Geral

Desenhos Arquitetônicos com o LayOut2.0

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  lexqui 8 anos, 1 mês atrás.

  • Autor
     |  454 Views Posts
  • #17820

    Galera,

    neste post http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=3427&forum=8&post_id=17757#forumpost17757 há links para o blog “Arquitetura com SketchUp”, onde aparecem imagens de projetos, ao que tudo indica, feitos apenas com SketchUp.

    Pois o que eu gostaria de perguntar é se alguém de fato tentou usar o LayOut para desenhos arquitetônicos, projetos executivos, detalhes construtivos, etc. É realmente possível? Porque tem coisas básicas que eu achei que ele fizesse mas ainda não descobri como. Por exemplo, mostrar as “Sections Cuts” dos modelos do SketchUp no Layout, para criar plantas baixas e cortes.

    Tudo bem que eu ainda não estudei o programa. Apenas abri, importei o arquivo (que por sinal, nem era muito grande, mas demorou pra carregar), e procurei fazer uma planta baixa, mas sem sucesso.

    Por isso eu acho que seria interessante trocarmos idéias sobre o LayOut também, pois se o projeto que está exposto lá no blog foi feito só com SketchUp mesmo, até os desenhos mais técnicos, a ferramenta tem muito potencial, pq a exportação para o AutoCAD dos cortes feitos no SketchUp ainda é muito deficiente. O desenho vai cheio de errinhos, de linhas que não se encontram, ou linhas que somem…

    E aí? Alguém se habilita a falar sobre o LayOut? Assim que eu terminar de estudar a ferramenta, posto outras impressões do programa.

    Abraços,
    Alex

  • #17835

    Oi, Alex. Boa noite. Eu sou o criador do blog Arquitetura com o Sketchup e confirmo que todos os projetos postados lá foram totalmente desenvolvidos com o SU.

    Também tenho interesse em trocar ideias sobre o Layout, pois já venho utilizando o mesmo para formatar as pranchas de projeto. Sim, é realmente possível utilizar o LY para montar toda a documentação técnica do projeto. As imagens do post Etapas de Construção são um exemplo disso.

    Bom, estou um pouco atarefado no momento, mas voltarei em outro momento para conversarmos mais sobre a ferramenta. Enquanto isso, dê uma olhada neste post do Sketchupdate que mostra como utilizar as Cenas para montar as pranchas no LY.

    Abraços.

  • #17859

    Isso ai, só lembrando, que se não me engano, no layout 2.0 não se tem cota…
    No 2.1 tem já o botão cota no layout, apesar de poucos recursos, é muito boa.

  • #18150

    Pois é. Cota, só no 2.1.

    Mas o que eu estou testando aqui é o fluxo de trabalho mesmo. Tô tentando ver se vale a pena trabalhar desenhos técnicos no SketchUp. Até o momento, o que pude ver foi o seguinte:

    – Ao inserir um modelo no LayOut, demora muito…

    – Quando mudo o render para “vector”, demora muito…

    – Pra retirar o background, demora…

    Enfim, o que eu tô percebendo é que o trabalho fica um pouco pesado demais dentro do LayOut. É assim mesmo?

    – Linha tracejada para indicar projeção. Tem que redesenhar no LayOut ou tem como pegar do próprio modelo?

    – Carimbo. Tem como fazer um modelo e incluir no Scrapbook, por exemplo?

    Essas coisas, em tese simples, que fazem parte do dia-a-dia de um arquiteto, ou designer, ou paisagista, enfim, essas coisas é que eu queria trocar experiências e explicar aqui nesse tópico. Porque a ferramenta parece promissora, mas ainda não tô enxergando nela um ritmo bom como no AutoCAD, pois até para mexer uma viewport na página ele é meio lento…

    E aí? Acontece com vocês também?

    Abraços,
    Alex

Você deve fazer login para responder a este tópico.