :/

• 26/02/2016 às 00:44

Sim @rigolon!

Quanto maior o projeto mais tempo ele vai demorar! Nesta primeira fase, que não sei exatamente tudo oq ele faz, o vray carrega todas as informações da sua cena, por isso ainda não aparece o Frame Buffer!

E sim, o renderizador suga toda a memória do computador, por isso não adianta querer fazer outra coisa no computador enquanto ele renderiza, principalmente pq o seu não é top. Ele da muito bem conta do recado, mas tem que ter calma com ele! hehehe…

• 26/02/2016 às 02:46

@danielreple,

Nisso eu concordo, quanto maior e mais pesado o projeto, mais lento será.

Mas capaz de travar o SketchUp de maneira que fique “Não está respondendo”, sei lá, haha, tem algo de errado.

E quando estou usando ele, não abro nenhum outro software simultaneamente.

• 26/02/2016 às 13:33

Vishi com o meu pc isso acontece tbm …. se isso serve de consolo rs

Eu aperto o R do REnder e a tela demora tbm p aparecer …. isso pq o meu pc nem é ruim …

Mas o pior são os Bug Splat no meu caso …. Agora mesmo , vou importar alguma imagem dá bug splat, tudo é bug splat ….

tenho q trabalhar com 2 sketchup aberto , um com o projeto e outro sem nada ( que eu uso p testar os materiais , importar aquivos e tals ) Depois copio e colo onde esta a minha cena … Gambiarra total

Bom …. foi um desabafo rs

Boa sorte p gente haha

• 26/02/2016 às 14:40

@simonem, vish, está foda pra você também.

Complicado, eu achava que isso seria mais comum em computadores mais fracos..

Mas ainda tenho a opinião que tem algo de errado.

• 27/02/2016 às 16:45

@rigolon

Será se é coisa do 64 bits. To rodando normal sketchup 15, 32 bits no win7 com vray 2.0 32 bits e o meu pc é um dual core com 2 giga de memória. Na hora de renderizar o sketchup aparece “não esta respondendo” mas logo desaparece. A tela que mostra o render em tempo real demora um pouco aparecer mas aparece, depois disso ou enquanto isso eu mexo na internet faço outras coisas no pc de boa. Abre até o corel sem travar. Estou treinando vray e fiz este render com 30 minutos:

Ótica5

• 27/02/2016 às 20:31

Quando comecei a mexer com SketchUp e V-Ray, eu tinha um computador parecido com o do @tibobs, e se o projeto era muito pesado, ficava um bom tempo como o SU “não esta respondendo”, lembro que já chegou a ficar mais de 10 minutos assim!

Esse projeto que ele postou à cima é bem levinho, por isso foi rápido pra carregar!

@simonem, seu computador é 32 ou 64 bits? O pessoal que já trabalha há mais tempo com o SU, tem quase uma relação de amizade com o Bug Splat! hehehe…

• 29/02/2016 às 16:09

@danielreple @simonem, o que seria blug splat ? hahah

Só se minha cena está muito carregada mesmo. Mas de qualquer forma, achei que meu i7 e os 8GB dariam conta do recado para esses tipos de renders de casas.. haha

Se surgir alguma solução de otimização do VRay, estou a ouvidos!

Valeu!

• 29/02/2016 às 23:21

@rigolon, tem muita sorte de não saber oq é um Bug Splat!!! hehehe… É quando da algum erro no SketchUp, geralmente quando está sobrecarregado, e ele fecha, mas antes aparece uma janela com o famoso título “Bug Splat” e com os detalhes do erro. Isso era muito comum até o SU 2014, quando só existia a versão 32 bits.

Para deixar o carregamento do seu render mais rápido, deixe na sua cena somente oq realmente vai aparecer na imagem em produção, o restante vc pode apagar ou criar outras camadas (layers) e desativa-las neste momento.

Mais algumas dicas muito interessantes, mas algumas coisas podem ser um pouquinho diferentes, pois esse artigo é do V-Ray do Max:

http://blog.alienretro.com/dicas-para-seu-render-vray/

• 01/03/2016 às 18:59

@danielreple meu pc e sketchup é 64 bits , acho q to fazendo umas manobras estranhas aqui  p isso acontecer viu …. agora melhorou um pouco