Geral

AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO.

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Vision 4 Arquitetura 4 anos, 2 meses atrás.

• Autor
     |  519 Views Posts

Olá pessoal.

O Fórum vem enfrentando uma carência de troca de conhecimento.
    O que quero dizer com isso.
    Existe uma farta apresentação de trabalhos, uns mais desenvolvidos e muitos em fase de criação e desenvolvimento.
    Temos muitos óhs, legal, lindo e poucos como se faz para ajustar, configurar completar etc.
    O nosso pedido é para o desenvolvimento de tutoriais, dicas e vídeos de como se fazem as coisas.
    Material este com imagens e textos em sequência explicando uma determinada tarefa ou técnica.
    Este material pode e deve ser para os softers que aqui usamos, SketchUp, Kerkytheam, Vray, Modo, Photoshop etc.
    Aliás na área de pós produção noto uma carência muito grande e vejo que temos gente boa neste quisito.

Esta é uma campanha para o desenvolvimento e crescimento de todos.
    Quem sabe ensina quem não sabe, e assim as experiências são trocadas e todos ganham com isso.

Obrigado a todos
    Administração do SketchUp Brasil

Padao,

Concordo com tudo que disse. Já falei aqui algumas vezes que o fórum precisa ser mais que uma galeria de apresentação de trabalhos prontos.

Tento, na medida do possível, criticar os trabalhos apresentados e ouvir críticas dos que mostro aqui também. Estou sempre disponível para responder qualquer questionamento do tipo “como se faz” sobre eles, mas isso poucas vezes ocorre.

Creio que é necessária a mudança de postura tanto de quem exibe seus trabalhos quanto de quem os observa.

Boa iniciativa!

Concordo plenamente, o forum parece mais uma galeria onde todos querem exibir seus trabalhos, mas tutorial ensinando que é bom… nada…, estou montando um tutorial ensinando como adicionar fundo na pós em breve posto aqui pro pessoal.

E tbm eu criei um canal com video aulas pro SU mas vejo que pouca gente se inscreveu, não sei se é porque não o conteudo que as pessoas desejam… gostaria da opnião das pessoas para aprimorar o canal…

Abraço

Muita gente gente realmente boa,com quem aprendi bastante coisa deixou de frequentar o forum. Eu mesmo dou raras passadas ultimamente pois como já disseram,virou uma galeria de imagens e um lugar onde as pessoas não se esforçam minimamente pra fazer uma pesquisa na imenso banco de dados que é o forum antes de postar perguntas que já foram respondidas muitas vezes.

Criei algumas regras pra mim no fórum:

Não irei comentar ou responder nada se:
    1- Se o cara postar somente imagens sem a descrição dos presets utilizados no render ou pelo menos na pós produção.
    2- Se fizer perguntas que já foram bem discutidas e resolvidas no fórum.
    3- Se o cara não sabe oque significa fórum e acha que aqui é só pra mostrar suas cenas e receber elogios. Tem meninão aqui que quando recebe um coment criticando algo ele nem responde.Só responde a elogios.
    4- Se não postar a imagem corretamente na pagina em vez de links.
    5- Se não cumpriu com as regras já estabelecidas pelo fórum.

Espero sinceramente que este fórum volte a ser oque era antes.

Abraços.

Concordo Padão..
    O que sinto falta é de gente perguntando, se alguém pergunta como fiz algo, tenho prazer em responder, mas se ninguém pergunta, não sou eu que vou postar a imagem e sair explicando tudo como fiz.
    Não sou bom para tutoriais mas caso haja perguntas, com disse, tenho prazer em responder, assim como sempre fiz aqui.
    Bóra perguntá as coisa cambada!!!!

Boa padão, sou iniciante no v-ray, não sei quase nada, então fica difícil eu ajudar.

Artproject92, espero seu tutorial, ja pesquisei sobre isso e não achei 🙁 abraços galera.

Ola,
    Obrigado pelos comentários.
    Quanto ao dito pelo Tizzoni, é uma maneira de se comportar diante das evidências.
    O que não pode acontecer é a debandada dos mais veteranos.
    E aqui fica a minha critica a muitos veteranos que sumiram do fórum.
    Entraram aqui como novatos, aprenderam (não só com o fórum) participaram deste e quando acharam que estava ficando chato ajudarem os outros se mandaram.
    Se eu agisse como estes o SketchUp Brasil não existiria mais.
    Muita gente conhecida por ai.
    A mim resta uma mágoa por estas atitudes, mas não deixo de respeita-los por seus trabalhos.
    Já ouvi de uma pessoa que não participava de Fórum de iniciantes por que ele não ganhava nada com isso.
    Puxa, se só receber sem dar é algo que vale a pena, então minha maneira de pensar esta totalmente equivocada e estarei lidando com as pessoas erradas.

OBS.

O titulo do Tópico esta em caixa alta de propósito.
    É para chamar a atenção.
    Embora seja contra as regras do fórum.

Bom dia,

Padão, eu não serei hipócrita em dizer que não me considero veterano, tenho muuuuuuito que aprender ainda, em tudo, modelagem, render, pós…etc.
    Mesmo quando disse que estava deixando o Fórum, sempre dava uma passada para olhar. Fiquei meio afastado não por não ter paciencia de ajudar os novatos e sim pelas atitudes de alguns “veteranos”. A vida está muito corrida por aqui (ainda mais que estou desempregado), mas pretendo ajudar mais quem precisa, mas desde que o “caboco” mostre esforço e não queira nada de mão beijada.
    Peço desculpas se achas que estou no meio desses que citou acima.
    Abraços e…. é nóis…

Bom Dia pessoal..

