Geral

Como redimensionar as paredes em 2d ?

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    617 Views Posts

Participante

Olá a todos, esse é o meu primeiro post aqui no fórum, desde já meus parabéns ao grupo pelo site.

Bem, eu estou iniciando a modelagem da minha casa e só conheço a o programa há uma semana.

O programa é incrivelmente fácil. Depois de assistir uns 50, sem exagero, vídeos no youtube, deu pra aprender coisa demais.

O que chamo de 2d no título do post é a visão Top da minha planta, ok ?
      Eu estou enrolado em uma coisa, que parece ser simples: Qual seria a melhor maneira de redimensionar um comodo da casa ?

O meu problema é que depois que o comodo está criado, pode ser até mesmo um simples retângulo, não dá pra ir nas propriedades da linha pra redimensionar, fica desabilitado. Eu já tentei a ferramente, que não lembro o nome – acho que é “Scale”, que faz o redimensionamento, mas se eu tiver cômodos dos dois lados do cômodo que estou redimensionando, eles não são automaticamente redimensionados.

Fui muito confuso ?! 😮

Acho que já deu pra entender… Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

abraços.

Participante

matusalem

o Sketchup não é um softer cad e sim para rmodelagem 3D, com isso ele não tem certos recursos que um softer de desenho técnico como o cad possui. Issso se chama parametrização ou BIM nos sofetrs mais atuais. Mas é possível fazer algumas coisas desde que organizem grupos e layers as partes de seu projeto. Esta organização pode ser maior ou menor (grupos unicos os mais abrangentes) te permitindo editar mais facilmente seus desenhos. Procure trabalhar desta forma e vias conseguir resolver melhor este tipo de situação.

Participante

Ok, obrigado pela resposta.

Eu comecei a fazer o projeto em módulos mesmo, desenhando cada cômodo e agrupando, o problema é que ainda estamos fazendo algumas mudanças e isso dá muito trabalho.

Mas ok, muito obrigado. Só perguntei pra saber se tinha alguma forma fácil de fazer esse tipo de coisa.

PS: Eu também faço aikido aqui em Brasília, comecei lá no Rio há 6 anos e simplesmente não parei, é muito gratificante. Sorte na caminhada.

abraços.

Participante

Olha Matusalem, eu faço o desenho das plantas sempre no cad, daí é que eu exporto pro SU. Quando muito raramente preciso redimensionar um cômodo eu faço no braço mesmo. Se por exemplo tenho um quarto com 3m x 4m e gostaria de redimensioná-lo para 3 x 5… primeiro eu puxo com a ferramenta push/pull a face externa da parede que tem 3m em 1 m e depois empurro a face interna na mesma direção o mesmo 1 m e pronto meu cômodo terá 5m x 3m. Espero ter-lhe ajudado.

Participante

Matusalem escreveu:
      Ok, obrigado pela resposta.

Eu comecei a fazer o projeto em módulos mesmo, desenhando cada cômodo e agrupando, o problema é que ainda estamos fazendo algumas mudanças e isso dá muito trabalho.

Mas ok, muito obrigado. Só perguntei pra saber se tinha alguma forma fácil de fazer esse tipo de coisa.

PS: Eu também faço aikido aqui em Brasília, comecei lá no Rio há 6 anos e simplesmente não parei, é muito gratificante. Sorte na caminhada.

abraços.

Ok, obrigado pela dica.

Mas eu estou fazendo o mesmo quando já tenho as paredes levantadas e tenho utilizado a ferramenta Move pra fazer o redimensionamento, está dando certo – com algum esforço.

Eu não vou aprender o Autocad pois estou fazendo o projeto da minha casa e não pretendo trabalhar com isso.

abraços.

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.