Geral

Dicas em video – Escada Caracol e Standard

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    1476 Views Posts

Participante

Mais um topico sobre um video que ajuda na hora de modelar. Como no outro, nesse fiz um projeto no meu computador usando as tecnicas que são mostradas no video e fui tirando prints e vou dar uma explicada junto. Espero qe assim ajude na compreensão , já que o video é em inglês!

I video é mais um da serie gratis dos videos do Sketchup Show para o http://www.go-2-school.com

Eu só vou falar sobre a escada caracol, pois de forma contraria tornaria o post muito longo e a modelagem de escada standard já é mais conhecida!

1-)Primeiro aqui, fiz a cena onde quero encaixar a minha escada. Normal, dois pisos, do chão ao segundo andar, 3 metros.

2-) Com a ferramenta de criação de linha, direciono a linha no eixo azul e aperto shift para bloquear na direção, então dessa forma posso colocar o cursor em cima do segundo andar que a linha vai ter o tamanho exato que quero, o tamanho exato para se alcançar o segundo andar.

3-) Clico na linha com o botão direito e então em subdividir, ou divide. Com isso aparecerão na linha algumas bolinhas vermelhas, cada bolinha dessa é uma marcação de divisão da linha, se deixar o mouse parado por algum tempo, uma janela mostra em quantas partes esta sendo dividida a linha e qual o tamanho de cada divisão, para mudar o numero de divisões, basta deslisar o mouse para cima ou para baixo, quando se decidir clique e pronto. Se vc ja sabe em quantas partes quer dividir a sua linha basta digitar o valor e apertar enter.Pronot, sua linha esta dividida!

Eu no caso dividi em 16 partes.

4-) Crie agora um circulo tendo como centro a ponta da linha. O diametro desse circulo, será o diametro da sua escada, eu coloquei um raio de 50 cm.

5-) assim que criar o circulo vamos dividir ele em alguns segmentos basta que assim que der o clique de conclusão do circulo, digite o numero de segmetos em quer dividir o circulo e “s” . Nós na escada caracol, não precisamos do primeiro nem do ultimo degrau, então vamos dividr o circulo em 14 partes( ja que dividimos a reta em 16), para isso pasta digitar 14s.

6-) Agora, puxe uma linha do centro e ligue em uma das pontas criadas, e depos puxe outra linha da ponta diretamente ao lado de volta ao cento para criar uma face retangular, que será o nosso degrau base. Selecione o triagulo, crie um grupo , de uma elevação para o seu dagrau, depois clique com o botão direito e crie um componente.

7-) Agora, com a rotate tool, clique na ponta do seu degrau base e com o control apertado faça uma cópia até uma de suas extremidades. Para preencher os outros espaçoes, não é preciso repetir varias vezes essa operação, basta que após feita a cópia, aperte o numero de vezes que quer que ela se repita e “x” , depois enter. No meu caso, usei a rotate tool, fiz uma copia do triângulo, posicionei ele na extremidade do primeiro e digitei “13x” e obtive isso :

😎 Agora, com a ferramenta de seleção e com o control apertado selecione todos os triangulos, depois com a move tool, bloqueie no eixo azul e alinhe o topo deles com o chão.

9-) Agora, ainda com todos selecionados, ainda com a move tool, segurando o control, faça uma cópia dos triangulos até o topo da linha. Bem, nós temos uma linha com 16 segmentos e apenas o primeiro possui seu degrau, para colocarmos nos outros, basta digitar /16 , que o sketchup vai fazer 16 copias ao invés de uma, e todas equidistantes. A diferença entre os comandos 13x e /13 é que um faz cópias e e posiciona elas dividindo um espaço , e o outro faz copias multiplicando o espaço. . Bem, se tudo deu certo e eu nao to enrolando muito , temos isso :

10-) Agora, basta selecionar um degrau em cada nivel, fazendo um espiral, ou seja um abaixo do outro, mas sempre pulando um em cada nivel. No primeiro nivel seleciona o primeiro, no segundo o segundo, no terceiro o terceiro e por ai vai. Depois ter selecionado um degrau em cada nivel em espiral, crie um grupo e separe ele do resto.

