Foruns dos Grupos Forum Bump, Normal map e Displacement ?

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      Allan Rodrigues
      Participante

      Com certeza você já cruzou com algumas dessas expressões do título deste post, mas você entende o que elas representam?

      É bastante frequente encontrar termos desse tipo quando discutimos sobre a configuração de materiais, pois sem eles, a maioria dos materiais não apresenta características físicas realistas. Por isso, decidi apresentar aqui o significado de cada um desses mapas para ajudá-los a compreender onde aplicar cada um.

      Vamos iniciar com o bump, pois sua definição engloba também o normal map. Ele é utilizado para gerar variações de relevância, aspereza e distorções, contudo, não amplia o volume do objeto. Em suma, é uma imagem idêntica à utilizada na camada de diffuse, porém em tons de cinza. No entanto, o efeito pode ser obtido também por meio do uso de um normal map, que adiciona mais detalhes que não são tão evidentes com uma imagem em preto e branco. Isso acontece porque o mapa de normais preserva os detalhes de profundidade da textura. Observe a diferença entre um bump e um mapa de normais abaixo.
      Observe que o bump se limita a uma imagem em escala de cinza. Se utilizado na configuração de madeira, por exemplo, destacaria mais os veios, porém o normal map, além dos veios, também transmitiria a sensação de rugosidade, tornando o material mais realista dependendo do tipo de madeira. Se for uma madeira mais lisa com veios sutis, o bump seria a melhor opção, mas se os veios forem mais pronunciados, o normal map seria mais adequado.

      bump

      normal

      Por outro lado, o Displacement é usado não apenas para detalhes, mas também para criar volume no material. É um mapa ideal para pedras ou madeiras mais rústicas, troncos de árvores e até mesmo água em movimento. Trata-se de uma imagem em preto e branco ou escala de cinza capaz de aumentar o volume do material, simulando com perfeição materiais que apresentam esse tipo de deformação, como tijolos.

      Compare a diferença entre um mapa de Displacement e o mesmo que mostrei do bump e do normal map.

      Observe que o mapa de Displacement é composto apenas por tons de preto e branco, em que o branco representa a parte que cria volume positivo e o preto representa a parte que cria volume negativo. Mas o que isso significa? Significa que tudo o que for preto será como se estivesse recuado dentro do material. Por exemplo, se considerarmos uma parede de tijolos, a parte preta no mapa de Displacement representaria as juntas entre um tijolo e outro, criando a ilusão de profundidade na superfície da parede.

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