Geral

Como fixar eixos para rotações simultâneas.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    3336 Views Posts

Participante

Boa tarde!
      Achei este forúm pelo Google e após algumas pesquisas neste site, peço a ajuda para uma dúvida.

Preciso criar uma dobradiça pantográfica para um baú em madeira que estou construindo.

A tampa deste baú tem 12 cm de altura. Se utilizar dobradiça comum, essa tampa ao ser levantada, irá ocupar um espaço atrás do baú equivalente a sua altura, ou seja, terá que afastar o baú da parede.

A dobradiça pantográfica permitirá a abertura da tampa, de forma que ao ser levantada, não ocupará espaço para trás do corpo do baú.

Nas figuras do link abaixo, o baú próximo a Susan, mostra a dobradiça comum, e o mais afastado, a posição da tampa em relação ao corpo do baú, usando a pantográfica:

Abaixo o arquivo editável:
      Comparação das dobradiças

O problema é: Não sei como desenvolver esse tipo de dobradiça, então pretendo criar um modelo no Sketckup para ir experimentando os comprimentos das hastes (laranjadas) e posição dos eixos de articulação nas barras de fixação (vermelhas).

Preciso saber se é possível, no Sketchup, fixar os pontos para rotação, nas pontas das hastes, de forma que abrindo a tampa do baú, onde estão presas as barras de fixação, eu visualize a movimentação das hastes em relação as barras.

Abs.
      Alessandro

Mestre

Seja bem vindo Alessandro!

Sempre tive curiosidade em aprender a mexer com componentes dinâmicos, mas nunca fui atrás, até ler seu tópico… aí não resisti à tentação… hehehe…

Bom, acho que não da pra fazer exatamente oq vc quer, mas consegui fazer a tampa movimentar da forma correta, aí é só vc ajustar a posição das hastes depois.

Fiz um tutorialzinho:

1 – Crie um componente para a parte de baixo do baú e outro para a tampa definindo o eixo na posição +/- no meio das hastes. Atenção, portanto são dois componentes!

2 – Pra facilitar e não dar problemas mais pra frente, selecione os dois componentes e crie um terceiro. Ou seja, componente do baú completo, parte de baixo e tampa.
      3 – Clique no botão “Atributos de componente” na barra de ferramentas “Componentes dinâmicos”;
      4 – Na aba do componente da tampa, clique no “+” e depois em “Adicionar atributo”;
      5 – Em “Comportamentos” Selecione “onClick”;

6 – Na caixa de texto que abrir, ao lado de “onClick”, vc coloca as seguintes informações:
      ANIMATE(“Roty”,”grau_posição_1″,”grau_posição_2″,”grau_posição_3″);ANIMATE(“Z”,”valor_Z_posição_1″,
      “valor_Z_posição_2″,”valor_Z_posição_3”);ANIMATE(“X”,”valor_x_posição_1″,”valor_x_posição_2″,”valor_x_posição_3″)

Explicação:
      “Roty” quer dizer que vc quer que ele rotacione no eixo “Y”, que no caso aqui é o verde, se estiver outro (X ou Z) aí no seu, é só mudar ou ir testando pra ver qual é o certo. Onde está grau_posição_…, vc substitui pelos valores das posições do ângulo (no seu caso, de 0 a 90) que vc quer em cada clique, se quiser colocar mais que três posições é só ir acrescentando virgulas e os números entre aspas, mas aí vc tem que adicionar tb nos próximos parâmetros.
      “Z” quer dizer que vc quer que ele movimente no eixo “Z”, que no caso aqui é o azul, para que quando abrir a tampa esta não entre na parte de baixo do baú. Onde está valor_Z_posição_…, vc substitui pelos valores das posições em “Z” (começa com a altura da parte de baixo do baú), tem que colocar a mesma quantidade de posições que vc colocou nos ângulos.
      “X” quer dizer que vc quer que ele movimente no eixo “X”, que no caso aqui é o vermelho, para que quando abrir a tampa esta não bata na parede atrás do baú. Onde está valor_x_posição_…, vc substitui pelos valores das posições em “X” (começa com a medida entre o começo do baú, da esquerda para a direita), tb tem que colocar a mesma quantidade de posições que vc colocou nos ângulos.
      Depois que acabar, tecle Enter.

No meu caso ficou da seguinte forma:
      ANIMATE(“Roty”,”0″,”45″,”90″);ANIMATE(“Z”,”85″,”105″,”115″);ANIMATE(“X”,”170″,”160″,”160″)

Com a ferramenta “Interagir com componentes dinâmicos” (mãozinha), clique sobre a tampa para movimenta-la.

Depois que vc concluir o movimento que vc quer da tampa, vc vai testando a posição ideal das hastes.

Participante

Daniel, obrigado pelo auxílio.

Ontem mesmo eu vi seu tutorial, mas não tive tempo para experimentar, os trabalhos estão parados por enquanto. Ainda nesta semana farei o teste e posto as impressões.

Bom domingo!

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.