Foruns dos Grupos Forum Render demora horas e computador reinicia

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    • #577184
      Jane Sakugawa
      Participante

      Boa tarde!
      Tenho um computador novinho, i7, RTX 3070 e estou sofrendo para renderizar cenas com resolução um pouco melhorzinhas. Mesmo se for renderizar no modo low, tamanho 1000px, tem demorado mais de 2min, mas pelo menos termina. Se mudo para uma qualidade um pouco melhor, tipo medium +, tamanho de 2500px, o computador fica horas renderizando e quando chega quase no final, ele reinicia. A solução que tenho encontrado é renderizar por pedaços, mas tenho levado 3, 4h para renderizar uma imagem inteira.
      Alguém sabe o que pode ser? vejo vídeos e sites que falam que o tipo de render que quero fazer é pra levar coisa de 20min no máximo com um computador como o meu…estou quase desistindo do VRay e indo para o Enscape…

    • #577185
      Kelsen Archioli
      Participante

      Olá Jane, bom dia.
      Existem vários fatores a serem levados em conta quando o assunto é um render demorado como o seu.
      Mas pelo que vc relatou, seu problema não é o V-Ray, mas sim pode ser a sua cena. Principalmente se vc costuma baixar modelos ou cenas do 3D Warehouse, vai importando-os na sua cena, e mesmo quando vc os deleta da sua cena, os materiais e texturas continuam no arquivo da sua cena, fazendo com que ela fique cada vez mais pesada.
      O SketchUp, tem dificuldade em lidar com cenas bem pesadas.
      O que são cenas bem pesadas? São aquela que contém muitos polígonos, normalmente milhares ou até mesmo milhões, em objetos muito complexos e muito bem detalhados. E muitas vezes a gente não se dá conta ou não percebe isso.
      O que vc pode fazer quanto a isso?
      Primeiro, vc pode usar um comando do próprio SketchUp, que é o Purge Unused (ou Eliminar Não Usados). Ele vai limpar sua cena, deixando seu arquivo mais leve.
      Mas se quiser deixar sua cena bem mais leve, use o plugin CleanUp, esse sim fará uma limpeza profunda na sua cena, removendo itens não utilizados, geometrias ocultas, faces duplicadas, materiais desnecessários, etc. Sua cena melhorará absurdamente depois que usar o CleanUp. Inclusive vc pode usar ele mais de uma vez, conforme for trabalhando na sua cena.
      Por fim, mas não menos importante na questão de otimização da sua cena, use Proxy para objetos mais complexos e pesados da sua cena, como vegetações, por exemplo.
      Quanto à renderização, algumas dicas básicas quanto à otimização podem ajudar bastante também.
      No V-Ray, em Global Illumination, você pode trocar o modo Brute Force pelo Irradiance Map, na opção Primary Rays. Isso fará com que a iluminação seja calculada mais rapidamente, acelerando o seu render.
      Outra coisa interessante e útil que vc pode fazer ao renderizar, é usar o Modo Progressive, ao invés do Modo Bucket que é o padrão do V-Ray (são aqueles quadradinhos que varrem toda a imagem). Explico: no Modo Bucket, cada bucket renderiza até chegar no limite do valor especificado no Noise Limit do Raytrace, ou até mesmo nem renderiza. Já no Progressive Mode, o render vai “ficando limpo” em tempo real e vc pode ir acompanhando esse processo, podendo parar o render quando achar que já está boa a imagem naquele estágio, dessa forma ganhando tempo, pois ao contrário do Modo Bucket, não vai precisar esperar até o render terminar de fato.
      Por último, já que vc tem uma RTX 3070, pode usar a renderização via GPU, que ao invés do processador do seu PC, a GPU é muito mais rápida. Você pode usar o modo CUDA ou RTX nas configurações de render do V-Ray. Eu tbm tenho uma RTX 3060 e renderizo pela GPU no modo CUDA, é muito mais rápido que por Buckets. E tbm tbm o modo Híbrido, no qual vc pode usar tanto a GPU, quanto a CPU (processador) juntos, mas isso só no modo CUDA.
      Faça testes aí com essas formas, vc irá se surpreender.
      Essas são só algumas formas de melhorar seus tempos de render.
      Mas o conselho final é: Não mude para o Enscape, vc vai se decepcionar muito se fizer isso. Pois o Enscape, apesar de ser muito mais rápido, não chega nem na unha da qualidade e do fotorealismo que o V-Ray entrega. Não dá pra comparar.
      Boa sorte, faça teste e comente aqui os resultados.
      Espero ter ajudado.

    • #577186

      O @kear colocou aí os principais pontos!
      Só complementaria dizendo para prestar atenção na hora que for utilizar o CleanUp, pois em alguns blocos ele pode excluir linhas e faces que seriam importantes para manter o mapeamento (posicionamento) de texturas que estavam aplicadas, aí pode deixar o bloco bem feio. Em casos assim, não selecione esses blocos no momento em que for utilizar o CleanUp ou bloqueie esses objetos (botão direito do mouse sobre o objeto e selecione Bloquear).

      Uma alternativa para reduzir a malha de blocos muito pesados, sem perder o mapeamento das texturas, ou para importar objetos de outros programas, é plugin Transmutr, onde vc pode inclusive, se preferir, já transformar em proxy antes de abrir no SketchUp. Não estou sugerindo esse plugin só pq é vendido aqui no site, mas porque ele realmente é muito bom, uso muito ele!

      Link para a loja:
      https://sketchupbrasil.com/grupos/produto/transmutr/

      • #577187
        Jane Sakugawa
        Participante

        Boa tarde! obrigada por responderem meu tópico 🙂
        Na verdade eu já dou o purge unused, uso o clean up direto e faço uso de proxys também pra deixar a cena mais leve, mas mesmo assim, não está indo direito…Também uso irradiance map e modo progressive, mas ele nem chega a ter uma qualidade suficiente pra salvar o render e já desliga…
        Já tentei renderizar utilizando a GPU e de fato o tempo baixou bastante, mas não sei pq a qualidade do render não ficou boa, ficou com umas pequenas manchinhas brancas nele. Será que preciso aumentar a qualidade do render pra trabalhar com a GPU?
        Esse plugin Transmutr eu não sabia que existia, vou pesquisar sobre o assunto, obrigada pela sugestão!

    • #578120
      Allan Rodrigues
      Participante

      Vamos lá, uma das coisas que tenho observado no vray é como ele funciona em relação a processamento, a demora pode se dar a um possivel uso do processador por outros progrmaas, é importante “aliviar” a maquina pro processador trabalhar com mais folga, Placa de video só faz sentido se vc for utilizar o render por GPU, inclusive dependendo da placa o render roda bem mais rapido, e quanto a memoria ele n utiliza mto, então o lance é o processador que deve trabalhar com um bom resfriamento e com o minimo de programas possiveis ao msm tempo, ele ficar reiniciando pode indicar que seu processador está sobrecarregando.

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