Pós-produção | Correção de Cores
Imagem Original | Equilíbrio de Cores

Matéria para a Revista SketchUp Brasil – 02 – Clique aqui para ver a revista completa!

O tutorial abordará a edição de cores: transformação de imagens coloridas em monocromáticas e correção de cores em imagens coloridas.

  • Transformação de imagens coloridas em monocromáticas

Assim como existem diversas formas de se fazer certas coisas no SketchUp, isso também ocorre nos programas de edição de imagem. A criação de imagens monocromáticas é um desses casos, serão abordados três métodos (duas do Photoshop e uma do GIMP), porém estes três não são os únicos.

Reportagem: Daniel Riglione Reple

Redação: Daniel Riglione Reple

Revisão e edição: Daniel Riglione RepleMarlonn Ferreira Zanela

 

  • Transformação de imagens coloridas em monocromáticas

Assim como existem diversas formas de se fazer certas coisas no SketchUp, isso também ocorre nos programas de edição de imagem. A criação de imagens monocromáticas é um desses casos, serão abordados três métodos (duas do Photoshop e uma do GIMP), porém estes três não são os únicos.

  • Colorizar
    Software: GIMP

A ferramenta Colorizar faz o mesmo que a ferramenta Dessaturar, mas tem o adicional de determinar a coloração da imagem resultante monocromática.

Assim que abrir a ferramenta Colorizar (Cores -> Colorizar…), sua imagem ficará automaticamente monocromática, basta alterar o valor do campo Matiz para mudar a cor, arrastando o botão para a direita ou para a esquerda até encontrar a cor desejada.

Caso queira deixar a imagem em tons de cinza (preto-e-branca), tire totalmente a saturação (zerar).

Alguma vez já teve a vontade de dar um tom mais antigo e amarelado às suas imagens? Bom, este efeito chama-se Sépia e é facilmente aplicável, basta seguir os seguintes passos: valores de Matiz em 35 e de Saturação em 30.

Imagem Origina | Preto-e-Branco

  • Preto-e-Branco
    Software: Photoshop

O ajuste Preto-e-branco é uma das melhores ferramentas para criar imagens monocromáticas dentro do Photoshop, pois permite controlar com exatidão a influência das 6 cores primárias – misturando Espectro luz e Pigmento: Vermelho, Verde, Azul, Ciano, Magenta, Amarelo – na imagem final!

Assim que você ativar o ajuste Preto-e-branco (Imagem -> Ajustes -> Preto-e-branco…), sua imagem aparecerá monocromática, mas caso queira editá-la um pouco mais, basta clicar e arrastar os botões de ajuste de influência de cada cor, para ajustá-las separadamente.

Preto-e-Brando | Preto-e-Branco com alterações nas influências das cores

Observação: Muito cuidado ao fazer alterações na influência das cores, pois podem causar grandes alterações nas áreas de transição de tom, criando mudanças indesejadas como transições abruptas entre os diferentes tons – efeito conhecido como Posterização –.

Caso queira alterar a cor de sua imagem, para criar um efeito diferente como o sépia, clique em Colorir – quadrado de ativação logo abaixo da cor Magenta –. O efeito padrão que será aplicado ao ativar esta opção é o próprio Sépia, mas você pode alterar esta cor para qualquer uma que quiser, clicando no quadrado grande que aparece ao lado direito de Colorir, ou modificando os valores de Matiz e Saturação.

Preto-e-Branco | Sépia

  • Matiz/Saturação
    Software: Photoshop

Com o ajuste de Matiz/Saturação é possível fazer o mesmo processo da ferramenta anterior, porém com o adicional de manipular a Luminosidade, mas sem o controle separado da influência das cores primárias. Esta ferramenta conta com um menu de seleção para trocar entre a edição global e a localizada por cores.

Para aplicar o efeito de Sépia, marque a opção Colorir – canto inferior direito –, isso fará com que sua imagem fique automaticamente dessaturada e com uma única cor aplicada. Altere a cor modificando o valor de Matiz para 35 e deixe-a mais ou menos intensa alterando o valor de Saturação.

Caso queira deixar a imagem sem cor, somente em preto e branco, certifique-se de que o menu de seleção está em Principal e altere o valor da Saturação para 0 (zero).

  • Correção em imagens coloridas

Mais uma vez temos diversas formas de alcançar o mesmo resultado, mas será apresentado somente o método pelo ajuste Equilíbrio de cores, por ser uma ferramenta de fácil entendimento e suprir muito bem nossas necessidades com relação à correção de cores.

Dica: Antes de fazer qualquer correção em uma imagem, abra em uma janela paralela uma fotografia de referência (foto tirada de alguma revista ou site de arquitetura, decoração, entre outros) que tenha características, principalmente de iluminação, parecidas com o resultado final que deseja para sua cena.

Abrindo a ferramenta Equilíbrio de cores (no GIMP – Cores -> Equilíbrio de cores… e no Photoshop – Imagem -> Ajustes -> Equilíbrio de cores…), vemos que ela é dividida em duas partes, a parte onde controlamos o equilíbrio de cores e a outra onde selecionamos em qual faixa de tom iremos trabalhar.

  • Equilíbrio de Tons

Nos programas de edição, as imagens são divididas em três tons:

  • Sombras: áreas escuras da imagem;
  • Realces/Tons claros: áreas claras da imagem;
  • Tons médios: áreas de tons intermediários, a transição entre as sombras e os realces.

Para ter um maior controle do resultado final, é aconselhável começar os ajustes das cores pelas sombras, na sequência pelos realces e por fim pelos tons médios.

  • Equilíbrio de cores

Nesta área vemos três pontos de ajuste e seis cores. As cores primárias do Espectro luminoso – aditivas – à direita e as cores primárias Pigmentadas – subtrativas – à esquerda. Assim, temos os seguintes ajustes possíveis:

  1. Ciano e Vermelho: arrastando à direita, o tom selecionado ficará mais vermelho e menos ciano. Arrastando à esquerda, ficará mais ciano e menos vermelho;
  2. Magenta e Verde: arrastando à direita, o tom selecionado ficará mais verde e menos magenta, e arrastando para a esquerda, ficará mais magenta e menos verde;
  3. Amarelo e Azul: arrastando à direita, o tom selecionado ficará mais azul e menos amarelo, e arrastando para a esquerda, ficará mais amarelo e menos azul.

Imagem Original | Equilíbrio de Cores

Concluindo, estes são os ajustes básicos para que você possa fazer uma boa correção das cores de suas imagens. Não falamos sobre valores específicos para estes ajustes, pois cada imagem é única e por isso deve ter uma atenção individualizada.

Para entender completamente as ferramentas descritas e conseguir alcançar os resultados que você deseja, será necessário que coloque em prática muitas vezes e em diferentes imagens o que aprendeu aqui, por isso, não perca tempo, abra logo aquela imagem com cores que parecem artificiais e dê vida a ela!

Matéria para a Revista SketchUp Brasil – 02 – Clique aqui para ver a revista completa!

Fotografia original retirada de:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal#/media/File:Taj_Mahal-11.jpg

Autor: Daniel Riglione Reple
Categoria: Pós-produção
Data: junho 7, 2017
Comentários:

Desculpe, nenhum post encontrado com estes critérios.

Deixe uma resposta

Você precisa estar logado para comentar.