Banco de praça

Trimble – Conheça a Empresa que Comprou o SketchUp do Google

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    1743 Views Posts
    • #55233


      Participante

      A Google, que é uma empresa conhecida por comprar empresas, anunciou no dia 26 de abril um movimento que não é típico deles: vender um dos seus produtos. Neste caso o software de modelamento 3D SketchUp foi vendido para a empresa Trimble segundo foi anunciado no Blog do SketchUp.

      Haviam boatos a respeito da venda algumas semanas antes dela ser anunciada, o principal candidato a comprar o SketchUp era a Dassault Systèmes, fabricante do CATIA e SolidWorks, softwares muito fortes nessa indústria. Porém o comprador foi a Trimble, uma empresa menos conhecida pois oferece soluções corporativas e, não tinha até agora, produtos tão populares como o SketchUp.

      Na equipe CADguru ficamos nos perguntando quem é a Trimble, assim nada melhor do que trazer alguns dados sobre eles. O primeiro é que não são nem pequenos nem novos no mercado. A companhia existe desde 1978, faturou 1,6 Bilhões de dólares em 2011 e possui escritórios em mais de 30 países. A empresa também trabalha com tecnologia em GPS, Lasers, Optica e Navegação Satelital Global (GNSS) e oferecem um amplo portfolio de produtos e soluções nas áreas de Engenharia e Construção, Agricultura, GIS, Mapas, Transporte e comunicações sem fio.

      Os porquês da venda pelo o Google, não são muito importantes para nós, o que nos importa é como os novos donos irão cuidar do nosso querido software de modelação 3D gratuito. Assim nos resta apenas uma pergunta: porque uma empresa tão especializada, que tem tecnologias usadas por governos e grandes empresas, comprou um produto de uso massivo como o SketchUp, que tem mais de 30 milhões de usuários só no último ano?

      Acreditamos que inicialmente a visibilidade de ter um produto como este já é um grande beneficio para qualquer empresa e além disso existe o SkethUp Pro, que é vendido por US$495 e pode gerar uma receita interessante, assim que não parece um mal negocio. Mas achamos um primeiro anúncio sobre os objetivos da Timble: ontem foi anunciado que as soluções de Layout de Construção agora tem integração com o formato nativo do SketchUp (em inglês). Ou seja um construtor pode verificar a se a obra está sendo construída segundo o modelo 3D criado no SketchUp diretamente em campo com os equipamentos da Trimble.

      E vocês, o que acham sobre o tema?

      Fonte : CadGuru+SketchUP

    • #55245


      Participante

      Bela explicação!!!

    • #55545


      Participante

      Realmente a ideia da empresa é muito boa, mas pra isso acredito que o sketchup precisa passar por uma atualização no sentido de torna-lo um software BIM.

      Dessa forma se consiga integração com todas as areas envolvidas no projeto.

      E essa atualização seria muito bem vinda para os usuarios do Sketchup, pois já dominam uma ferramenta que terá novas funcionalidades.

      Resta saber se a empresa tem a intenção de melhorar o Sketchup a esse ponto ou apenas utiliza-lo como suporte aos seus outros produtos existentes. Esperamos que não!

    • #55549


      Participante

      ERIBETO, já existe um plugin bem brasileiro pro Sketchup chamado BinBom, que torna o software praticamente um programa BIM.

      Ele calcula (online) os preços médios e nacionais de centenas de produtos realmente usados na construção, confira no site.

      http://www.bimbon.com.br/

      Eu fui à uma palestra a pouco tempo e, por vergonha na cara, ainda não instalei. rsrs.
      Mas #ficadica!

      Abraços

    • #55550


      Participante
Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.