SketchUp 2017

O SketchUp 2017 já está disponível para download

A Trimble acaba de anunciar o lançamento do SketchUp 2017, e o slogan deste é “o SketchUp mais inteligente até hoje”.

Compre aqui no SketchUp Brasil!

Confira as principais novidades divulgadas pela Trimble:

SketchUp Pro

Pipeline gráfico 2.0

Nesta versão, fizemos grandes melhorias no nosso pipeline gráfico, permitindo melhorias de desempenho em todos os lugares que você vê um arquivo .skp. Agora, todas as plataformas (SketchUp, 3D Warehouse, LayOut, my.SketchUp e Trimble Connect) renderizam modelos usando os mesmos algoritmos — todos afinados para uma órbita 3D suave.

pipeline-grafico-sketchup-2017

Viu (através d) isso?

Junto com as melhorias no pipeline gráfico, aprimoramos muito a transparência, que agora deve renderizar mais rápido e com uma qualidade mais alta também. O SketchUp está muito melhor em exibir várias transparências para oferecer uma sensação de profundidade mais realista em várias faces transparentes. Além disso, adicionamos a possibilidade de ajuste do nível de opacidade no modo raio-X.

transparencia-sketchup-2017

Clique e… solte!

Modelagem em alta DPI
Ajustamos o alinhamento e inferência para monitores de alta definição (como o monitor Retina da Apple). Os pesos de aresta também foram dimensionados de maneira inteligente. Agora você pode se afastar mais da tela…

modelagem-em-alta-dpi

Equidistância inteligente
Nossa nova ferramenta de equidistância (Offset) evita sobreposições e geometrias de auto-intersecção. Deslocamentos limpos todas as vezes que você aperta ‘F’ (até no LayOut!)

equidistancia-inteligente

Inferência de face perpendicular
Você já dominou a inferência paralela? Adicionamos uma inferência ‘Perpendicular à face’. Passe o ponteiro sobre uma face; o SketchUp prestativamente agarra a sua perpendicular.

inferencia-de-face-perpendicular

Retângulos retinhos
Nossas ferramentas agora utilizam o travamento de eixo por seta direcional (basta clicar nas ferramentas círculo e polígono). Encontre proporções quadradas ou a Proporção áurea; segure o shift e trave-a também!

retangulos-retinhos

Apresentando… Tabelas

Grandes documentos geralmente têm informações importantes, por isso desenvolvemos Tabelas: uma excelente maneira de gerenciar planilhas no LayOut. Crie uma Tabela do zero ou importe um arquivo .CSV ou Excel. Tabelas se comporta como qualquer outra planilha: edite texto, estilize células, modifique colunas e linhas… você entendeu. O LayOut faz referência à sua planilha original, então atualizar uma Tabela no seu documento é tão simples quanto… um clique!

layout-tabelas

.DWG de alta fidelidade

Um único .DWG
Antes, um arquivo de 10 páginas do LayOut seria exportado como 10 .DWGs separados. Agora você tem só um .DWG com 10 abas separadas para cada página.

 

Entidades nativas
Nos velhos tempos, entidades do LayOut como dimensões, máscaras de recorte e etiquetas explodiriam numa geometria crua na hora da exportação. Agora elas são importadas de forma inteligente para o AutoCAD e se comportam exatamente como esperado.

 

Dimensionamento inteligente
As exportações do LayOut agora são inteligentes o suficiente para se dimensionarem automaticamente para o tamanho do papel ou o espaço de modelagem. Desenhar entidades como etiquetas e polígonos dimensiona para tamanho de papel. Modelagem com linhas dimensiona para o espaço de modelagem. Voilà!

 

Cor por camada
Adicionamos uma opção muito solicitada de ‘Cor por camada’ para exportações CAD, para que todas as entidades de uma determinada camada possam ser exportadas como uma cor. Por padrão, linhas pretas são exportadas para que sejam renderizadas como preto sobre fundo branco e branco sobre fundo preto.

 

SketchUp mais acessível

No SketchUp 2017, estamos incluindo a personalização para as cores de exibição dos eixos e inferências do SketchUp. Esperamos que pessoas com qualquer grau de daltonismo ajustem esses importantes esquemas de cores para fazer o SketchUp e o LayOut funcionarem melhor.

sketchup-mais-acessivel

IDs persistentes

Agora, quando você faz uma alteração no seu modelo do SketchUp, qualquer dimensão do LayOut associada com o modelo é atualizada para refletir a edição. Isso é possível graças a um novo recurso na plataforma SketchUp chamada IDs persistentes. São identificadores de geometria que ajudam o SketchUp (e suas extensões) a manipular entidades individuais, como uma aresta específica ou face. Basicamente, cada parte do seu modelo ficou mais inteligente.

ids-persistentes

Gerenciador de extensões

Um novo utilitário, o Gerenciador de extensões (plugins), é a maneira de visualizar todas as suas extensões do SketchUp num lugar só. Com este, é muito fácil ligar e desligar ferramentas personalizadas (ou desinstalá-las totalmente). O Gerenciador de extensões também exibe uma Assinatura digital de extensões, indicando que a mesma atende nossos padrões de qualidade e segurança.

 

Informações coletadas de: http://www.sketchup.com/products/sketchup-pro/new-in-2017

Compre já o SketchUp Pro, aqui no Portal SketchUp Brasil!

 

Autor: Daniel Riglione Reple
Categoria: Blog
Data: novembro 7, 2016
Comentários:

Desculpe, nenhum post encontrado com estes critérios.

5 Respostas
  1. Basicamente até onde percebi, houveram melhoria/ajuste de problemas anteriores e correções de bugs.
    A algum tempo a ênfase nas melhorias é mais no layout e sua integração com o SketchUp e outros softers Cad. A intenção é atrair mais usuários que querem modelar em 3d e gerar material gráfico como plantas e poder organizar tudo isso no papel.
    O SketchUp é isso ai, esse é a formatação de seu sucesso.
    Se alguém ficar esperando modificações mirabolantes, vai ficar frustrado.

  2. Sem querer ser radical nas opiniões, o sketchup foi o programa que realmente deu ao profissional de desenho técnico ou não a oportunidade de ser difundido e depois de entrar de vez no espaço das empresas, e de levarem a sério o propósito da ferramenta.
    .A profissão foi moldada por uma marca que nunca deu apoio nenhum aos estudantes e profissionais, ( autodesk) sempre foi e ainda é inviável.
    Fico feliz de participar e compartilhar o Sketchup.

    • Prezado Marcos,
      Tenho que discordar de você quando fala na Autodesk não dar apoio a estudantes. Existe um projeto já a mais de 5 anos chamado Autodesk Student que possibilita você com apenas um cadastro, ter acesso por 3 anos á uma gama de produtos da Autodesk. Agora que são softwares com preços elevados, seria um quesito a se melhorar. Agora Sketchup sem duvidas tem uma vantagem bem grande com relação a outros softwares do gênero, a facilicitade de desenhar em 3d.
      Abraço.

Deixe uma resposta

Você precisa estar logado para comentar.