Concordo com tudo o que já foi falado, e infelizmente acho que o fórum está morrendo, e se continuar assim, não sei onde vai parar.

Acho que todos já tivemos ótimas experiências aqui, aprendemos muito, ensinamos, continuaremos aprendendo e ensinando se Deus quiser.
    Mas acontece o seguinte, o pessoal que quer ” aprender ” hoje, quer tudo de mãos beijadas, não sabe procurar, não sabe se esforçar, não sabe perder noites de sono para chegar ao objetivo, começam a modelar hoje, fazem 4 paredes, uma TV e um sofá e querem renderizar, depois ficam pedindo Visopt, cenas inteiras, blocos, como se uma visopt fosse fazer milagre em uma cena ruim…
    Tem gente aí que só comenta uma imagem se for para pedir algo, e as vezes nem um ” legal ” sai, apenas ” pode disponibilizar isso ou aquilo “? o pessoal insiste em postar imagens de maneira errada, mesmo quando tem um link em vermelho embaixo da postagem dizendo “CLIQUE AQUI PARA POSTAR CORRETAMENTE”, é osso isso, o que custa se esforçar um pouco mais!? tenho certeza de que todos que tem um bom conhecimento da área, que fazem imagens boas fizeram isso, se esforçaram, estudaram, perderam noites de sono… e é assim mesmo, não tem outro caminho…

Se alguém discordar do meu comentário, peço desculpas, mas é como eu penso, nunca me neguei de ajudar ninguém, mas as bem que dá vontade…

Gente
    Não estou falando de vocês, ativos hoje.
    Me referia apenas a uns poucos membros que a muito deixaram o fórum.
    Seria injusto classificar a todos que saem do fórum como ingratos, longe de mim.
    A vida da voltas e muita gente tem seus motivos para mudarem seus rumos e prioridades.
    Por favor não levem para o lado pessoal.
    Dercole, tenho você como um amigo e jamais falaria de você nas entrelinhas, se tivesse que critica-lo seria pessoalmente.
    Dercole, isso que falastes sobre a pessoa mostrar interesse também influencia na paciência e interesse dos demais.

Algumas respostas parece que começam a aparecer…. Realmente é osso ter paciência pra ficar repetindo as mesmas coisas a cada post (poste sua imagem direito, poste sua modelagem, melhore sua modelagem, apresente-se antes de perguntar, mostre uma imagem de sua dúvida, etc, etc, etc). Isso de fato influencia na paciência e disposição de ajudar de quem se dispõe.

Essa questão levantada pelo Pietro de gente que quer coisa pronta sem o mínimo de esforço é outro ponto importante. Gente que só aparece pra pedir bloco. Gente que pergunta as coisas e sequer volta pra agradecer ou pelo menos dizer se funcionou a dica que recebeu. Gente que insiste em perguntar sem fazer o mínimo de pesquisa antes. Complicado tudo isso.

Essas são mazelas que assolam qualquer fórum, e que já se repetem aqui de muito tempo, creio eu. Alguns porquês já estamos identificando. Lanço agora uma pergunta: Como mudar essa situação? Há uma maneira?

Experimentem somente responder aos posts que merecem ser respondidos, como aqueles em que o cara posta as imagens corretamente (render e modelagem), posta pelo menos a tela de presets ou as descreve. Quando o cara faz uma pergunta e mostra que já pesquisou no fórum e não achou e etc e verão como as coisas irão melhorar, essas coisas exigem algum esforço, coisa que muitos dos que vem aqui, como disse o pietro e eu concordo não se dão ao trabalho de fazer. Querem obter apenas dicas, blocos e nunca mais voltam.
    Hoje o fórum tem volume, mas e o conteúdo exposto atualmente?

Olá galera,

Esse problema foi levantando em uma boa hora. Não sou um dos melhores, mas sei que posso ajudar mais.

Concordo com Pietro que infelizmente tem gente que não se esforça e acha que da noite para o dia o trabalho estará a nível master.

Não sei vocês, mas recebo inúmeros e-mails de pessoas perguntando coisas que no fórum já é respondido, tenho respondido, mas irei mudar a conduta e pedir que venham a o fórum pesquisar.

Ótimo tema a ser abordado Padao, como já disseram antes, não sou muito bom em tutoriais, mas não me incomodo em nada de responder todas e quaisquer perguntas sobre setagam, modelagem e etc, aos nossos colegas. Concordo em número, gênero e grau que o forum tem essencialmente esta função de repassar conhecimento. Acredito também que este conhecimento deva ser compartilhado com os colegas que realmente se interessam e estudam a fundo SU, Vray, Kerkythea, PS e outros. Pois acredito que todos os veteranos que aqui se encontram, tornaram-se mestres no assunto a custo de muito estudo e noites em claro, não é mesmo?
    Assim, espero que todos nós tenhamos uma postura mais didática e explicativa, para que o forum ganhe em conteúdo e qualidade,abç.

Você deve fazer login para responder a este tópico.