11-) Posicione a escada na posição em que vc quer. O proximo passo são os detalhes. Para fazer a barra de sustentação, basta criar um circulo na ponta de um dos degraus e depois usar a push pull

12-)Agora, selecione um degrau qualquer e crie um quadrado, ou retangulo, ou circulo, ou o que quiser, essa sera a base do nosso corrimão. Depois crie uma linha do lado, da altura que quer que seja o corrimão.Como nossos degaus são componentes tudo o que fizermos em um será aplicado nos outros.

13-)Agora, vamos editar um degrau acima ou um abaixo, criaremos uma linha que liga a ponta da linha de altura do corrimão até a ponta da mesma linha do outro degrau.

14-)Com a ferramenta de seleção e com o control apertado selecione as duas linhas, tanto a de altura, quanto a que criou agora.

15-) Com a follow me tool, clique no quadrado, circulo, retangulo ou seja la o que tenha feito no piso do degrau e pronto.

16-) Eu gostei do resultado e espero ter ajudado. Espero tb que nao tenha ficado mais complicado ler a minha explicação que tentar fazer sozinho !!!

O video com esse assunto vc acha nesse link :
      http://www.go-2-school.com/media/view/17

Participante

Meier, meus parabéns pelo tutorial, muito bem explicado e muitissímo obrigado pela contribuição a este fórum.
      Grande abraço

Participante

Ae camarada! Que bacana hein! Excelente iniciativa, parabéns!

Participante

otimo tutorial, muito bem explicado, vlw

Participante

Valeu galera espero postar mais ualguns e tentar ajudar no que puder !!

Convidado

Pessoal desculpa a minha burrice! 🙄

Mais é o seguinte, eu não estou conseguindo fazer as cópias dos degraus da parte nº “7 e 9”.

Estou fazendo assim:

Na PARTE “7” eu seleciono o “Rotate” com o “CTRL” pressionado, seleciono as partes do degrau e aperto “C” pra copiar e digito “13s” e “Enter”. [ Só que ele só copia um degrau, tive que fazer um por um!]

PARTE “9”-Beleza, depois de copiar degrau por degrau, selecionei todos os degrau como manda o tuto, movi até o topo da linha e com eles selecionado “copiei” e digitei “/16”.[Tambem não conseguir fazer a cópia, quando digito /16 ele volta pro chão]

Devo está fazendo algo errado, alguem poderia me dizer o quê ?

O Tutorial tá ótimo!!!

Agradeço desde já!!!!!
      😆

Participante

O sistema de copia aqui funciona simplesmente com control!

tipo com a move tool se vc clica em alguma coisa e aperta o control ele vai fazer uma copia automaticamente !

E no rotate tb !

entçao vc posiciona a ferramente rotate da o clique o degrau que vai copiar, e aperta o control, com isso ele vai ser copiado, roda ele até o ponto que vc quer. Depois aperta 7x , 13 x ou quantas vezes vc quer que ele copie esse degrau naquela direção !

bem tentando resumir … com a move tool ou com a rotate quando vc aperta o control ele faz copia. Depois que vc fez a copia e posicionou ela no lugar. se vc fizer o comendo de multiplicação ( 13x,14x ,) ele vai fazer tantas copias em sentido positivo ou seja além da copia que vc fez. Se vc fizer o comando de divisão ( /15, /5 …. ) ele vai dividir o espaço entre uma peça e outra e posicionar as copias em simetria nesse espaço , entre uma copia e outra !

devo ter embolado tudo mas tlavez tenha dado algum resultado !

Participante

vixe…como ainda só estou lendo tudo por aqui, achei um pouco complicado,mais vou tentar fazer, mais claro q esse tuto,só se vc fizer pra mim….kkkkk brincadeirinha 😆

Participante

Explicou muito bem. Entendi tudo!

Visualizando 8 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.