Geral

Como fixar eixos para rotações simultâneas.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    3336 Views Posts
    • #77878


      Participante

      Boa tarde!
      Achei este forúm pelo Google e após algumas pesquisas neste site, peço a ajuda para uma dúvida.

      Preciso criar uma dobradiça pantográfica para um baú em madeira que estou construindo.

      A tampa deste baú tem 12 cm de altura. Se utilizar dobradiça comum, essa tampa ao ser levantada, irá ocupar um espaço atrás do baú equivalente a sua altura, ou seja, terá que afastar o baú da parede.

      A dobradiça pantográfica permitirá a abertura da tampa, de forma que ao ser levantada, não ocupará espaço para trás do corpo do baú.

      Nas figuras do link abaixo, o baú próximo a Susan, mostra a dobradiça comum, e o mais afastado, a posição da tampa em relação ao corpo do baú, usando a pantográfica:

      Abaixo o arquivo editável:
      Comparação das dobradiças

      O problema é: Não sei como desenvolver esse tipo de dobradiça, então pretendo criar um modelo no Sketckup para ir experimentando os comprimentos das hastes (laranjadas) e posição dos eixos de articulação nas barras de fixação (vermelhas).

      Preciso saber se é possível, no Sketchup, fixar os pontos para rotação, nas pontas das hastes, de forma que abrindo a tampa do baú, onde estão presas as barras de fixação, eu visualize a movimentação das hastes em relação as barras.

      Abs.
      Alessandro

    • #77885


      Mestre

      Seja bem vindo Alessandro!

      Sempre tive curiosidade em aprender a mexer com componentes dinâmicos, mas nunca fui atrás, até ler seu tópico… aí não resisti à tentação… hehehe…

      Bom, acho que não da pra fazer exatamente oq vc quer, mas consegui fazer a tampa movimentar da forma correta, aí é só vc ajustar a posição das hastes depois.

      Fiz um tutorialzinho:

      1 – Crie um componente para a parte de baixo do baú e outro para a tampa definindo o eixo na posição +/- no meio das hastes. Atenção, portanto são dois componentes!

      2 – Pra facilitar e não dar problemas mais pra frente, selecione os dois componentes e crie um terceiro. Ou seja, componente do baú completo, parte de baixo e tampa.
      3 – Clique no botão “Atributos de componente” na barra de ferramentas “Componentes dinâmicos”;
      4 – Na aba do componente da tampa, clique no “+” e depois em “Adicionar atributo”;
      5 – Em “Comportamentos” Selecione “onClick”;

      6 – Na caixa de texto que abrir, ao lado de “onClick”, vc coloca as seguintes informações:
      ANIMATE(“Roty”,”grau_posição_1″,”grau_posição_2″,”grau_posição_3″);ANIMATE(“Z”,”valor_Z_posição_1″,
      “valor_Z_posição_2″,”valor_Z_posição_3”);ANIMATE(“X”,”valor_x_posição_1″,”valor_x_posição_2″,”valor_x_posição_3″)

      Explicação:
      “Roty” quer dizer que vc quer que ele rotacione no eixo “Y”, que no caso aqui é o verde, se estiver outro (X ou Z) aí no seu, é só mudar ou ir testando pra ver qual é o certo. Onde está grau_posição_…, vc substitui pelos valores das posições do ângulo (no seu caso, de 0 a 90) que vc quer em cada clique, se quiser colocar mais que três posições é só ir acrescentando virgulas e os números entre aspas, mas aí vc tem que adicionar tb nos próximos parâmetros.
      “Z” quer dizer que vc quer que ele movimente no eixo “Z”, que no caso aqui é o azul, para que quando abrir a tampa esta não entre na parte de baixo do baú. Onde está valor_Z_posição_…, vc substitui pelos valores das posições em “Z” (começa com a altura da parte de baixo do baú), tem que colocar a mesma quantidade de posições que vc colocou nos ângulos.
      “X” quer dizer que vc quer que ele movimente no eixo “X”, que no caso aqui é o vermelho, para que quando abrir a tampa esta não bata na parede atrás do baú. Onde está valor_x_posição_…, vc substitui pelos valores das posições em “X” (começa com a medida entre o começo do baú, da esquerda para a direita), tb tem que colocar a mesma quantidade de posições que vc colocou nos ângulos.
      Depois que acabar, tecle Enter.

      No meu caso ficou da seguinte forma:
      ANIMATE(“Roty”,”0″,”45″,”90″);ANIMATE(“Z”,”85″,”105″,”115″);ANIMATE(“X”,”170″,”160″,”160″)

      Com a ferramenta “Interagir com componentes dinâmicos” (mãozinha), clique sobre a tampa para movimenta-la.

      Depois que vc concluir o movimento que vc quer da tampa, vc vai testando a posição ideal das hastes.

    • #77904


      Participante

      Daniel, obrigado pelo auxílio.

      Ontem mesmo eu vi seu tutorial, mas não tive tempo para experimentar, os trabalhos estão parados por enquanto. Ainda nesta semana farei o teste e posto as impressões.

      Bom domingo!

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.