Geral

Dicas em video – Arquivos Grandes e pesados + Atalhos

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    598 Views Posts

Participante

Bem galera, existem varios videos pela internet que nos ajudam bastante dando dicas e mostrando manhas na hora de modelar e de usar o sketchup. Criei este tópico com o fim de postar aqui alguns desses videos que acho interessante. Como a maioria é em inglês.. pretendo ajudar na compreensão do video dando uma prévia com imagens e um resumo em portugês do que é a presentado.

para deixar organizado. o primeiro post é só isso e no próximo coloco o primeiro video que acho bem interessante e bem util quando o assunto é sketchup.

Participante

Esse primeiro video é da série The skethcup Show , que vc pode encontrar muita coisa no youtube. Na minha opinião, uma das melhores series de video aula de sketchup.

Nesse video eles falam sobre shortcuts e arquivos grandes no sketchup.

Bem, além dos atalhos(shortcuts) pré definidos do programa, você pode criar outros e modificar esses ja existentes.

Explorando o menu de atalhos, agente percebe que existem varios recursos que não estão disponiveis de primeira no sotware, mas você pode habilita-los quando quiser.

1-) Essa primeira imagem é de um arquivo que tenho no meu computador onde fico fazendo testes e criando coisas. A consequencia disso é um arquivo muito grande e muito pesado e além disso existem muitas areas editaveis diferentes e de dificil acesso. Poderiamos trabalhar com layers, sim .. mas seriam muitas e as vezes nao resolve o problema. dependendo de qual for. Bem, deixando isso de lado, vou usar essa image m para resumir e exemplificar o video, já que é em inglês, é um mac e etc.. bem espero poder ajudar.

2-) Va em Janela > Preferencias ou Windows / preferences

3-) Isso fará com que se abra uma caixa com algumas opções.. entre elas temos Atalhos ou Shortcuts (dependendo da sua versão). clique então em atalhos, e em filter ou filtrar, se seu Skecthup estiver em portugues digite componente , se em inglês, component e selecione a opção:

visualizar/editar componente/ocultar o resto
      view/edit component/hide the rest

4-) Após selecionar, note que temos duas janelas do lado uma para adicionar um atalho e outra que mostra o atalho atribuido a este recurso. Nesse caso, provavelmente não terá nenhum atalho atribuido então faça. Eu sem imaginação nenhuma usei o aalho de exmplo do video. para isso na telinha de cima de adicionar atalho segure shift e aperte 8 , em seguida clique no sinal de mais e pronto seu atalho foi atribuido. se o caminho que vc escolheu ja estiver em uso por outro recurso, não tem problema, o Sketchup te avisa para que vc mude. Caso queira mudar o atalho de alguma ferramenta, basta clicar no sinal de “-” ao lado do atlaho atribuido e escolher um novo.

5-) depois de dar ok e voltar para o desenho, vamos ver o que esse atalho faz. Bem, tenho essa imagem e quero editar essa casa. Com tantos detalhes em todo o arquivo isso pode ser doloroso e chato.. pode ficar bem pesado.

6-) vou entao editar a minha pequena casa.. ficamos então com isso na nossa tela:

7-) sem diferença nenhuma até agora… bem, apertando shift + 8 , e colocando o atalho em prática, é isso o que acontece:

8-)Bem, agora eu estou afim de editar o andar do meio, que está em um grupo. Poderia ocultar os outros grupos ou então as layers, mas, nós temos o hide the rest funcionando, logo, quando vou editar o grupo “andar do meio” , é isso o que acontece :

9-) ok .. supondo ainda que esse andar do meio esteja cheio de detalhes ainda e que me dificulte ainda um pouco certas coisas e eu queria aditar aquele espaço externo, quela varandinha… pois bem, dois cliques no grupo dela e pronto :

Para reexibir tudo basta aprtar o botão de atalho novamente e como mágica todo o projeto será reexibido.

Resultado ? Bem , pra mim, bem satisfatório. Espero que gostem!

Como ja dito, esse video é do The skethcup Show que faz videos para o http://www.go-2-school.com .

O link do video de onde tirei as informações é esse:
      http://www.youtube.com/watch?v=9f8HNMMmjgM

vlw !

Participante

😀

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.