olha, não entendi exatamente oq tu quis dizer com “fica em 1o plano”.
acho q tu tá falando dos componentes FACE ME… que sempre ficam virados para a camera, como um sprite em jogos 3D antigos (quem jogou Doom 1 sabe do que estou falando, uma caixa de remedios por exemplo, sempre é vista igual, não importa o angulo q tu olhe)
bom, no caso, tu criar um componente face me a partir de QUALQUER geometria… qdo clicar pra criar um componente, na caixa de criação do componente tem uma opção pra assinalar “ALWAYS FACE THE CAMERA”.
1 – a posição com q o componente vai se mostrar pra camera depende dos eixos DENTRO do componente
2 – sim, serve pra objetos 3D tb. A diferença é q o FACE ME só funciona no XZ (verde, vermelho), portanto, num objeto 3D, se vc ver de cima, a imagem muda… ele somente vai girar pra encarar a camera nos eixos verde/vermelho
3 – EM GERAL, componentes FACE ME não são 3D. São planos onde uma textura com alpha map foi aplicada (ou então foi aplicada uma textura sem alpha map e depois recortaram o plano, mas aumenta a complexidade por causa do numero de linhas).
qq duvida, manda 🙂